sábado, agosto 30, 2003

And the Winner is...



Em poucas palavras....

música da semana:


"Voa Borboleta", faixa 16 do Cd "Mi má Bô", de Sara Tavares.

Posologia: imediatamente após o primeiro piscar de olhos e ao deitar, de preferência, a olhar para o céu. (SO, CALL ME ROMANTIC!)

Estar só comigo



Ler as palavras que marcam hoje a Areia, fez-me recuar no tempo, ou melhor, voltar a sentir o que julgava erradamente extinto e que na realidade, à semelhança de muitos vulcões, apenas se encontrava adormecido em mim.
Se continuasse a viver a mentira, que afinal não passa de um complot entre o coração e o cérebro para me proteger do sofrimento e da dor, teria sido desmascarado de uma forma tão simples e hábil que, agora, só me pode deixar envergonhado. E tudo graças a "uma mentira inventada".
De facto, ainda infantilmente influenciado pelas magias que aprendi durante a adolescência, julguei que num passe típico conseguiria esconder debaixo do tapete da distância, que separa agora o mágico da assistente, ou esquecer com a ausência daquela presença, todo o sentimento, o nervoso miudinho e o inevitável sorriso que lhe retribuía.
Não podemos esquecer as pessoas, nem podemos retirar-lhes o passado que firmemente se agarra às nossas entranhas. Podemos, sim, aventurar-nos no desconhecido, pelo presente, sentindo, tremendo com o medo característico do "não se saber o que fazer", ir tacteando o caminho dos sentimentos, a cada olá, a cada "gosto de ti" com novo destinatário. Estou pronto.
Pés na terra, coração no céu, olhar em ti.... assim te espero, sorriso sem nome.

Brevemente



Avista-se o regresso da rubrica "O Parcialóide" já no mês de Setembro.
É uma questão de tempo... como em tudo na vida.

sexta-feira, agosto 29, 2003

Health, Men's Health



Não gosto de fazer publicidade, nem tão pouco cedo (conscientemente) a jogadas de marketing que têm o intuito de nos incentivar a um ainda maior consumismo perfeitamente desnecessário.
Contudo, abro hoje uma excepção no que toca à primeira oração deste meu primeiro parágrafo, já que sou proprietário dos 29 números já editados da revista Men's Health, cuja compra se repete criteriosamente todos os meses.
Esta edição mensal tem um dom curioso, acredita e fomenta a existência de um homem moderno, emancipado e sobretudo "anti-machista". Não obstante o "target" óbvio , as mulheres também parecem apreciar a sua leitura, já que numa coluna própria, não só vão expondo a sua opinião como chegam mesmo a propor algumas dicas em mais campos - SIM! Nesse também...
Como eliminar nódoas, passar a ferro, fazer nós nas gravatas, combater a calvice, comprar ou vender um carro, cozinhar um jantar delicado com poucos recursos, são apenas alguns dos tópicos que poderemos encontrar no seu interior. No entanto, há dois assuntos que nunca, jamais, em tempo algum faltarão: Como Perder Peso e Como melhorar a Performance na Cama.
Não tenho dúvidas de que mais de 50% das pessoas abre a revista incentivado pelos títulos em destaque, mas aquilo que aparentemente é o seu calcanhar de Aquiles depressa se torna uma forma bem interessante de folhear, na íntegra, uma revista que afinal tem muito mais para partilhar.
Aquilo que a caracteriza é, sem dúvida, a diversidade de assuntos e a forma pormenorizada como abordam problemas e preocupações tão actuais.
Ler para crer!



Nota: Aos Senhores - Não é uma revista de casa-de-banho!
Às Senhoras - Perdoem a alusão gratuita a Sexo na linha anterior. Cortesia by Men's Health

quarta-feira, agosto 27, 2003

Utilidades



Serve esta rubrica para imortalizar no tempo e no espaço informações úteis, conhecimentos e algumas dicas que, por vezes, se revelam de difícil acesso.

Hoje:

Se tiver um acidente de viação colidindo com mais veículos e quiser averiguar a veracidade do seguro ou até mesmo a seguradora do automóvel em que embateu, basta que entre no seguinte site e escreva a respectiva matrícula.

terça-feira, agosto 26, 2003

Referências



Gostei bastante do último Post da Valentina.
Revela uma preocupação, mais do que justificada, pela mais recente vaga de Srs. Drs. que disparam opiniões em todas as direcções.
É de Ler!

Curtas



Queixava-se ontem uma amiga espanhola, durante uma conversa sobre as múltiplas dificuldades na aprendizagem da nossa língua:

" Porque é que os dias da semana em Português começam por uma Segunda? Porque é que não começam por uma Primeira?"

Não soube responder....
Alguém sabe?

Lx Forever



Regressar à  Capital depois de umas férias relaxantes e bem merecidas, é como voltar ao conforto materno, após o parto, enrolado numa mantinha.
Atravessar qualquer das pontes e retribuir o enorme sorriso desta minha Urbe, que se traduz numa luminosidade que a ilumina na totalidade, até mesmo os becos mais escondidos, garantindo que toda a Lisboa nos recebe.
É bom estar de volta.

terça-feira, agosto 19, 2003

Chinês à Portuguesa



-No Comments-

Algures num Restaurante Chinês, em Armação de Pêra:

- Filho: "... Queria uma maçã Fa-si, por favor."

(chega a sobremesa)

- Pai: " ... vais comer Filhós?"

quarta-feira, agosto 13, 2003

Noites no Castelo



Apesar de ainda me encontrar em Férias, achei interessante quebrar uma onda gigante de ócio e descrever a minha última noite.
Comecemos, então, pelo início.
Há cerca de 2 anos que sei da existência dum particular local, que segundo os entendidos da noite algarvia e alguns fotógrafos noctívagos do Expresso se apresenta como o mais extraordinário palco das loucuras de Verão. Refiro-me, talvez não tão obviamente para os comuns mortais, à tão badalada "Casa do Castelo.
A verdade é que num misto de Olimpo Moderno "Avipalhado" e de harém onde a beleza feminina ronda os 95% do total das mulheres, este espaço revelou-se extraordinário para levantar a moral e a auto-estima de quem lá vai.
Depois de 3 tentativas frustradas, ao longo dos últimos anos, para penetrar nesta antagónica Alcatraz à Portuguesa, sendo que uma delas, e é bom deixar bem claro, se deveu a um pneu furado no caminho, o dia de ontem revelou-se um dia de glória.
Com cerca de 9 a 10 Kg a menos, uma camisa branca metida obrigatoriamente dentro das calças a contrastar com o bronzeado das praias lusas e brasileiras que os porteiros pareceram reconhecer, uma companhia lindíssima e um ar descontraído, a porta de entrada pareceu maior do que nunca, e sem a falta de visibilidade do costume para o seu interior, isto é, sem o porteiro a barrar a entrada.
Pois bem, o "feito" Hercúleo diluiu-se no que parecia ser uma entrada banal em mais um estabelecimento comercial. Entrei sorridente mas incapaz de entender a excitação de quem me acompanhava. Contraditório?
Na verdade, não.
Há muito que não me deixo vencer pelas negas dos porteiros. Saio para me divertir e não será alguém que se limita a avaliar, em segundos, o aspecto do projecto a cliente e fica especado à porta duma discoteca, em que afinal, também raramente entra, que me vai estragar a noite.
Há sempre a desilusão de se ser barrado, mas são pobres de espírito ou simplesmente imaturos, aqueles que fazem de um "não", de um "são 50 €" ou de um "tem cartão da casa", uma crise de ego.

De volta ao Castelo, os 15 euros pagos à saída são, no fundo, um investimento, um elogio ao nosso bem parecer, já que ontem foram eliminadas quaisquer dúvidas de que esta casa vive de caras bonitas, de aspecto fino e elegante, mas temporário, já que os homens, mal sentindo o piso confiante do interior da fortaleza, logo libertam o que mais parecem camisas-de-forças que estrangulam as, afinal, opulentas barrigas. As mulheres, acompanhadas ou não pelo seu querido, proprietário de um penteado de boneco da playmobil ou de um 4 rodas de alta cilindrada, parecem devorar cada sorriso que afinal nem sequer lhes é dirigido.

Foi bom ter uma noite diferente, igual à de tanta gente que não sabendo o que fazer ao seu dinheiro o utiliza na busca de um reflexo erróneo do seu verdadeiro valor, mas fidedigno ao do seu poder.

Apesar de tudo, o meu lado menos preocupado com as injustiças do mundo fartou-se de se divertir.

Vale a pena ir lá uma vez, nem que seja para ficar à porta.

sábado, agosto 09, 2003

Faltas Justificadas



Caros Leitores virtuais, cabe a este post justificar a minha ausência, e até quem sabe, levar a que o meu patrono me conceda mais uns dias de descanso:

ESTOU DE FÉRIAS!!!!!!!!!!!

Dei uma vista de olhos ao número de pessoas que tem cá vindo ler umas coisitas e cheguei à conclusão que não sou o único.....

Por tudo isto, espero que não me levem a mal, mas vou continuar deitadinho na areia, a sorver lentamente o meu batido de baunilha e a olhar para a paisagem.

P.S. Cuidado com os peixes-aranha, é que ontem fui picado no pé em três sítios.

domingo, agosto 03, 2003

Oportuno



Durão Barroso, durante a visita às áreas que sofrem com intermináveis incêndios, afirmou convicto: "... Não há um problema de meios... ".
Sr. Primeiro Ministro, espero que tenha assistido aos telejornais nos dois últimos dias, já que no local não conseguiu constatar o óbvio.

segunda-feira, julho 28, 2003

O velho Mail



Acha que leva uma vida monótona? Os seus amigos envergonham-no ao chamá-lo de molusco?
Está cansado de ser tão certinho e nunca se enervar em público?
Então, temos a solução para si!!!!!
Experimente mandar uma pequena e simples carta a um amigo seu. Pode ser seu vizinho. Pode ser a sua sogra.
E perguntará você: O que é que existe de tão estimulante no acto de escrever a alguém?
Muito bem, está prestes a descobrir as propriedades "medicinais" de uma ida aos Correios.
Com um aspecto moderno e sofisticado, os serviços dos Ctt contêm, 9 luxuosos balcões de atendimento, sendo que dos 7 funcionários qualificados presentes, apenas 1 (no máximo 2), procedem ao mesmo. Com um sistema revolucionário de senhas, a visualização do placard é ideal para testar os reflexos, uma vez que incorpora um mecanismo de "delay", que chega mesmo a atingir resultados espantosos como a sequência de 2 números em 30 minutos.
Isto já para não falar do elevado nível de qualificação dos funcionários, prontos a comunicar com respostas vagas, indefinidas, pouco esclarecedoras, em suma, um verdadeiro teste de CP/AI (Controlo pessoal ou Agressão Iminente).
Finalmente, à semelhança do que acontece com a Empresa Americana MAcD........., no seu interior são utilizadas as cores Vermelho e branco, com intuito de forçar mentalmente o cliente a estar o mínimo de tempo possível no interior das instalações, o que em paralelo com a morosidade propositada do respectivo serviço, provoca uma inevitável, mas segura e saudável reacção do paciente.
São estes os nossos conselhos desta semana: Bom exercício de nervos!!!!

Mea Culpa



Caros amigos e leitores, estive uns dias no Algarve, mas não me invejem porque me vi luso-grego para encontrar espaço entre as centenas de toalhas espalhadas pelas areias!
Vou tentar retomar o ritmo de escrita a que já me tinha habituado.... repito TENTAR....

.......Olhó Gelado!!!!!

quinta-feira, julho 24, 2003

Manifesto Anti-Alopecia



Já repararam que os Portugueses, além de estarem cada vez mais gordos, estão igualmente mais calvos? Isto já para não dizer "Carecas", que é uma palavra que soa mal.
Pudera, com uma terminação similar a peças de vestuário í­ntimas, ouvir "....ecas" é como insultar a nossa cabeça sem que possamos fazer nada!
Serve, também, este pequeno textinho para, de uma vez por todas, explicar o que nunca deve ser dito a uma pessoa que sofre de alopecia (calvice). Por favor, amiguinhos, nunca, jamais, em caso algum, cometam o erro de auxiliar alguém a detectar a sua calvice, tipo: " Ó Henrique, já reparaste? Estás a ficar Careca!". Se a mesma observação, funciona para quem tem um pneu furado, a finalidade perde-se completamente quando alguém se refere ao aspecto físico de outra pessoa.
Porra, já não não basta ter 5 espelhos em casa, ainda me vem um marmelo com intuito altruísta reparar no óbvio. Se é óbvio é porque já não consigo escondê-lo!
Mas porquê esta reacção?
Sobretudo vergonha, mau-estar e a impossibilidade de controlar o fenómeno. A constatação do óbvio aliada à frustação do pouco que se pode fazer para inverter a situação, leva a que o "doente" se sinta vulnerável e susceptível, sensação que se manterá até se habituar ao seu novo aspecto fí­sico.
Na verdade, é a própria identidade da pessoa que está em jogo, um sorriso nos lábios que desaparece pela falta de autoconfiança.
Solução?
Somos o reflexo do nosso interior, logo, o primeiro passo importante é recuperar essa autoconfiança, desta vez com base num novo look, que será usado para fazer muitos estragos na população feminina!
Força pessoal!


Nota: estes desabafos são o resultado da experiência pessoal e não de qualquer estudo efectuado. São observações, na sua maioria escudadas pelo tom humorístico, mas que podem efectivamente "causar danos" à integridade psíquica das pessoas mais frágeis e sensí­veis com o problema da Calvice.

terça-feira, julho 22, 2003

Resposta a post de...



Caro Miguel Góis, do Gato Fedorento, na mesma onda humorística que subjaz ao mais recente post "o Caso do Touro assassinado", cabe-me elucidar, como recém chegado ao mundo da Advocacia em fase de Estágio, que não foi preciso tirar impressões digitais às bandarilhas nem proceder a quaisquer outras diligências, uma vez que o evento in casu foi transmitido por uma cadeia de televisão.
E agora, quid Juris?




Nota: perdoa a linguagem semi-técnica, é que o meu patrono pode estar a ler....

Rapidinha



À semelhança do Joel Neto, sou Sportinguista, leão, lagarto, enfim todas as alcunhas que entenderem. Ontem assisti, na televisão, à recepção do Ricardo na nova Catedral Montovani & filhos e houve um pormenor que me irritou! O sr. Ricardo, recebido com pompa e circunstância, não só oferece um enorme sorriso, até aqui tudo bem, mas tem a lata de aparecer a mascar a bela da pastilha.
Não sou nenhum professor que repetidas vezes pede aos seus alunos para deixarem as pastilhas fora da sala, nem sou conservador, mas a verdade é que prefiro ser insultado por benfiquistas, portistas, ....adeptos do belenenses, boavisteiros, a ser desprezado por um tipo que ganha milhões e que é famoso por deixar entrar "frangos" numa baliza.
Se por acaso, for uma jogada de Marketing, perdoe-me a Reebok, não reparei na marca da pastilha.......

segunda-feira, julho 21, 2003

O Parcialóide apresenta:


”A originalidade no plágio” by Dra.Pálida Pinto Correia

Mais uma vez, fomos confrontados com a impossibilidade de transcrever as perguntas que fizemos. Assim, porque se tornou um fenómeno recorrente no Parcialóide, daqui em diante, vamos escusar-nos a sequer tentar publicá-las.


Dra. Pálida Pinto Correia - ...muito obrigada, eu, pelo tempo que me estão a dispensar!
Calculo que queira falar sobre o evento que mudou a minha vida, episódio que denomino “o maior dos meus erros”, e que curiosamente é o nome do meu último livro, que já está à venda na Fnac, na Bertrand, Barata, isto é, todas as grandes livrarias e também algumas mais pequenas que as imitam.

- Pessoalmente fiquei muito contente que alguém tivesse descoberto, ou pelo menos notado. Repare, Portugal vive um período de grande desinteresse pelo que se escreve nos jornais, nas revistas e até nos livros. O típico português limita-se a ler as frases neo-nazis, racistas ou mesmo pornográficas, escritas na diagonal numa porta de casa-de-banho de centro comercial, os panfletos de enriquecimento rápido e próspero que alguém insiste em deixar no pára-brisas do carro, o papelinho que acompanha a pílula do dia seguinte e que descreve os efeitos, os jornais da bola, a lista/conta do supermercado tentando perceber o que encareceu.
Ora, se o marasmo nos hábitos de outra leitura é um dado adquirido, não acha fantástico que alguém que tenha uma sensação de “deja vu”, seja em simultâneo leitor da time, escapando à terrível onda de desinteresse?
Só tenho pena que ninguém tenha notado antes, trata-se de uma prática antiga, sabe? Anos a fio a depositar uma esperança, a de que um dia alguém estranhasse. Nesse dia, Portugal começaria a mudar.
Veja, já começou! Já somos mais cultos, mais atentos e sobretudo mais elaborados naquilo que escrevemos e que juramos ser nosso.
Agora, começa o verdadeiro desafio de nos separarmos da mera cópia, pois o Plágio é apenas um meio!

-...Como eu própria escrevi em tempos, “Ser ou não ser eis a questão que me perturba”, ou “ água mole em pedra dura, tanto bate até que fura e depois tenho de ir buscar outra ao quintal para fazer de ralo no lava-loiças, já que a torneira não pára de pingar, mas o canalizador já telefonou a dizer que vinha logo à tarde” a vida tem um percurso enigmático, desconheço qual será o meu próximo golpe de publicidade, digo, o meu próximo acto mediático, mas como toda a gente sabe, não há duas sem três!

-...Só contou um plágio? Quando digo “não há duas sem três” estou, naturalmente, a referir-me ao meu mais recente livro “o maior dos meus erros”, que já está à venda na Fnac, na Bertrand, Barata, que na realidade será brevemente editado nos Estados Unidos da América e cuja autoria pertence efectivamente a George W. Bush, numa tentativa rebuscada de justificar o próximo ataque ao Canadá.

- .... claro, aliás, para terminar, vou ler uma passagem do segundo capítulo “ A Spa e eu”:

Sentado sobre um muro da Baía, bem para lá dos vales áridos de Salamansa, sinto no rosto a chuva tépida de São Vicente. Os meus filhos (uma rapariga, dois rapazes) insistiram: que eu bebesse uma cerveja. Ela, empoleirada numa cadeira, foi buscar a cerveja ao frigorífico. Um foi buscar o abre-garrafas e outro, por pudor, trouxe um copo. Ainda pensei em explicar que talvez não fosse boa ideia, mas sei agora que foi a melhor cerveja dos últimos tempos. Uma memória da felicidade. Já passaram as dores de parto, já se afagaram as primeiras depressões ( pós-parto ) , estão agora a aparecer as primeiras febres que preocupam mais a uns e menos a outros.
Eu penso que não é nada que um Benuronzito não resolva... não abusem do Brufen – por exemplo com os meus filhos , baixava-lhes muito a temperatura e isso também não é bom. “Faz-me aí uma canjinha e depois anda cá levar com a moela”, é frase que me aquece há anos a invernia..
.


Errata: perdoem-me os leitores, mas depois de uma leitura atenta dos blogs dos colegas, reparei que este excerto da imaculada Dra. é não mais que transcrição de pedaços de posts do Desejo Casar, não esperem nada de mim!, Aviz, Opiniondesmaker e até do O meu pipi. Por este motivo, pedimos imensa desculpa, mas espero que compreendam.
Aliás a credibilidade inexistente de quem se assume plagiador não deve ofuscar a originalidade das vossas criações!


Próximo Parcialóide: Surpresa! dica: é um actor! - já na próxima segunda-feira

domingo, julho 20, 2003

Inédito!



Pedro Abrunhosa, no Herman Sic, quando interpelado e convidado a cantar o " Tudo o que eu te dou", que todos cantámos vezes sem conta, ao som da sua voz rouca, retorquiu nervoso: "...está bem, se me lembrar da letra...".
Estou em estado de choque.

Perdoem-me se acharem que estou a exagerar na minha reacção, mas hoje é, sem dúvida, um dia de muitas surpresas.

Agora a sério!



Acabo de assistir a mais uma pérola do jornalismo em Portugal: a entrevista, em directo, à ainda mulher de Jorge Nuno Pinto da Costa.
O objectivo?
Provavelmente, para que o público conheça a verdade sobre os últimos acontecimentos em casa dessa Senhora, revelando a todo o país, se efectivamente houve ou não agressão.
Confesso que não sou apologista da frase "entre marido e mulher, não se mete a colher", aliás porque a nossa lei já deu um passo em frente ao considerar crime público o crime de maus-tratos do cônjuge, mas há certas coisas que simplesmente não consigo entender.
Porquê e para quê, dar tempo de antena, ainda por cima em "prime time", a este tipo de... bigbrother em diferido ?
Bem sei que o jornalismo da Tvi é apelidado, por muitos, de sensacionalista. Mais, o "menu" do jornal da tvi costuma estar recheado de nomes incógnitos elevados a "peça" nacionalmente relevante, isto é, num espaço do dia em que o espectador deveria ser informado das notícias mais relevantes, este é, contudo, bombardeado com histórias tipo a do sr. António, que numa noite de maior bebedeira caiu ao poço, tendo sido encontrado a boiar, no dia seguinte, pela neta.

Srs. Jornalistas da Tvi, permitam-me dirigir-lhes algumas palavras:

Considero vergonhosa a vossa selecção de peças, chegando a revelar uma falta de nível monstruosa quando, à semelhança do que sucedeu hoje, não só invadem a intimidade da vida pessoal das pessoas, isto independentemente da autorização dos intervenientes, mas também quando exploram circunstâncias da vida entre vips, com o exclusivo intuito de atingir maiores audiências.
Agora pergunto, será que se fosse o Sr. Manel a bater na mulher, esta também mereceria o mesmo tempo de antena? Se a resposta for não, fica evidente a vossa política de audiências. Caso seja sim, então desculpem-me, mas são terríveis a seleccionar matéria digna de ser exibida.
A solução será, por e simplesmente, não dar voz a este tipo de paródias.
Já sabemos que as pessoas têm defeitos, algumas são mesmo maldosas, poucas conseguem matar, mas o que é que conseguem ao expô-las da maneira como o fazem?
Poderão considerar a minha opinião um tanto radical, afinal de contas a vítima de maus tratos deve ser auxiliada e protegida. Nesse ponto, estamos todos de acordo, mas não é na Televisão que devemos analisar e descrever todos os pormenores, sórdidos ou não, duma vida a dois. Mas que descrédito é esse da Justiça e que necessidade é essa de vindicta Privada?

Não acham demasiado chocante e contraditório apresentar, no mesmo espaço, rubricas tão escandalosamente fúteis e a opinião de pessoas tão sérias e competentes como Miguel Sousa Tavares e Marcello Rebelo de Sousa?


Nota: não sou adepto do Futebol clube do Porto, não sou defensor do Pinto da Costa, julgo, sim, que há lugares indicados para proteger a integridade física das vítimas e para punir quem a viola.