terça-feira, março 02, 2004

Inter Regno



Sou Mau e estou de volta.....

Afinal, o que seria de mim sem a Publicidade enganosa?

terça-feira, fevereiro 24, 2004

Enchidos



In Correio da Manhã:

DENTADA

Uma mulher de nacionalidade ucraniana, violada por dois compatriotas, deu uma dentada no pénis de um dos agressores, quando a obrigava a praticar sexo oral. O caso ocorreu em Novembro de 2002 na zona de Albufeira e os dois homens foram detidos. A vítima tinha 28 anos.

Qual?

terça-feira, fevereiro 17, 2004

Id


Pode a fala no corpo, com a pose "enganar",
Mas só não engana, o actor, no olhar.
Persiste na Peça em iludir escondido,
Quando por fim, manto caído:
Dilui-se o sim, na sua ilusão
E nasce um nim,
ou seja um não.

Tudo indefinido, ou gémeo não fosse,
actor que nunca foi
o homem que este lhe trouxe.

terça-feira, fevereiro 10, 2004

Lost


Faltam poucos segundos...
Ouço as vozes estranhas do lado de fora da porta.
Quando a porta se abre, as mesmas vozes, antes misturadas sob a forma da voz do público, agora dispersam-se pelos corpos que vão entrando na sala e que lentamente, um a um, vão ocupando as cadeiras.
A escolha é rápida, porque o tempo é inimigo da visão, dos pormenores que se vão imiscuindo nos movimentos e no cenário, isto se tivermos o azar de ficar longe da acção, de onde tudo se passa.
Respiro por detrás do cortinado. Não tenho outra alternativa.
É irónico como estes momentos que antecedem o inevitável, podem ser tão contraditórios: o nervoso de quem aguarda em silêncio deste lado, e o burburinho de quem, afinal, também espera... ... e desta vez... ...também pelo Godot.
O coração bate forte, porque o texto decidiu fugir da memória e alojar-se nas nossas roupas, nos adereços ou no palco. E tudo está prestes a... ... ...
Interrompido "o pensar" que acontecia, pelo que já acontece, desligou-se a luz que iluminava as cadeiras, e as caras são reflexos esporádicos.
A liberdade de agir, de pensar e de falar estão agora limitadas.
Durante 2 horas, proponho-me a abdicar destas liberdades, juntamente com 3 amigos.
Durante todo esse tempo, não seremos nós, não existiremos senão noutra peça de Teatro se alguém se atrever a fazer de Henrique Gomes, a fazer de mim.
Agora que penso nisso, tinha piada que alguém se ocupasse da minha personalidade enquanto eu me ocupo da de outra pessoa, mesmo que esse alguém seja fictício.
E para quem defende a existência de uma alma, será que quando represento tenho duas almas, ou só uma? Se só tiver uma, o que distingue a existência de uma personalidade da existência de uma alma?
Chamar-se-á a isto "representar", exactamente por inexistir uma alma nessa personagem? Por me ser unicamente possível demonstrar como seria, e não, sê-lo verdadeiramente?

Questões em demasia para quem já está em palco... ... ...
De facto, não vejo o público, mas é ele que me mantém numa mentira quase verdadeira, que me espicaça a necessidade de o convencer de que sou efectivamente o X ou o Y.
Mesmo assim, sei que o que digo não faz de mim "a pessoa" que o costuma dizer.
Nem tal depende do facto de eu ser, ou não, um bom actor!

Ser um bom actor, não é convencer que se é!
Ser um bom actor é ter a lata de se admitir que se é o Sr. X, de o escrever inclusivamente na ficha técnica da peça e mesmo assim, ter a coragem de convencer o público que poderia muito bem ser-se o Sr. Y ou Sr. Z.

Chegou a altura de me calar... ... ...
O público está a bater palmas.

sexta-feira, janeiro 23, 2004

ESTREIA





ESTREIA - "À espera de Godot"
O Cénico de Direito - www.cenico.no.sapo.pt - tem o prazer de comunicar o seu quinquagésimo aniversário, o que festeja apresentando a peça "À espera de Godot", de Samuel Beckett, com encenação de Pedro Wilson, no próximos dias 23, 24, 29, 30 de Janeiro e 5, 6 e 7 de Fevereiro, pelas 21.30h, na sala de teatro da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul,em Lisboa, mais concretamente em Santos ( entre o Álcool Puro e o Fluido.)

Para mais esclarecimentos, não hesite em contactar-nos por email: cenico@netcabo.pt.

Queria dar-lhe também parabéns a si, nosso espectador, por manter vivo o teatro que fazemos e por nos recompensar com a sua presença ao longo de todos estes anos.


Pelo Cénico,

Henrique Martins Gomes

terça-feira, janeiro 20, 2004

Tamagotchi?


Recebi um email que me deixou deveras perturbado.
Parece que inventaram "um animal de estimação instantâneo"!
Não, não estou a gozar, aliás poderão comprová-lo aqui.
Ao que tudo indica, juntamos o conteúdo de umas saquetas a um recipiente com água, et voilá, aparece um maravilhoso MAcaco-marinho que nos acompanhará até ao final dos nossos dias!

Os bonequinhos em desenho animado até têm um ar engraçadinho, porém a marca recusa-se a apresentar imagens suficientemente claras com os ditos "pets".

Já estou a imaginar a próxima invenção -> "metamorfoses instantâneas"

" Já está farto de ter lagartas em casa? As suas plantas são constantemente comidas? Faz colecção de borboletas mas não tem reflexos para as apanhar?
Não desespere, temos o produto ideal para si. Basta mergulhar delicadamente as pequenas lagartas no líquido das saquetas "metamorfose speedyplus", deixá-las espernear um pouco e rapidamente se transformarão em lindas borboletas! Sem riscos nem receios de voltarem a cair dentro de qualquer líquido novamente: traumatismos garantidos!!!!!

sexta-feira, janeiro 09, 2004

Desabafos da Alma



As boas conversas não têm tempo.
Não se contam os segundos, nem se ouvem bocejos.

Alguém que me encontrara já bem pela noite dentro, nas ruas de Lisboa, um amigo, sentava-se agora ao meu lado. Os vidros corridos do carro, prendiam os pensamentos e os vocábulos que bem se esforçavam para sair. Em vão, ou não fosse o encaixe das janelas, uma cela transparente. Corrijo, o translúcido dera lugar a um embaciado bem revelador de que dentro do habitáculo, não só se disparavam confissões, experiências e sobretudo o cansaço do trabalho, mas também que nenhuma das palavras, tão secretamente proferidas no interior do meu confessionário móvel, ecoaria nos prédios que nos rodeavam.

Sabia, por todo um acumular de silêncios, que precisava de partilhar, de receber apoio, ou apenas de alguém que o ouvisse.

Fala.

Nessa noite, não sei como, o ponteiro dos minutos foi mais rápido do que o dos segundos.
Quando liguei o carro, o ar condicionado fez desaparecer os rastos do sigilo...e eu, dormi 15 minutos antes de ir para as aulas da Ordem.
15 minutos, mas dormi...

quarta-feira, janeiro 07, 2004

Ironias saudáveis



Entrar neste blog fez-me "lembrar" os raros e preciosos momentos em me deixo substituir na condução do meu carro. Uma vez sentado, no paradoxalmente chamado lugar do morto, parece que acordo de um sono de véus, de filtros que me impediam de ver a cidade tal como é verdadeiramente: Viva!

Em linguagem informática, é como proceder a um upgrade pormenorizado dos cenários, dos recantos, das imagens que envolvem os caminhos que percorro diariamente.
O autor do Amnésia conseguiu o mesmo efeito reportando-se apenas e tão só ao chão que nos sustenta e aceita em silêncio, passo a passo.

Parabéns!

quinta-feira, janeiro 01, 2004

Por favor, queria uma Bica!



Limitado pela falta de tempo, confesso-lhes que aproveito todos os segundinhos livres, convertendo-os em "tempo útil".
Não se trata de qualquer fixação pelo trabalho, pelo contrário, a relação que existe entre este meu espírito poupado e a utilidade das actividades em que gasto os tais segundinhos, é não mais que o resultado da submissão ao meu novo horário de trabalhador e que limita os meus momentos de lazer.
Por isso não se admirem que vos vá relatando coisas que li algures, mesmo em locais pouco usuais, como "dans les toilletes".

Mas adiante!
No último post, questionei os caríssimos leitores, a quem desde já desejo um Fabuloso 2004, cheio de felicidade e sobretudo de respeito mútuo que parece ser coisa que falta nos dias que correm, sobre a origem da expressão "pedir uma bica".
Responderam os mais audaciosos, e com toda legitimidade, porque se trata de um blog aberto e interactivo, que a Palavra BICA não mais seria do que as iniciais da expressão "Beba Isto Com Açúcar".
No entanto, por mais que me custe contrariar digníssimas opiniões, cabe-me repor a verdade, ou dizendo de outra forma, recuar no tempo e contar os porquês há muito esquecidos.

Nos tempos em que a gerência da Brasileira pertencia ao Sr. Adriano Telles, as máquinas de café que se encontravam no estabelecimento, anteriores às actuais máquinas "expresso", continham duas torneiras ou Bicas, uma que vertia o café para dentro do balcão e outra para o exterior do mesmo.
Quando se servia um café, o empregado munido de um tabuleiro com chávenas enchia uma cafeteira com o dito líquido, e andava de mesa em mesa a servi-lo a partir da mesma. Facilmente se entende que a pessoa que recebesse o seu café em último lugar, ocorrido todo o processo descrito anteriormente, teria a infelicidade de o beber menos quente, ou até mesmo frio.

Um dia, por eventual reclamação de um dos clientes, o Sr. Gerente Adriano Telles, querendo comprovar a qualidade do café que servia e garantir o bom nome do estabelecimento que tinha a seu cargo, serviu-lhe o café, directamente, a partir de uma das bicas, para que este fosse servido quente e individualmente.

Nesse mesmo dia, os restantes clientes, ao observarem o sucedido, começaram a pedir que o café lhes fosse servido a partir da bica, para assim usufruírem da mesma regalia.

A partir desse dia, os clientes da Brasileira ganharam o hábito de fazer tão original pedido, hábito que já nos dias de hoje foi adoptado por outros estabelecimentos.


Por isso, recusem o café Frio, peçam sempre uma BICA!

Diz-me o que bebes....



Por acaso os senhores sabem porque se chama "Bica" ao café?

Explicação no próximo post!

quarta-feira, dezembro 31, 2003

Contactos Japoneses



Esta é a minha prenda de natal atrasada para alguns dos leitores, que aqui vêm ter à procura de restaurantes japoneses.
Este é, na minha opinião, o melhor:

- Restaurante Japonês AYA II

Galerias Twin Towers

R. Campolide, 351 - loja 1-56
1060-034 Lisboa
Tel/Fax: 21 727 11 55


Bons SUshis e SashiMIs!!!!!

terça-feira, dezembro 30, 2003

Porquês da Morte



Porque é que :

- na câmara mortuária os perfumes pessoais, até os mais fortes, perdem a capacidade de atingir o nosso olfacto?

- o representante da funerária tem sempre um ar apressado?

- os trabalhadores das funerárias têm sempre as gravatas fora do sítio?

- os coveiros têm uma barriga maior que a carga limite das suas camisas e calças?

- os padres que celebram a "última" missa são sempre velhinhos?

- se martelam pregos nos caixões?

- estes se fecham à chave, mesmo os que vão para os jazigos?
- faz sempre frio nos cemitérios?

-

sexta-feira, dezembro 26, 2003

O meu Natal em SMS



Meus amigos, colegas, leitores: Estou farto!
FAAAAAAAAAARRRTTTTOOOOO.

Se quiserem mandar mensagens a alguém neste Natal, ao menos façam-no tendo em conta a individualidade de cada destinatário...
Uma coisa é mandar, em série, uma mensagem com piada, outra coisa é enviarem uma mensagem impessoal, genérica com assinatura no fundo do Sms.

É que o que tem mais piada em tudo isto, é que as pessoas preguiçosas que o fazem nem tentam ser ao menos subtis, dando talvez um toquezinho na mensagem para parecer que só a nós se dirige. Pelo contrário, vai a mensagem gravada, sem complementos directos especificados a nível do destinatário.

"Olá, só para desejar Bom Natal e Feliz Ano novo, são os votos de XPTO".

Merece uma resposta do tipo: " Desculpe, mas um dos telemóveis destinatários da sua mensagem apenas reconhece formatos de mensagens originais, ou cópias autenticadas e reconhecidas como tal pelos emissores. Por favor tente novamente, desta vez incluindo o nome deste destinatário".

É que se alguém sacrifica o gasto de ...€ por uma mensagem, ao menos que nos seja especificamente dirigida, não?

Porque não:

" Caro Hgomes, neste Natal adorava receber-te embrulhado numa prenda, tal e qual quando me fizeste aquela surpresa com o chantilly. Agora já sabes o que eu quero, beijocas e Bom NATAL, Joaninha/Aninhas/Martinha/ etc...."

P.S- o tipo de mensagem avançado como exemplo só se aplica às pessoas do sexo feminino..... é sempre bom elucidar os mais distraídos.

sábado, dezembro 20, 2003

A Casa da Música, em Lisboa!



Silêncio.
Como odeio o silêncio.

Por ser ausência de vida, ausência de movimento, ausência de tudo...
É por isso que ao deitar, embrulhado no misto de lençóis e cobertores, e embalado num conforto invisível aos ouvidos e não aos olhos, sinto um aperto no coração, e peço para adormecer rápido.
Penso na morte, no fim dos movimentos, no fim de tudo.

Justifica-se, pois, este meu gosto, ou melhor, esta minha necessidade de "ouvir" as melodias pessoais de quem respira fora das minhas janelas.

Mas sou exigente.
Gosto de ouvir os sons de olhos fechados, recriando as fontes sonoras a partir da escuridão inicial da imaginação, tal e qual como um quadro de ardósia começando a ser rabiscado. Este método tanto se aplica às melodias cosmopolitas, como aos registos finitos gravados nos pequenos círculos com nome de marca portuguesa de meias ("Com Cd quem ganha é você!").

Há, no entanto, quem nos facilite, o já por si enorme prazer de sonhar acordado, mãos mágicas que em parceria com um apuradí­ssimo ouvido, concebem aparelhos que tornam as coisas fáceis ao ponto de nos criar a ilusão perfeita de estarmos a assistir, de olhos bem abertos, a um concerto privativo "daquele" cantor, intérprete ou músico ali na nossa sala,
Sentado num sofá ou numa poltrona, julgando que são os olhos que nos atraiçoam, porque ouvimos os suspiros do artista, contudo sem o conseguirmos ver.

Quem não conhece a sensação, só tem uma solução:

- Ir à DELMAX.


aqui:

Rua da Madalena, nº 237 - 1º Dtº
1100-319 Lisboa

Tel/fax 218879115

email: Delmax@iol.pt



P.S - só faço referência a pessoas e obras em que acredito....se depois de fazerem o que aqui vos sugiro tiverem um opinião diferente, por favor escrevam nos comentários!

domingo, dezembro 14, 2003

Apertos



Porque raio é que quando estou aflito para ir à casa-de-banho, pareço o tipo dos "Lord of the Dance"????

Será que foi assim que tudo começou?

Nas barbas dos Americanos



Pois é, o nosso amigo Saddam foi finalmente "apanhado".
Não bastavam os pesadelos diários do antigo líder Iraquiano, a verdade é que hoje, enquanto dormia, o acordar foi, pela última vez, bem mais real e duro.
Apesar da mudança de aparência, foi relativamente fácil localizar e identificar o "Ás de Espadas", que agora, ao contrário do que graficamente ficara gravado no baralho de alvos a abater, ostenta uma farta Barba.
Vozes há que se levantam mais alto, e desacreditam estas últimas novas vindas do Oriente.
Em especial, o Ex-Ministro da Segurança Iraquiano, que numa Mini-conferência de Imprensa em pleno estabelecimento prisional Americano, vai reiterando que os Americanos continuam longe da capital Iraquiana e que o sr. das fotografias e dos filmes, é um boneco de borracha que os infiéis do Ocidente criaram para enganar o povo.

É desta que o Bin LAden corta a sua Barba ...

sábado, dezembro 13, 2003

Ingenuidades



Imaginem a cena:

Patrono e estagiário entram numa sala de audiência, mais concretamente nos Juízos Criminais de Lisboa.
O Patrono toma o seu lugar, e o estagiário, estreante nas andanças de Tribunais, resolve sentar-se onde melhor pode assistir ao decorrer da sessão, ou seja, bem à frente na primeira fila.
O Patrono sorri, e diz-lhe baixinho - Estás sentado nos bancos dos Réus.
Imediatamente, tentando disfarçar, mas sem sucesso, levanta-se e dirige-se para os bancos do fundo da sala, onde se esconde por detrás de um Código.

Há coisas que não se aprendem na Faculdade....

Zangado



Acabei de ouvir no Telejornal uma entrevista a um taxista, que irritado, exigia o reconhecimento da paternidade do Vinho do Porto!
Para ser mais claro, insurgia-se contra "os Srs." que puseram o nome da capital do Norte, ao vinho que afinal é proveniente do Vale do Douro!
"Nós trabalhamos e eles têm a fama!"

terça-feira, dezembro 09, 2003

Com licença... - Um post para esquecidos e apressados



Se um dia tiver um filho, espero que leia, com atenção, o que hoje escrevo.
Há umas semanas, uma amiga perguntou-me porque razão era sempre tão educado, exemplificando, a abrir a porta às senhoras, a oferecer o meu lugar...
Respondi-lhe que tinha sido criado assim, e que apesar de muitos, como ela, me considerarem antiquado, a experiência tem-me mostrado que é melhor ser-se cauteloso e andar "protegido".

É um questão muito curiosa.
Podemos abrir centenas de portas a alguém, e esse alguém nada dizer, nem um único agradecimento. Nem mesmo um sorriso. Mas no dia em que não abrirmos a porta, ou não deixarmos passar primeiro "a Senhora", chamam-nos logo Mal-educados.
É infalível, e sobretudo, injusto!


Nota: À Senhora do 3º ESQ, aqui está a prova de que fiquei traumatizado por ter saído primeiro e fechado a porta no seu nariz....

quinta-feira, dezembro 04, 2003

Marcas e Slogans



"Mudanças Machado" - Nem quero imaginar como "fazem caber" um sofá de 2m, numa cabine de elevador com 1,90m de altura.

"Papel Higiénico Cúmplice" - Deixou a casa-de-banho num estado lastimoso? Não assuma a culpa sozinho! Porque em alturas de aperto, é sempre bom ter uma ajudinha! Cúmplice, o papel higiénico que o acompanha nos maus momentos.

Nota: estas marcas são verídicas...os slogans são produto da imaginação do Olhar do costume.