sexta-feira, maio 27, 2005

Silêncio


Desculpem a ausência!

Espero que os poucos leitores que ainda liam o Olhar tenham tido o bom senso de abandonar este estabelecimento dada a ausência de matéria prima. Igual comportamento tiveram as traças informáticas que já não têm mais palavrinhas para roer.

Espero voltar em breve!

O Tempo o dirá!

Abraço do Olhar

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Punchline



... Sinceramente não entendo o hábito que os hotéis adquiriram recentemente, de colocar nas casas-de-banho dos quartos dos hóspedes, papel higiénico com as pontas dobradas em bico, tipo triângulo.

É que eu estou bem sentadinho a olhar para aquilo e só me lembro dos envelopes... não imaginam o esforço mental que tenho de fazer para não me pôr a lamber as extremidades.

Epá, é que eu normalmente quando vou à casa-de-banho, não é para mandar cartas é para mandar faxes...

domingo, fevereiro 06, 2005

Queria aproveitar a época do Carnaval para agradecer a todos os amigos que me acham piada.

Aos demais, apenas um obrigado pela vossa sinceridade.

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Como superar calamidades, by Indonésia



O sábado passado trouxe esperança a muitos cidadãos Indonésios, em particular, aos pais dos milhões de criancinhas que nascem naquele país.

Na verdade, o Tsunami não se limitou a demonstrar a imensa fragilidade e impotência dos seres humanos perante o poder da Natureza nas suas mais amplas manifestações, como revelou também o modo criativo como estes superam e previnem novas intempéries.

Estou claramente a falar do novo TSUNAMI KIT.

Por apenas 25 €, uma mala que poderá servir de bóia e que encerra no seu interior, os seguintes utensílios:

- 2 very lights

- 1 apito

- alimentos para 2 dias

- E A JÓIA DA COROA -> Uma Camisa da Selecção Portuguesa.

Curiosamente, esta "valise magnifique" já se encontra à venda em mais de 10 países afectados pelo Tsunami, com os slogans:

" Com camisas da selecção Lusa, só se afoga quem não a usa "

" Vista a Camisa da Selecção Portuguesa, uma selecção que não mete água "

" Com Portugal no peito, o Scolari dá um jeito ".


quarta-feira, novembro 03, 2004

Despedidas



Sob um tecto laminado de cortiça, o cheiro intenso dos pólens vai-se atirando às paredes da pequena sala rectangular, escamoteando a ausência de cheiro dos parturientes.

Ao centro, um rectângulo mais pequeno, albergando a última morada do ente querido que ontem decidiu despedir-se em surdina.

Composta por zumzuns, e alguns risos abafados pelo carácter solene do momento, a atmosfera vai-se tornando cada vez mais pesada, como se o ar invisível absorvesse toda a luz e toda a alegria circundantes.

O silêncio característico destas ocasiões fora substituído pelos cumprimentos entusiasmados dos parentes, que contrariando o sentido etimológico da palavra, há muito se habituaram a um grande distanciamento.

Por entre primos abraçados e o ressuscitar de algumas senhoras de idade há muito esquecidas por força dos seus hábitos próprios de vampiros, não o de morder pescoços, mas o de limitarem as suas saídas a horas tardias já banhadas pelo escuro da noite.

Já no fim da ocupação religiosa, o choro toma conta dos presentes, que revivendo memórias comuns, olham impotentes para a eterna quietude do corpo que ainda há pouco era pessoa.

Derrotados pela maior certeza de quem vive, fazem-se promessas de encontros, confessam-se desejos viciados pelo momento, e as vidas continuam, quase sem alterações, ou não fosse o elo ter desaparecido, ali, para sempre.

Raspam-se as terras com o metalizado dos sachos, e enchem-se buracos, atrás de buracos, ao silêncio das palavras de quem, segundo o prior que dirigiu a eucaristia, estava agora a fazer contas com o SENHOR.

quinta-feira, outubro 21, 2004

Papel Higiénico Reutilizável ?



Apenas uma reflexão:


Será que uma marca de Papel Higiénico chamada " Renova", inspira alguma confiança?


Nota: trata-se de um reparo humorístico e não uma desconfiança.....vale sempre a pena dizê-lo, não fiando!

domingo, outubro 17, 2004

Praga de Professores invade Casinos de Portugal



Esperávamos de tudo no hall de um casino.
O esporádico tilintar das moedas na slot machine de um velhota de 85 anos, que já perdeu um quarto da reforma.
Os insultos de um bêbado que descobriu da pior forma que quando se bebe, também não se joga.
A destreza manual de um croupier, enquanto finge baralhar as cartas.

Mas, confesso que dificilmente imaginaríamos encontrar cerca de meia centena de professores, espalhados pelo espaço, na sua maioria junto da Roleta.

À primeira vista, poderia tratar-se de um movimento de aculturação dos utentes, em resultado de um convénio com o Ministério da Educação.

Ou quem sabe, uma exigência da Deco e do Instituto do Consumidor, obrigando os Casinos a ter profissionais especializados para ensinar as regras jogo, aos futuros clientes.

Mas não.
Segundo a voz, propositadamente distorcida, de um professor que aceitou falar ao OC, a enchente de colegas ao longo de todos os casinos de Portugal, deve-se, uma vez mais, à polémica
das colocações.

É que parece que a probabilidade de se ganhar alguma coisa na Roleta, é manifestamente superior à de ficar colocado.
Aliás, confessa o "Albertino" (nome fictício), que na Roleta basta ter-se sorte, não tendo qualquer influência na jogada, a apresentação ou não de um Atestado médico ao croupier.

Façam as vossas apostas......

sábado, outubro 09, 2004

Ser Comentado(r)



Não que essa fosse a sua verdadeira intenção, mas que melhor afago ao Ego do que ser-se protagonista de um "escândalo" que em condições normais mereceria o nosso comentário?

Que dizer quando quem comenta é comentado?

De facto, Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu a proeza de estar na berlinda, sem que isso tenha qualquer conotação pejorativa.

De resto, àparte da palhaçada usual com trocas de mimos e de galherdetes entre políticos, lá veio o Joca Sampaio meter o nariz, à procura dos restos...

Já cheguei à conclusão que o Joca é uma Lili Caneças da política, ou um Wally dos livros de banda desenhada.... quando menos esperamos, põe a cabecinha de fora no meio da confusão, sorrindo para as câmaras, deixando no ar a ideia de que tudo na vida sócio-política tem de passar por ele.

"Ai os mortais, os mortais".

segunda-feira, agosto 30, 2004

Linha SoS Iraque


A equipa de profissionais responsáveis pela linha telefónica de Apoio à Vida, manifestou, há dias, a sua preocupação pelos mais recentes acontecimentos no Iraque, em particular nas Caves Secretas.

Isto porque têm sido trágicas as repercussões a nível nacional, em particular nos cidadãos mais deprimidos e desequilibrados emocionalmente.

Na verdade, face à percentagem de raptos e execuções de jornalistas europeus, a hipótese de um estrangeiro morrer naquele País aumentou exponencialmente, facto que agradou a muitos dos pobres coitados utilizadores daquela Linha telefónica.

Efectivamente, parece que bastará que a futura vítima:

- seja americano/ ou europeu / ou simplesmente estrangeiro proveniente de um país ocupante.

- aparente ser jornalista, por ex: deslocando-se com um microfone na mão.

- receie morrer/ ou pelo menos oculte o desejo contrário.

- seja possuidor de um crâneo mais ao menos oval, para que role melhor durante a execução -ATENÇÃO- por se tratar de um requisito do director de fotografia da equipa de filmagens iraquiana, este não é considerado um requisito essencial.

- tenha facilidade em aprender línguas, já que as últimas palavras serão em Iraquiano.

Confirmou-se, efectivamente, junto das escolas de línguas na Capital, o acréscimo das inscrições para cursos de verão de Inglês falado (Americano) e Inglês Jornalístico.

Já a Tap, confessou a este Olhar, estar surpreendida com o número de bilhetes que tem vendido com destino à Capital Iraquiana, estranhando inclusivamente o comportamento dos passageiros durante o vôo, já que se apresentavam sorridentes e frequentemente, eufóricos. Algo de manifestamente contraditório se tivermos em conta o ponto de chegada e a presente situação política.

Felizmente, tivémos a sorte de entrevistar um desses passageiros que acedeu a responder a algumas questões:

OC - O que o levou a tomar esta decisão tão drástica?

António Melancólico da Silva e Boa Morte (futuro executado)- Sabe, eu há uns tempos que já não me sentia igual a mim mesmo. E o Sr. sabe que se há coisa mais essencial, é sermos e sentirmo-nos igual a nós mesmos, ou próprios, como é comum ouvirmos na Televisão nos Concursos tipo Big Brother.Aliás eu estive sempre à espera do novo reality show "Suicide Factor" ou Factor Roleta Russa, em Português, mas cancelaram o programa, porque morria muita gente durante as filmagens e a Produtora só tinha autorização para a morte de um dos concorrentes por Programa.....sabe como é..... Audiências!

OC - Mas deslocar-se para tão longe, e a sua família..... não se despede primeiro?

AMSBM - Felizmente com as novas tecnologias, podemos partir descansados com o nosso Video-telefone, Carlos Fino, Reg., e depois lá peço aos sequestradores para fazer um último telefonema....ouvi dizer que não nos negam uma última vontade.

Dito Isto, parece-nos evidente o motivo para preocupação manifestado pela Linha de Apoio à Vítima.

Somos um povo de Emigrantes, que ao longo de décadas tem procurado a felicidade no estrangeiro, mas tudo tem limites.....

Olhar.... Sádico



No Brasil, os clientes de uma conhecida discoteca "sentiram" o chão de um dos pisos sumir-se dos seus pés, o que originou a morte de 7 pessoas e cerca de uma centena de feridos.

Já imagino os comentários "felizes" de outros proprietários de casas da noite Brasileira:

"- É o qui dá mêtê música dá pêsada...."



quinta-feira, agosto 26, 2004

Rapidinha



Às vezes ponho-me a pensar nas coisas mais estranhas:


Qual será a justa causa de despedimento de uma patinadora do Continente:

Demorar mais do que 20 segundos a chegar a uma caixa?

Treinar saltos por cima dos carrinhos dos clientes?

Pôr um par de patins ao chefe mais atrevido?


domingo, agosto 15, 2004

Beleza de Notas

Cabeçalhos e LETRAS GORDAS, são as actuais armas da IMPRENSA NACIONAL.

Mas Srs. Directores, poupem-nos a estes títulos evidentes: "Grupo de cientistas descobre que o sol é uma estrela", " Homens afinal respiram oxigénio", "Filho de Leonor Beleza consegue boas notas no EPL".*

Bem, quanto ao último título, a razão é óbvia: no mínimo estamos perante um tipo coerente.

Foi parar à prisão porque andava a ganhar NOTAS GRANDES.

Sai de lá com um canudo e Grandes Notas*...

* Caso não saibam, o filho da Ex-Ministra Leonor B. está a "passar férias" no EPL (Estabelecimento Prisional de Lisboa), depois de ter sido apanhado com uns gramas a mais de haxixe, o suficiente para se presumir, segundo a lei vigente, que se trata de um Traficante.


Ora bem, ao que parece o jovem-adulto prossegue os seus estudos enquanto aluno da Lusófona, realizando os exames no interior das paredes grossas e quase intransponíveis daquele estabelecimento prisional.

P.S - Só espero que o canudo do final de curso, não seja daqueles pequeninos que se colocam entre o nariz e uma substância branca, em filas, ao longo de um espelho...

segunda-feira, julho 12, 2004

Última HORA!



Fonte próxima do futuro Primeiro-Ministro de Portugal, confirmou ao Olhar Crítico, o mais recente boato:

Pedro Santana Lopes deseja alterar o nome de Partido de PSD para PSL.



...Vá-se lá saber porquê.


sexta-feira, julho 02, 2004

quinta-feira, junho 24, 2004

Será que...



Entendo agora a predominância do Vermelho na nossa bandeira...

Somos uma nação de sofrimento, provam-no as lágrimas, a união, e os desejos tão fortes que movem as montanhas estrangeiras...

Será que são precisas provas, para que tenhamos consciência de que SOMOS UM GRANDE PAíS, UM GRANDE POVO!


'VALEU PORTUGAL!

Perdoem este meu desabafo pouco intelectual, mas hoje sou só coração.


Cenário



Não tenho palavras...
Só imagens do que, afinal de contas, está tão longe...





segunda-feira, junho 21, 2004

Na cama com...



Há quem diga que os jogadores da Selecção Nacional entenderam mal a expressão "passar aos Quartos", engano que os terá iludido quanto aos prémios do jogo desta noite...


A bem ou mal, com ou sem desilusões,

FORÇA PORTUGAL!

terça-feira, junho 15, 2004

À procura do Spike



Continuando no âmbito da escrita animal, ou melhor sobre animais, e não por um animal, é altura de falar do Spike.

Na verdade, para os mais atentos, há cerca de uns meses atrás encontrei, junto à porta do meu prédio um cão abandonado, lindíssimo e curiosamente com outro superlativo sintético à mistura - não obstante a sua visível pureza de raça - magríssimo!

Na altura tanto hesitei em trazê-lo para casa, que hoje não só lhe perdi o rasto, como também estou certo de que os seus olhos seriam o suficiente para me convencer a acolhê-lo lá em casa.

Eis-me, pois, na demanda de um outro exemplar canino, nomeadamente o tão desejado Labrador, que vá-se lá saber porquê, terá o mesmo nome: SPIKE.

Mas a busca não tem sido nada fácil, e por mais que me quisesse supreender no meu dia de anos, DIA 16 de Junho, ESTA QUARTA-FEIRA, a verdade é que até ao momento, todos os labradores bebés, puros que procuro, já foram apelidados de outro modo pelos seus Donos.

Só faltava pôr um anúncio no jornal do tipo:


" Procuro LAbrador puro bebé, que deseje passar os próximos 10 a 12 anos de vida, na companhia de um dono amigo, com a condição de ser chamado de Spike." Tenho um 1,70 m, adoro correr e passear, e as minhas áreas de interesse são ....... bem, tudo e mais alguma coisa." -> Garantimos discrição, no nosso salão de massagens....

OOOPS, acho que já estava a ler o próximo anúncio.....

Por isso, se souberem de algum cachorrinho à espera de Dono, com estas características, não hesitem em contactar-me!!!!!

email: magico@netcabo.pt ou olharcritico@netcabo.pt


OBRIGADO!!!!


quarta-feira, maio 26, 2004

Morreu o Golfinho Balu



Afinal as melhoras que o pobre animal apresentava eram os últimos dias de vida.

Há quem entenda que Deus procura proporcionar minutos finais de paz a quem destina a derradeira partida...

quarta-feira, maio 05, 2004

Publicidade nada enganosa



Brevemente o Regresso de "O Parcialóide", com uma entrevista a uma personalidade muito especial....