quarta-feira, junho 21, 2006

Gramar isto



A todos os que compram fiambre, queijo ou outras coisas a peso:

Nunca esquecer que a unidade de medida de massa correspondente é O Grama e não A GRAMA!!!!!

Isto claro, se não quiserem comprar relva, essa sim substantivo feminino, mais conhecida pelos Brasileiros como grama.

Dúvidas? Resposta em http://ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?id=1201.

segunda-feira, junho 19, 2006

Bublé - You and I



Avesso à mudança tropecei no Amor.
Agarrei-me, então, firme à esperança,
que avivada a lembrança
Retomasses o rubor.

Mas, sem olhos no coração
Para veres quem te admira,
Recusas,
e não me esticas a mão.

Conheço agora PERDER.

Usei a palavra alguma vezes,
Sem me aperceber
Da profundidade que indica,
E do vazio que explica
O quanto me está a doer.

Dor que faz esquecer o prazer,
E que mata, com temor, a sede de te ter...
Como antídoto deste morrer.

Esquece a identidade que ousou amar,
O órgão perdido nesse corpo quente,
Alma presente no coração em saudade,
Querido amor.
Querido Apagar.

Mente a si mesmo o verbo gostar
Quando se apaixona pela perda.

E não cede fácil à dúvida, que
Insistente, toma o lugar
Da Merda que é sentir sem
O Teu gostar,
A acompanhar.

sexta-feira, junho 16, 2006

o 16



Número da sorte, ou das puras coincidências...

Facto inegável.... hoje, dia 16, inicio o 27.º ano de existência.

Abraços e beijinhos aos amigos.

quinta-feira, junho 08, 2006

Exterminadores Implacáveis



A condição Humana.

O Respeito pelo próximo Versus o atentado terrorista.

Hoje foi comunicado o "extermínio" do chefe da AL QUAEDA no Iraque, prontamente acompanhado pelo regozijo dos presentes na conferência de Imprensa, ao som das efusivas palmas.

Como a morte de alguém pode ser motivo de alegria...para quem não se afirma Terrorista.

sexta-feira, junho 02, 2006

Frigo adventure



Teimosia ou mera coincidência, voltei a passar pela loja dos "Supermanos".

15.13h

Almoço comido, e em pleno horário de trabalho.

Forço a porta, porque o mero empurrar não a abre. Está fechada à chave.

Ninguém nas redondezas, nem no interior, o que confirma as linhas de um post anterior...
Um café que durou demasiado tempo...

É, de facto para algumas pessoas o n.º 13 é um número de Azar.

Neste caso, significa comprar o belo do Frigo Inox noutro lado, onde o vendedor lê os posts do Olharcritico...

quinta-feira, junho 01, 2006

o Porquê



Sei que quando te mando mensagens não é apenas porque penso em ti.

Mas para que penses em mim, porque temo que já não o faças.

Pergunto-me,

Se não o fazes, será que ainda gostas?
E será que vale a pena gostar de alguém que não pensa em Nós?

Não vale, se esse alguém não gostar.
E tu, gostas?

Não.

E não sei de nada. Não há respostas evidentes ou directas, mas apenas e tão só, momentos tão contraditórios.

Enfio-me no trabalho....distrai-me e silencia os murmúrios do coração. Por agora.

terça-feira, maio 30, 2006

Hora de almoço



Ainda há quem diga que se vive uma época de crise...

Subia eu em direcção ao Saldanha, quando vejo uma loja dos "Supermanos".

Hora de almoço.
Posso aproveitar para ver os preços dos frigoríficos, já que preciso de comprar um. Em inox. Sem mais mariquices.

Porta fechada, gente na loja.
Pergunto em surdina se está fechado...gesticula que sim, mas dirige-se lentamente até à porta pelo lado de dentro.

Aguardo a lenta deslocação, propositada?!

Abre-se a porta....e lá vai ela dizer qualquer coisa simpática, quando o balão da imaginação faz pop, eu acordo e.... "Ainda faltam 5 minutos!"

Fecha a porta, e vira-me as costas em direcção ao café, julgo eu.

Ainda pensei em dizer-lhe ao que vinha, mas não a quis incomodar.
Afinal de contas, retirar-lhe a hora de almoço, obrigando-a a fazer trabalhar o multibanco, ou até mesmo, concedendo-lhe uma comissão.
E eu não sou mau, por isso, tive pena dela e deixei-a ir, lentamente, como quem vai ao café 20 minutos antes de voltar a abrir a loja.

Detesto incomodar as pessoas com o meu consumismo. Sobretudo aquelas que têm uma loja e não querem vender.

quarta-feira, maio 24, 2006

Linha de Vida



Subo degraus. Há cinco dias que subo os mesmos degraus. Contam-se em silêncio, mas não sei dizer o seu número. Talvez por nunca ter sentido a necessidade de o saber, ou porque, na inconstância das novas que surgiam, pensava que os abandonaria antes de me habituar a eles.

Sem saber, ou pelo menos sem dar por isso, cumprimento-os piso após piso, e eles lá me respondem. Sempre em silêncio.

5 dias e um quarto andar.

Conheço de cor os aviso, as molas do elevador, o ranger das cadeiras da sala de espera, os olhares dos médicos, os turnos das enfermeiras e a luz que se sobrepõe ao sol que não vejo aqui dentro. Como um ciclo mórbido, os entubados que se estendem nas macas lutam....sem parar.

Minto.

Parou... faleceu 1 mês depois da primeira batalha.

Dizem que está num lugar eterno, para sempre...

Obrigado querido Avô, por me mostrares como deve ser um homem honesto, responsável, bom pai de família, e, bom marido.
Tenho saudades tuas...

quinta-feira, maio 11, 2006



Cénico de Direito apresenta,



"12 em fúria"....No Teatro da Luz!


Baseado em Twelve Angry Men, de Sidney Lumet
SINOPSE
....E se a sua vida dependesse de um voto? De doze, para ser mais exacto. O que sentiria se de repente, as suas palavras e as suas afirmações nada valessem perante doze pessoas que apenas querem ter certezas? Ou apenas uma: a da sua culpa.
....Silenciado pelas regras próprias dos tribunais, a sua defesa depende da astúcia, engenho e inteligência do seu advogado.
....Finda a produção da prova, cabe aos doze jurados tomar a decisão, unânime e final. O seu destino está agora nas mãos deles.
....Você sabe que os erros ou omissões em Tribunal pagam-se caro... a si pode custar-lhe a vida.
....Não havendo certezas há lugar à dúvida razoável… e você está livre.
....É este o drama psicológico vivido por muitas pessoas, que têm a infelicidade de cair nas malhas do crime e de aguardar encarcerados o veredicto final de doze americanos típicos.
....Esta peça vem explorar não só as falhas de um sistema judicial essencialmente retórico e pouco técnico, como também a falha humana na apreciação de factos, provas e condutas. Falha, essa, que poderá conduzir à morte de alguém, mesmo que completamente inocente.

TEXTO DE PUBLICIDADE
Um homem morre depois de ter sido esfaqueado.
O seu filho, um rapaz de 18 anos, é acusado de o ter morto.
Doze pessoas que não se conhecem foram chamadas para decidir o destino deste jovem: a liberdade ou a cadeira eléctrica.
....Agora, imagine-se numa sala, trancado, com 11 desconhecidos.
....A todos foi concedido um voto, uma certeza: culpado ou inocente.
....É-lhe comunicado que tudo depende do vosso veredicto unânime.
....É, pois, o número 12 a chave do destino do rapaz.

FICHA TÉCNICA
Encenação: Pedro Wilson
Argumento original e história: Reginald Rose
Adapatação de Texto: Henrique Gomes
Luminotecnia: Pedro Wilson
Sonoplastia: André Sobral
Figurinos: Cénico de Direito
Cenografia: André Sobral com a colaboração de Clara Sevivas e João Silva
Relações Públicas: Ana Paula Lopes e Paula Cristina Morais
Produção: Cénico de Direito
Direcção de Produção: Ana Paula Lopes, Joana Sevivas e Paula Cristina Morais
Elenco: Ana Gomes, Ana Panão, Ana Paula Lopes, André Sobral, Diogo Pinto, Henrique Gomes, Íris Baptista, Joana Sevivas, João Valério, Mafalda Velez, Paula Cristina Morais, Paula Martins, Paulo Mendes e Rodrigo Vilarinho
Duração: 70 minutos

ACTUAÇÕES
FESTIVAL FATAL - ESCOLA POLITÉCNICA DE LISBOA
DIA - 11 DE MAIO -
TEATRO DA LUZ
Maio:

- 9, 10, 23, 24, 30, 31

Junho

- 6, 7, 13, 14

_____________________________________________________________________________________________
CONTACTOS:
Página INTERNET: https://webmail.netcabo.pt/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://www.CENICO.NO.SAPO.PT
Telemóvel: Ana Paula Lopes (Directora) 918827960
EMAIL: cenico@netcabo.pt
Posted by Picasa

terça-feira, janeiro 31, 2006

Ressaca doce



2.º dia.
Não posso passar por aquele armário...

A porta tem um vidro fosco, e eu sei que do outro lado se encontra a fonte do meu vício.
A ansiedade instala-se e, de repente, a vontade, o desejo e a fraqueza numa união mais forte do que a minha determinação precipitam-me sobre a pega.

De punho firme, preso à necessidade debato-me uma última vez na esperança de um choque que me atire para o chão.

Nada.
a porta abre-se....está ali mesmo, protegido por uma prata dourada, dentro de um paralelipípedo azul com desenhos.

O CHOCOLATE DE AVELÃS DO LIDL!!!!!!

Já sinto o chocolate a derreter-se na boca, separando-se das avelãs, deliciando-me momentaneamente até à nova fila de quadradinhos, que em breve estarão, primeiro na minha mão e depois a deslizar pela língua....

não resisti....

terça-feira, dezembro 13, 2005

Reciclagem Cultural



Estava a descer a Fontes Pereira de Melo, e bombardeado pelos inúmeros placards de publicidade referentes a espectáculos em cena e por estrear, reparo num em particular: "Miss Saigon".

Em baixo, em letras gordas, qualquer coisa como "o espectáculo que esteve em cena durante.... anos, finalmente em Portugal".

Depois do CAT's, só consigo dizer a mim mesmo:

"Portugal é, de facto, a lixeira dos outros países."

Quando os outros já não querem, já se fartaram, apanhamos com os restos e ainda por cima lambuzamo-nos.

Talvez seja uma perspectiva demasiado pessimista, mas há dias em que se acorda assim, no canto da Europa e do Mundo.

quarta-feira, novembro 30, 2005

A injustiça da morte



Transcrevemos aqui a notícia do falecimento de um indivíduo único, um formador de homens e de profissionais do Direito...meu professor Dr.º José Carlos Mira, a quem devo muito...

"Faleceu na noite passada no seu escritório, o Dr. José Carlos Mira. Antigo Vice-presidente do CDL, o Dr. José Carlos Mira, esteve ligado à Formação na Ordem dos Advogados, desde o seu início. Leia aqui uma evocação da autoria da Dra. Teresa Alves de Azevedo:

O Senhor Dr José Carlos Mira nasceu no dia 18 de Agosto de 1944 em Lisboa.Formou-se aos 25 anos pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Iniciou o Estágio no Conselho Distrital de Lisboa a 2 de Dezembro de 1969, sob a orientação do Bastonário Mário Raposo.Inscrito como Advogado desde 1 de Outubro de 1971, com a cédula profissional n.º 2900, exerceu Advocacia ao longo de 34 anos.

Tinha escritório na zona “tradicional” dos advogados que se dedicam ao direito civil: Rua Rodrigo da Fonseca, “virado” para o Palácio da Justiça.Cumpriu o serviço militar em Macau, e levou com ele todos os Códigos e livros de Direito, “com medo de esquecer alguma coisa”.Desempenhou as funções de 1º Vice-Presidente do Conselho Distrital de Lisboa no triénio de 1990-1992, em que era Presidente o Senhor Dr. Rodolfo Lavrador.Era coordenador de Prática Processual Civil do Centro de Estágio do Conselho Distrital de Lisboa, e esteve ligado à Formação desde o final da década de oitenta, ou seja, desde o seu início.Tinha ideias firmes e conhecedoras sobre o que é e deve ser a Formação para Advogados; era exigente e justo.

Dedicou grande parte do tempo à sua “rapaziada”, com sacrifício da vida pessoal e profissional.Foi o grande impulsionador das conversas na “Sala do Advogado” do CFO, incentivando a discussão saudável de questões práticas de processo civil e não só. Deixa viúva a companheira de toda a vida e deixa um filho, engenheiro de sistemas, “porque foi suficientemente inteligente para não seguir advocacia”.Adorava corridas de toiros e dizia-se do Benfica.Ensinou os formandos a distinguir “citação” de “notificações” dizendo-lhes que “a citação é como a Mãe: só há uma.”Faleceu subitamente, no meio de uma graça, deixando activa no computador à sua frente a página do CFO-Lisboa…O corpo encontra-se na Igreja de Santo Condestável (Campo de Ourique).

Amanhã, às 10h00 celebrar-se-á a Missa de corpo presente, após o que o funeral seguirá para o Salão Nobre da Ordem dos Advogados, no Largo de S. Domingos, donde sairá, cerca das 15h00, para o cemitério do Lumiar."

terça-feira, novembro 29, 2005

Blind Economy



Hoje, no Metro, por volta das 10.20.

Filha invisual pedinte dirigindo-se à mãe igualmente invisual enquanto caminhavam pela carruagem:

- Vá anda mais depressa, demoras muito a "fazer os Metros"!

quinta-feira, novembro 10, 2005

Eu tenho um Blog Presidencial !



Curioso para conhecer melhor as ideias e propostas dos "nossos" candidatos à Presidência, decidi dar uma vista de olhos nos Blogs respectivos, sem grandes expectativas confesso.

Eis-me chegado ao Blog do Sr. Dr. José Maria Martins - http://josemariamartins.blogspot.com/.

Desde logo, fiquei verdadeiramente impressionado com o elevado rigor na selecção dos links para outros blogs, que passo a destacar:

- A Arte da Fuga - http://aartedafuga.blogspot.com/ - Coerente, no mínimo! Veja-se a saída subtil do Sr. candidato da empresa situada na tão falada "casa das Rua das Forças Armadas" ainda há umas semanas.

- A Causa foi modificada - http://acausafoimodificada.blogspot.com/ - com certeza relacionado com o número de vezes que o Cliente com o nome de Vogais e Consoantes repetidas já mudou de versão dos factos.

- Almocreve das Petas - http://almocrevedaspetas.blogspot.com/ - Um pouco de imaginação caríssimos leitores!!

- Choque Frontal - http://choquefrontal.blogspot.com/ - Mais uma alusão ao incidente da Rua das forças Armadas.

- Clube de Fans do José Cid - http://clubedefansdojosecid.blogspot.com/ - Sem explicação possível...

- Em cima delas que nem cães - http://emcimadelasquenemcaes.blogspot.com/ - Gostava de conseguir comentar esta escolha...

- Fonte das virtudes e Glória Fácil - http://fontedasvirtudes.blogspot.com/; http://gloriafacil.blogspot.com/ - Por alguma razão optámos por mencionar estes dois em conjunto... soou-nos a mensagem subliminar.

- Impensável, Impertinências, incongruências, irreflexões - http://impensavel.blogspot.com/; http://impertinencias.blogspot.com/; http://incongruencias.blogspot.com/; http://irreflexoes.blogspot.com/ - Vá lá freguês...é a 5 Euros o par. São sempre bons os momentos de reflexão.

- Jesus me chicoteia e No cu de Judas - http://www.jesusmechicoteia.com.br/ - ...Sem comentários...apesar do esforço notável em conjugar a Política com a Religião.

- O Insubmisso - http://oinsubmisso.blogspot.com/ - Para quem defende um sr. que é alegadamente pedófilo... coerente.

- Portugal dos Pequeninos - http://portugaldospequeninos.blogspot.com/ - Que pena lembrarmo-nos sempre da casa Pia...


-Merde in France http://merdeinfrance.blogspot.com/ - Dom da adivinhação

- Sem Emenda - http://sem-emenda.blogspot.com/ - Agora não me recordo porque decidi terminar com este link...


Compreende-se um eventual nervosismo, afinal de contas as recentes notícias sobre o homicídio do 2º advogado de Saddam, fazem aproximar os próximos advogados na lista de defensores escolhidos...

Já agora, quanto ao contéudo do Blog, limitar-me-ei a transcrever algumas frases que considero fulcrais, sem prejuízo de V.Exas se deslocarem ao mesmo para se inteirarem do contexto em que são ou foram proferidas!

- "As eleições para a Presidência da República podem ser um momento chave de exercício do direito de votar em quem se acredita. Ou seja, o simpatizante do Partido Socialista não tem de "comer" com Mário Soares."

- "Mário Soares não é, nem nunca foi de "esquerda". Mário Soares é social democrata. Sempre teve o apoio os EUA e da CIA, sempre foi companheiro de rota dos partidos social democratas da Europa. Mas foi pior governante que qualquer um dos granbdes lideres europeus."

- "Vamos mostrar ao mundo que somos diferentes, que somos inteligentes e votamos consoante a nossa consciência. Em França e na Holanda o "Não" ao Tratado Constitucional, mesmo contra as indicações de voto dos grandes partidos , mostrou povos maduros democraticamente.Vamos votar em consciência e deixar o espartilho dos partidos.Mário Soares e Cavaco Silva são passado. Queremos algo melhor, diferente, ético, incorruptível. Vamos escolher alguém que pode dar um murro na mesa e defender Portugal e os Portugueses. Alguém igual a todos vós.Somos nós que mandamos no nosso destino. O nosso orgulho impõe que mudemos de sistema político, de prática política.Quero um Portugal com voz no Mundo, respeitado."

- "O meu telemóvel é 966033730".

- "Espanha domina Portugal, controla a nossa economia, determina o grau de pobreza que devemos ter para nos subjugar.Não se pense que este é um discurso radical de direita. Não se pense sequer que queremos guerra com Espanha."

E

"Cedendo a Espanha, curvando-se face a Espanha, vendendo o seu."

"Os cargos que muitos têm hoje, colaborando com Espanha , devem ter consequências criminais."

"Sócrates está a vergar-se a Espanha!"

Bem... tendo em conta que um dos links, como Blog escolhido pelo Sr. Candidato é... VIVA ESPANHA - http://vivaespanha.blogspot.com/ ... Enfim!

"Portugal é um país pobre. O desemprego, os baixos salários, o custo de vida elevadissimo, comprometem o poder de compra dos portugueses e o comércio."

"Na Grécia , nomeadamente em Atenas - que eu conheço muito bem - o comércio tradicional dá vida à cidade."

"Por tudo isto, apelo a que subscrevam os formulários que estão em PDF no nosso site:http://www.darvozaoscidadãos.org/ , ou , http://www.josemariamartins.com/ e enviem por carta para a nossa sede de candidatura.Para ajudar nas despesas da candidatura agradecemos apoio financeiro, que pode ser feito através de transferência bancária, para o NIB: 003300000148021858485.Por pequena que seja a contribuição, ela é muito útil."

Falando de Espanha -> "Temos de apostar na opção nuclear. Decididamente.

Espanha tem mais de 10 centrais nucleares, algumas geminadas. Mesmo a nossa EDP tem participação social numa central nuclear espanhola!".

"Não concordo com a construção do aeroporto da OTA. Não estamos em condições para obras faraónicas."

E

"Entendo que devemos ter centrais nucleares, duas , três."


"Hoje os comentadores políticos são de terceiro nível. Todos arregimentados. Todos à procura de tacho."

E


"O nosso mandatário para a Juventude é :Luis Simões Aluno do 3º Ano do Curso de Marketing e ConsumoEscola Superior de Gestão de Santarém"


"Ah! D. Nuno Álvares Pereira, Ah ! D. Henrique, Ah !Marquês de Pombal, temos "caca" em vez de varões ou mulheres europeias.Trastes vendidos a tostões!Por este caminho não vamos a lado nenhum!"

"Manuel Alegre, saiu do sotão onde sempre viveu. De repente , qual libertado da caverna platónica, descobriu a "luz", e aí anda a dizer que afinal não estava cá!!!"

"Agradeço a todos os amigos que têm contribuído com donativos para a Candidatura, por transferência bancária.O primeiro de todos foi o Paulo."

"O meu muito obrigado. São pequenos contributos , mas que têm um significado tão grande como se tivessem sido transferências de milhões.Conta muito o gesto."

"Ontém no Mercado de Évora e recepção foi excelente."

"Ontém estivemos na Feira do Relógio, em Lisboa, em acção de campanha política e recolha de assinaturas. A recepção foi excelente."

Para mais coisas interessantes: http://www.darvozaoscidadãos.org/ - > Por acaso, só por acaso, a página tem estado indisponível...

Se calhar é melhor verem em... http://www.josemariamartins.com/

Comentários Soltos



Pois é Sr. Fujimori.... pira-se para o Japão, país de onde os seus pais são naturais, e depois quando pretende regressar ao Peru está à espera de não ser preso, e ainda quer ser de novo Presidente?

Pensa que está onde? EM PORTUGAL??????? SUA Sra. Fátima Felgueiras de olhos em bico...

Isto há cada um.

sexta-feira, novembro 04, 2005

SEGRedo(-tE)


E, sem que o sol possa baixar mais no horizonte,
O redondo dos olhos banha-se no mar salgado
Das lágrimas de que o meu sofrimento é fonte.

E, sem que os lábios possam voltar a provar-te,
Deslizas na memória, sorridente, tal como antes
Quando me abraçavas, já tarde, a aninhar-te.

Pois, se a balança pende agora no prato da sorte,
Não tarda a vingar-se, sorrindo ao pesado destino
do outro prato, em que um menino
pousa a mão fingindo-se forte.

É com esta inocência dos eventos
Que o nó se instala, apertado na garganta,
Impedindo a fala.

E finalmente, no segundo de um suspiro, apertou
A dor que hoje cresce e que não existia
Sem descanso, sem fim,
Estanque, parado, nem me mexia.
Agarrado ao corpo, agarrado a mim,
Querendo cessá-la, e não conseguia.

E afinal, apenas agora começou...

domingo, outubro 30, 2005



Era uma vez...


My name is IKE...SPIKE, lembram-se? Posted by Picasa


OOPS


A gripe das Aves já fez as primeiras vítimas.... A TVI mostrou-nos quais os efeitos mais indesejados desta doença: erros de escrita do Português!!!!  Posted by Picasa

quarta-feira, outubro 19, 2005

Misdirection



Reparem nesta notícia do TSF online em www.tsf.pt:

"Cristiano Ronaldo em liberdade sob pagamento caução
Cristiano Ronaldo vai pagar uma caução e sair em liberdade. O jogador português do Manchester United foi detido, esta quarta-feira, para interrogatório num caso em que é acusado de violação.

( 18:05 / 19 de Outubro 05 )


Cristiano Ronaldo vai sair em liberdade sob o pagamento de uma fiança, avançou a televisão britânica «Sky News».

O jogador do Manchester United, que foi detido esta quarta-feira para interrogatório, está a responder num caso em que é suspeito de violação.

A queixa foi apresentada por duas raparigas contra Cristiano Ronaldo e um amigo. O caso terá acontecido no início de Outubro.

Entretanto, o treinador-adjunto do Manchester United, Carlos Queiroz, já informou que o clube estava a par de tudo."



É uma maneira inteligente de convencer as marcas que patrocinam a imagem do Ronaldo de que ele, afinal de contas, não é Homossexual...

Só falta as meninas desistirem da queixa...

Será possível????

domingo, setembro 04, 2005


Enfim o Terceiro Quadro!

Legenda: Como destruir uma tela e exibi-la parecendo que se sabe exactamente o que se fez! Posted by Picasa