domingo, dezembro 17, 2006
"O amor é fodidoº. Hei-de acreditar sempre nisto. Onde quer que haja amor, ele acabará, mais tarde ou mais cedo, por ser fodidoº.
É melhor do que morrer. Há coisas, como o álcool e os livros, que continuam boas. A morte é mais aborrecida.
Porque é que fodemosº o amor? Porque não resistimos. É do mal que nos faz. Parece estar mesmo a pedir. De resto, ninguém suporta viver um amor que não esteja parcialmente fodidoº. Tem de haver escombros. Tem de haver esperança. Tem de haver progresso para pior e desejo de regresso a um tempo mais feliz. Um amor só um bocado fodidoº pode ser a coisa mais bonita do mundo."
Página 16 de "O amor é fodidoº", de Miguel Esteves Cardoso.
sexta-feira, dezembro 15, 2006
"Debaixo do cabelo preto, penteado para cima, viu um rosto luminoso, muito terno e muito inteligente, uma boca vermelha como um figo acabado de cortar, sobrancelhas pintadas a descrever um arco alto, olhos escuros, inteligentes e observadores, e um pescoço claro e esbelto, a emergir do vestido verde e dourado. As mãos da mulher eram firmes e macias, compridas e estreitas, ornamentadas com largas pulseiras de ouro nos pulsos. Ao ver como era bela, o coração de Siddhartha rejubilou."
in Siddartha, de Herman Hesse
Naquela noite, foi o teu perfume
que me atravessou por inteiro.
Como o obsessivo ciúme,
Que com estoque no peito
Perfura ligeiro.
Mas o odor fabricado,
Cujo nome não repito
Tal o medo de me contaminar
Com o amor já mito,
Teima em pegar-se a mim.
A ficar.
E quando o cego ama
Em silêncio neutro de terceiro,
Eis que a memória trama:
Encurrala o touro
Entre o cavaleiro e a chama.
(2)
E quando o cego ama
Em silêncio neutro de terceiro,
Eis que a memória me trama:
És quem diz que Ama,
E rejeitou primeiro?
Soa a corneta afinada:
Termina o sofrimento!
Na arena, a espera concertada
Pelo lamento do animal,
Que com a espada enfiada
Morre de amor,
no final.
domingo, outubro 15, 2006
Preguiça de escrever
Queria escrever.
Mas, ao mesmo tempo, não sei porquê, não tenho paciência.
Por fim, quando me preparava para dar brilho às teclas do computador, eis que o dito descontente com a situação do país, decide entrar em GREVE, SEM PRÉ-AVISO!
Pifou como há muito não o fazia.
- PIFAR:
v. tr.,
roubar;
bifar;
surripiar;
Brasil,
avariar;
falhar;
deixar de funcionar. -
O capricho ou a preguiça foram rapidamente substituídos pela vontade irresistível de dedilhar e acariciar ao de leve o teclado de um qualquer computador. Isto porque a impossibilidade traz-nos destas coisas...
segunda-feira, agosto 28, 2006

PArabéns Queridos amigos da SEMANA "ZEN"!
A quinta do Vale da Lama, em Odiáxere perto de Lagos, recebeu um grupo de jovens desejosos de umas férias diferentes. Um ATL ou campo de férias para maiores de 18!
Esta foi uma das actividades que tive a oportunidade de organizar como "formador": almoço Japonês!
A todos os que estiverem presentes, Muitos Parabéns!
O resultado do vosso esforço está à vista.
quarta-feira, agosto 16, 2006
segunda-feira, agosto 07, 2006
sexta-feira, agosto 04, 2006

the men
Se nunca ouviram falar de Helder Guimarães, prometo-lhes uma grande surpresa para quando ouvirem o seu nome.
O Helder é um jovem que comunica de forma rectangular, através de 52 idiomas gráficos que todos conhecemos....Um simples Baralho de Cartas.
Hoje, este rapaz que conheço melhor de reputação, do que como pessoa, foi considerado o melhor comunicador na sua arte. E isto tudo aconteceu longe de casa, longe daqueles que poderiam ter alguma influência nesta decisao....aqui na Suécia!
Hoje o Helder foi considerado o melhor do mundo em Cartomagia!
Parabéns Helder, gracas a ti aprendi que, de facto, o impossível é possível.....mas apenas nas tuas mãos.
Parabéns também ao GRande David Sousa, grande vencedor do 2º Prémio de Manipulação, de quem não posso deixar de gabar a sua qualidade e humildade.
Lembrem-se.... A qualidade vence sempre!
terça-feira, julho 18, 2006
Portalegre
Encerrado o Acto Público do Concurso a que assisti, deparei-me com uma imensidão de tempo para descobrir esta bela Cidade que me acolhe.
Portalegre recebeu-me com chuva, impedindo-me de beneficiar da água "azulada" da piscina do Hotel. Verdade seja dita, nem calções trouxe, mas é comum queixarmo-nos de tudo e atirar a culpas ao tempo.
Voltando atrás. . . 3,2, 1.
ABRE LOS OJOS...
Acordo.
A televisão e as luzes dos candeeiros nas mesinhas de cabeceira ligadas.
Adormeci sem o click nos botões que dão acesso à escuridão.
Acontece-me cada vez mais vezes.
Escapa um semi-palavrão quando me apercebo dos números que os ponteiros apontam no meu relógio.
Daqui a menos de uma hora tenho de estar num concurso público. Pequeno almoço, sem gravata para ser mais rápido, mas antes, um duche rápido.
Vôo para fora do empedrado do hall de entrada do hotel, e alcanço o meu carro.
Olá! - Exclamo. Pinga o Céu uma "chuva de Verão".
A tempo e horas, aguardo já que me chamem para se iniciar o concurso Público. Ninguém conhecido. Ninguém que me acompanhe nas descobertas gastronómicas que caracterizam estas minha viagens.
Agora um Fastforward.......... -> -> -> -> OK!
Despachado, deambulo pela Cidade, sem nada, rigorosamente nada para fazer.
Visito exposições, e venho para esta biblioteca, que por sinal contrasta com o fraco desenvolvimento tecnológico da Urbe, pelo menos aparente.
Aqui existem computadores de acesso e utilização gratuitos, salas de audiovisuais onde nos podemos sentar num sofá, colocar uns auscultadores e ver um DVD. Fantástico não é?
Basta apenas um "Por Favor".
Termino aqui este "Log", pequeno apontamento porque o tempo de utilização, apesar de gratuito é limitado a uma hora!
Em breve, regresso.
Do interior do Alentejo..... uma saudação muito especial!
domingo, julho 16, 2006
quinta-feira, julho 13, 2006
FISM 2006 em ESTOCOLMO
Recebi hoje o seguinte email:
![]()
WELCOME to the FISM™ 2006 newsletter!We hope you will enjoy receiving this newsletter that you subscribed to. However, if you'd rather not receive future e-mails of this sort from the FISM™ 2006 organization please see information at the end of this message.
TWO WEEKS LEFT!
Significa isto, caros amigos, que dentro de 2 semanas parto para Estocolmo, com um Grupo magnífico de Pessoas, para representar o nosso país no Campeonato Mundial de Magia.
De facto, enquanto membro do Grupo de Teatro Mágico da Api, posso dizer-lhes que é com enorme entusiasmo que este Rapaz, Advogado, e algo mágico, antecipa o que pode bem vir a ser...a semana mais mágica de sempre.
Para mais informações sobre o Evento, que aliás passa quase despercebido não fosse o pouco interesse que a nossa Comunicação Social atribui a este tipo de acontecimentos, acedam a http://www.fism.com.
Até lá!
It's a Kind of Magic!
domingo, julho 09, 2006

Amplidão de Verão
Cansado das agruras próprias da profissão e da constante sujeição ao tempo, sob forma de "PRAZOS", é altura de esticar a toalha e abraçar a areia.
Armação de Pêra é desde há muito o destino de férias da família, até porque a sorte ditou que lá adquiríssemos um apartamento, muito antes mesmo do presente caos urbanístico.
Recordo-me de ser puto, e ter um imenso areal para correr, saltar e jogar à bola. Os toldos, erguidos longe do marulhar e das cambalhotas da água salgada, contrastavam o seu azul marinho com o amarelo torrado dos grãozinhos minúsculos filhos da erosão.
O silêncio competia com as ondas irrequietas...e o levante agitava os dias excessivamente calmos.
Um privilégio escondido e preservado pelos habitués da Praia de Armação de Pêra.
Um dia... apareceu o telemóvel.
E com ele a comunicação, o passa a palavra, os contrutores civis, as alterações ao PDM, as dezenas de ruas paralelas à Marginal, os hipermercados, os bancos, os multibancos vazios de dinheiro, a falta de água, os carros, as ruas cortadas e, finalmente, a falta de espaço na praia.
Espirrar passou a incluir um "peço desculpa", tal é a proximidade com o vizinho, que sem pensar duas vezes, estende a sua toalha no pedacinho livre junto ao nosso, formando ao todo centenas de retalhos multicolores, separados por milimétricas tiras de areia.
As toalhas, claro, viram o seu tamanho aumentado, ou não fossem marcações territoriais a respeitar escrupulosamente.
E o Paraíso transformou-se...
Mas, para que não me chamem Velho do Restelo, eis que chega o objectivo do presente texto.
A foto que incluo neste meu post, não é de tempos idos, mas do que ainda se consegue encontrar hoje, a custo de umas centenas de metros a pé ou mesmo de carro.
A paisagem quase liberta de chapéus de sol, de rádios AM, FM, M&M.
E um mar só para nós.
A preguicite aguda do visitante cega-o, impedindo-o de lutar por áreas mais amplas de espaço vazio.
É que, como acima referi, para se chegar aqui, onde somos todos donos de um pedaço de sonho de verão, basta percorrer um extensão mais do que justificável de caminho.
Há, felizmente, coisas que nunca mudam,
como a preguiça...
Vai um brinde?
sábado, julho 08, 2006
Sei...
Disseram-lhe tudo.
Ouviu e engoliu em silêncio, mas em seco.
"Andas há demasiado tempo a gostar da mulher errada".
"Não faças depender a tua auto-confiança dos outros, descobre-a em ti!"
"Não procures, e quando menos esperares..."
Soava-lha a lugar-comum. Mesmo muito.
Mas ouvir não é difícil...como acreditar na eficácia daquelas palavras.
3:07 da manhã....e quando nada o fazia esperar....
sexta-feira, junho 23, 2006
Princípio e Fim
Uma moeda de cem.
Algo tão inocente, um favor
Que não se nega, nem
A um futuro Amor.
E mesmo que o pedido o fosse sem pudor,
Sorri observando,
Que o simples tostão em mim criou
A tentação de, teimando,
Lhe negar o que rogou, desafiando…
O que em seguida se passou é controverso,
Já ninguém pode afirmar com certeza,
Muito menos aqui, em verso
Apresento a minha defesa.
Sei hoje, sim,
Que triste é o abandono.
E que apagarei, enfim,
O teu coração e o seu novo dono,
Como se para mim,
Fosse mais uma partida do sono.
Beijinhos Piri,
Que adormeças em seus braços feliz
Como eu sempre fiz
Nos teus, que escolhi.
Fim
quarta-feira, junho 21, 2006
You, Metro and I
Olho para o rosto, e vejo-te a ti.
Sorriso seguro numa boca que às vezes não sente.
Nada de diferente.
Os braços percorrem um pescoço que não o teu,
E abraçam-no num corpo,
que em esboço...parece o meu.
Esta é a imagem que constato,
Não fotográfica,
Mas um relato do que é antes…
Um reflexo.
E aquele, na verdade… não sou eu.
Desorientado, não sei o que sinto.
Se a reacção do instinto, ou
A saudade do que não é meu.
Mas este que sente… sei que sou eu.
Desejo quem não tenho, e
O que se perdeu, algures
Na rotina, num desenho
que sem esperança,
alguém rasgou…Eu!
Gramar isto
A todos os que compram fiambre, queijo ou outras coisas a peso:
Nunca esquecer que a unidade de medida de massa correspondente é O Grama e não A GRAMA!!!!!
Isto claro, se não quiserem comprar relva, essa sim substantivo feminino, mais conhecida pelos Brasileiros como grama.
Dúvidas? Resposta em http://ciberduvidas.sapo.pt/php/resposta.php?id=1201.
segunda-feira, junho 19, 2006
Bublé - You and I
Avesso à mudança tropecei no Amor.
Agarrei-me, então, firme à esperança,
que avivada a lembrança
Retomasses o rubor.
Mas, sem olhos no coração
Para veres quem te admira,
Recusas,
e não me esticas a mão.
Conheço agora PERDER.
Usei a palavra alguma vezes,
Sem me aperceber
Da profundidade que indica,
E do vazio que explica
O quanto me está a doer.
Dor que faz esquecer o prazer,
E que mata, com temor, a sede de te ter...
Como antídoto deste morrer.
Esquece a identidade que ousou amar,
O órgão perdido nesse corpo quente,
Alma presente no coração em saudade,
Querido amor.
Querido Apagar.
Mente a si mesmo o verbo gostar
Quando se apaixona pela perda.
E não cede fácil à dúvida, que
Insistente, toma o lugar
Da Merda que é sentir sem
O Teu gostar,
A acompanhar.
sexta-feira, junho 16, 2006
quinta-feira, junho 08, 2006
Exterminadores Implacáveis
A condição Humana.
O Respeito pelo próximo Versus o atentado terrorista.
Hoje foi comunicado o "extermínio" do chefe da AL QUAEDA no Iraque, prontamente acompanhado pelo regozijo dos presentes na conferência de Imprensa, ao som das efusivas palmas.
Como a morte de alguém pode ser motivo de alegria...para quem não se afirma Terrorista.
sexta-feira, junho 02, 2006
Frigo adventure
Teimosia ou mera coincidência, voltei a passar pela loja dos "Supermanos".
15.13h
Almoço comido, e em pleno horário de trabalho.
Forço a porta, porque o mero empurrar não a abre. Está fechada à chave.
Ninguém nas redondezas, nem no interior, o que confirma as linhas de um post anterior...
Um café que durou demasiado tempo...
É, de facto para algumas pessoas o n.º 13 é um número de Azar.
Neste caso, significa comprar o belo do Frigo Inox noutro lado, onde o vendedor lê os posts do Olharcritico...
quinta-feira, junho 01, 2006
o Porquê
Sei que quando te mando mensagens não é apenas porque penso em ti.
Mas para que penses em mim, porque temo que já não o faças.
Pergunto-me,
Se não o fazes, será que ainda gostas?
E será que vale a pena gostar de alguém que não pensa em Nós?
Não vale, se esse alguém não gostar.
E tu, gostas?
Não.
E não sei de nada. Não há respostas evidentes ou directas, mas apenas e tão só, momentos tão contraditórios.
Enfio-me no trabalho....distrai-me e silencia os murmúrios do coração. Por agora.
terça-feira, maio 30, 2006
Hora de almoço
Ainda há quem diga que se vive uma época de crise...
Subia eu em direcção ao Saldanha, quando vejo uma loja dos "Supermanos".
Hora de almoço.
Posso aproveitar para ver os preços dos frigoríficos, já que preciso de comprar um. Em inox. Sem mais mariquices.
Porta fechada, gente na loja.
Pergunto em surdina se está fechado...gesticula que sim, mas dirige-se lentamente até à porta pelo lado de dentro.
Aguardo a lenta deslocação, propositada?!
Abre-se a porta....e lá vai ela dizer qualquer coisa simpática, quando o balão da imaginação faz pop, eu acordo e.... "Ainda faltam 5 minutos!"
Fecha a porta, e vira-me as costas em direcção ao café, julgo eu.
Ainda pensei em dizer-lhe ao que vinha, mas não a quis incomodar.
Afinal de contas, retirar-lhe a hora de almoço, obrigando-a a fazer trabalhar o multibanco, ou até mesmo, concedendo-lhe uma comissão.
E eu não sou mau, por isso, tive pena dela e deixei-a ir, lentamente, como quem vai ao café 20 minutos antes de voltar a abrir a loja.
Detesto incomodar as pessoas com o meu consumismo. Sobretudo aquelas que têm uma loja e não querem vender.
quarta-feira, maio 24, 2006
Linha de Vida
Subo degraus. Há cinco dias que subo os mesmos degraus. Contam-se em silêncio, mas não sei dizer o seu número. Talvez por nunca ter sentido a necessidade de o saber, ou porque, na inconstância das novas que surgiam, pensava que os abandonaria antes de me habituar a eles.
Sem saber, ou pelo menos sem dar por isso, cumprimento-os piso após piso, e eles lá me respondem. Sempre em silêncio.
5 dias e um quarto andar.
Conheço de cor os aviso, as molas do elevador, o ranger das cadeiras da sala de espera, os olhares dos médicos, os turnos das enfermeiras e a luz que se sobrepõe ao sol que não vejo aqui dentro. Como um ciclo mórbido, os entubados que se estendem nas macas lutam....sem parar.
Minto.
Parou... faleceu 1 mês depois da primeira batalha.
Dizem que está num lugar eterno, para sempre...
Obrigado querido Avô, por me mostrares como deve ser um homem honesto, responsável, bom pai de família, e, bom marido.
Tenho saudades tuas...
quinta-feira, maio 11, 2006

Cénico de Direito apresenta,
"12 em fúria"....No Teatro da Luz!
Baseado em Twelve Angry Men, de Sidney Lumet
SINOPSE
....E se a sua vida dependesse de um voto? De doze, para ser mais exacto. O que sentiria se de repente, as suas palavras e as suas afirmações nada valessem perante doze pessoas que apenas querem ter certezas? Ou apenas uma: a da sua culpa.
....Silenciado pelas regras próprias dos tribunais, a sua defesa depende da astúcia, engenho e inteligência do seu advogado.
....Finda a produção da prova, cabe aos doze jurados tomar a decisão, unânime e final. O seu destino está agora nas mãos deles.
....Você sabe que os erros ou omissões em Tribunal pagam-se caro... a si pode custar-lhe a vida.
....Não havendo certezas há lugar à dúvida razoável… e você está livre.
....É este o drama psicológico vivido por muitas pessoas, que têm a infelicidade de cair nas malhas do crime e de aguardar encarcerados o veredicto final de doze americanos típicos.
....Esta peça vem explorar não só as falhas de um sistema judicial essencialmente retórico e pouco técnico, como também a falha humana na apreciação de factos, provas e condutas. Falha, essa, que poderá conduzir à morte de alguém, mesmo que completamente inocente.
TEXTO DE PUBLICIDADE
Um homem morre depois de ter sido esfaqueado.
O seu filho, um rapaz de 18 anos, é acusado de o ter morto.
Doze pessoas que não se conhecem foram chamadas para decidir o destino deste jovem: a liberdade ou a cadeira eléctrica.
....Agora, imagine-se numa sala, trancado, com 11 desconhecidos.
....A todos foi concedido um voto, uma certeza: culpado ou inocente.
....É-lhe comunicado que tudo depende do vosso veredicto unânime.
....É, pois, o número 12 a chave do destino do rapaz.
FICHA TÉCNICA
Encenação: Pedro Wilson
Argumento original e história: Reginald Rose
Adapatação de Texto: Henrique Gomes
Luminotecnia: Pedro Wilson
Sonoplastia: André Sobral
Figurinos: Cénico de Direito
Cenografia: André Sobral com a colaboração de Clara Sevivas e João Silva
Relações Públicas: Ana Paula Lopes e Paula Cristina Morais
Produção: Cénico de Direito
Direcção de Produção: Ana Paula Lopes, Joana Sevivas e Paula Cristina Morais
Elenco: Ana Gomes, Ana Panão, Ana Paula Lopes, André Sobral, Diogo Pinto, Henrique Gomes, Íris Baptista, Joana Sevivas, João Valério, Mafalda Velez, Paula Cristina Morais, Paula Martins, Paulo Mendes e Rodrigo Vilarinho
Duração: 70 minutos
ACTUAÇÕES
FESTIVAL FATAL - ESCOLA POLITÉCNICA DE LISBOA
DIA - 11 DE MAIO -
TEATRO DA LUZ
Maio:
- 9, 10, 23, 24, 30, 31
Junho
- 6, 7, 13, 14
_____________________________________________________________________________________________
CONTACTOS:
Página INTERNET: https://webmail.netcabo.pt/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://www.CENICO.NO.SAPO.PT
Telemóvel: Ana Paula Lopes (Directora) 918827960
EMAIL: cenico@netcabo.pt

terça-feira, janeiro 31, 2006
Ressaca doce
2.º dia.
Não posso passar por aquele armário...
A porta tem um vidro fosco, e eu sei que do outro lado se encontra a fonte do meu vício.
A ansiedade instala-se e, de repente, a vontade, o desejo e a fraqueza numa união mais forte do que a minha determinação precipitam-me sobre a pega.
De punho firme, preso à necessidade debato-me uma última vez na esperança de um choque que me atire para o chão.
Nada.
a porta abre-se....está ali mesmo, protegido por uma prata dourada, dentro de um paralelipípedo azul com desenhos.
O CHOCOLATE DE AVELÃS DO LIDL!!!!!!
Já sinto o chocolate a derreter-se na boca, separando-se das avelãs, deliciando-me momentaneamente até à nova fila de quadradinhos, que em breve estarão, primeiro na minha mão e depois a deslizar pela língua....
não resisti....
terça-feira, dezembro 13, 2005
Reciclagem Cultural
Estava a descer a Fontes Pereira de Melo, e bombardeado pelos inúmeros placards de publicidade referentes a espectáculos em cena e por estrear, reparo num em particular: "Miss Saigon".
Em baixo, em letras gordas, qualquer coisa como "o espectáculo que esteve em cena durante.... anos, finalmente em Portugal".
Depois do CAT's, só consigo dizer a mim mesmo:
"Portugal é, de facto, a lixeira dos outros países."
Quando os outros já não querem, já se fartaram, apanhamos com os restos e ainda por cima lambuzamo-nos.
Talvez seja uma perspectiva demasiado pessimista, mas há dias em que se acorda assim, no canto da Europa e do Mundo.
quarta-feira, novembro 30, 2005
A injustiça da morte
Transcrevemos aqui a notícia do falecimento de um indivíduo único, um formador de homens e de profissionais do Direito...meu professor Dr.º José Carlos Mira, a quem devo muito...
"Faleceu na noite passada no seu escritório, o Dr. José Carlos Mira. Antigo Vice-presidente do CDL, o Dr. José Carlos Mira, esteve ligado à Formação na Ordem dos Advogados, desde o seu início. Leia aqui uma evocação da autoria da Dra. Teresa Alves de Azevedo:
O Senhor Dr José Carlos Mira nasceu no dia 18 de Agosto de 1944 em Lisboa.Formou-se aos 25 anos pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Iniciou o Estágio no Conselho Distrital de Lisboa a 2 de Dezembro de 1969, sob a orientação do Bastonário Mário Raposo.Inscrito como Advogado desde 1 de Outubro de 1971, com a cédula profissional n.º 2900, exerceu Advocacia ao longo de 34 anos.
Tinha escritório na zona “tradicional” dos advogados que se dedicam ao direito civil: Rua Rodrigo da Fonseca, “virado” para o Palácio da Justiça.Cumpriu o serviço militar em Macau, e levou com ele todos os Códigos e livros de Direito, “com medo de esquecer alguma coisa”.Desempenhou as funções de 1º Vice-Presidente do Conselho Distrital de Lisboa no triénio de 1990-1992, em que era Presidente o Senhor Dr. Rodolfo Lavrador.Era coordenador de Prática Processual Civil do Centro de Estágio do Conselho Distrital de Lisboa, e esteve ligado à Formação desde o final da década de oitenta, ou seja, desde o seu início.Tinha ideias firmes e conhecedoras sobre o que é e deve ser a Formação para Advogados; era exigente e justo.
Dedicou grande parte do tempo à sua “rapaziada”, com sacrifício da vida pessoal e profissional.Foi o grande impulsionador das conversas na “Sala do Advogado” do CFO, incentivando a discussão saudável de questões práticas de processo civil e não só. Deixa viúva a companheira de toda a vida e deixa um filho, engenheiro de sistemas, “porque foi suficientemente inteligente para não seguir advocacia”.Adorava corridas de toiros e dizia-se do Benfica.Ensinou os formandos a distinguir “citação” de “notificações” dizendo-lhes que “a citação é como a Mãe: só há uma.”Faleceu subitamente, no meio de uma graça, deixando activa no computador à sua frente a página do CFO-Lisboa…O corpo encontra-se na Igreja de Santo Condestável (Campo de Ourique).
Amanhã, às 10h00 celebrar-se-á a Missa de corpo presente, após o que o funeral seguirá para o Salão Nobre da Ordem dos Advogados, no Largo de S. Domingos, donde sairá, cerca das 15h00, para o cemitério do Lumiar."
terça-feira, novembro 29, 2005
quinta-feira, novembro 10, 2005
Eu tenho um Blog Presidencial !
Curioso para conhecer melhor as ideias e propostas dos "nossos" candidatos à Presidência, decidi dar uma vista de olhos nos Blogs respectivos, sem grandes expectativas confesso.
Eis-me chegado ao Blog do Sr. Dr. José Maria Martins - http://josemariamartins.blogspot.com/.
Desde logo, fiquei verdadeiramente impressionado com o elevado rigor na selecção dos links para outros blogs, que passo a destacar:
- A Arte da Fuga - http://aartedafuga.blogspot.com/ - Coerente, no mínimo! Veja-se a saída subtil do Sr. candidato da empresa situada na tão falada "casa das Rua das Forças Armadas" ainda há umas semanas.
- A Causa foi modificada - http://acausafoimodificada.blogspot.com/ - com certeza relacionado com o número de vezes que o Cliente com o nome de Vogais e Consoantes repetidas já mudou de versão dos factos.
- Almocreve das Petas - http://almocrevedaspetas.blogspot.com/ - Um pouco de imaginação caríssimos leitores!!
- Choque Frontal - http://choquefrontal.blogspot.com/ - Mais uma alusão ao incidente da Rua das forças Armadas.
- Clube de Fans do José Cid - http://clubedefansdojosecid.blogspot.com/ - Sem explicação possível...
- Em cima delas que nem cães - http://emcimadelasquenemcaes.blogspot.com/ - Gostava de conseguir comentar esta escolha...
- Fonte das virtudes e Glória Fácil - http://fontedasvirtudes.blogspot.com/; http://gloriafacil.blogspot.com/ - Por alguma razão optámos por mencionar estes dois em conjunto... soou-nos a mensagem subliminar.
- Impensável, Impertinências, incongruências, irreflexões - http://impensavel.blogspot.com/; http://impertinencias.blogspot.com/; http://incongruencias.blogspot.com/; http://irreflexoes.blogspot.com/ - Vá lá freguês...é a 5 Euros o par. São sempre bons os momentos de reflexão.
- Jesus me chicoteia e No cu de Judas - http://www.jesusmechicoteia.com.br/ - ...Sem comentários...apesar do esforço notável em conjugar a Política com a Religião.
- O Insubmisso - http://oinsubmisso.blogspot.com/ - Para quem defende um sr. que é alegadamente pedófilo... coerente.
- Portugal dos Pequeninos - http://portugaldospequeninos.blogspot.com/ - Que pena lembrarmo-nos sempre da casa Pia...
-Merde in France http://merdeinfrance.blogspot.com/ - Dom da adivinhação
- Sem Emenda - http://sem-emenda.blogspot.com/ - Agora não me recordo porque decidi terminar com este link...
Compreende-se um eventual nervosismo, afinal de contas as recentes notícias sobre o homicídio do 2º advogado de Saddam, fazem aproximar os próximos advogados na lista de defensores escolhidos...
Já agora, quanto ao contéudo do Blog, limitar-me-ei a transcrever algumas frases que considero fulcrais, sem prejuízo de V.Exas se deslocarem ao mesmo para se inteirarem do contexto em que são ou foram proferidas!
- "As eleições para a Presidência da República podem ser um momento chave de exercício do direito de votar em quem se acredita. Ou seja, o simpatizante do Partido Socialista não tem de "comer" com Mário Soares."
- "Mário Soares não é, nem nunca foi de "esquerda". Mário Soares é social democrata. Sempre teve o apoio os EUA e da CIA, sempre foi companheiro de rota dos partidos social democratas da Europa. Mas foi pior governante que qualquer um dos granbdes lideres europeus."
- "Vamos mostrar ao mundo que somos diferentes, que somos inteligentes e votamos consoante a nossa consciência. Em França e na Holanda o "Não" ao Tratado Constitucional, mesmo contra as indicações de voto dos grandes partidos , mostrou povos maduros democraticamente.Vamos votar em consciência e deixar o espartilho dos partidos.Mário Soares e Cavaco Silva são passado. Queremos algo melhor, diferente, ético, incorruptível. Vamos escolher alguém que pode dar um murro na mesa e defender Portugal e os Portugueses. Alguém igual a todos vós.Somos nós que mandamos no nosso destino. O nosso orgulho impõe que mudemos de sistema político, de prática política.Quero um Portugal com voz no Mundo, respeitado."
- "O meu telemóvel é 966033730".
- "Espanha domina Portugal, controla a nossa economia, determina o grau de pobreza que devemos ter para nos subjugar.Não se pense que este é um discurso radical de direita. Não se pense sequer que queremos guerra com Espanha."
E
"Cedendo a Espanha, curvando-se face a Espanha, vendendo o seu."
"Os cargos que muitos têm hoje, colaborando com Espanha , devem ter consequências criminais."
"Sócrates está a vergar-se a Espanha!"
Bem... tendo em conta que um dos links, como Blog escolhido pelo Sr. Candidato é... VIVA ESPANHA - http://vivaespanha.blogspot.com/ ... Enfim!
"Portugal é um país pobre. O desemprego, os baixos salários, o custo de vida elevadissimo, comprometem o poder de compra dos portugueses e o comércio."
"Na Grécia , nomeadamente em Atenas - que eu conheço muito bem - o comércio tradicional dá vida à cidade."
"Por tudo isto, apelo a que subscrevam os formulários que estão em PDF no nosso site:http://www.darvozaoscidadãos.org/ , ou , http://www.josemariamartins.com/ e enviem por carta para a nossa sede de candidatura.Para ajudar nas despesas da candidatura agradecemos apoio financeiro, que pode ser feito através de transferência bancária, para o NIB: 003300000148021858485.Por pequena que seja a contribuição, ela é muito útil."
Falando de Espanha -> "Temos de apostar na opção nuclear. Decididamente.
Espanha tem mais de 10 centrais nucleares, algumas geminadas. Mesmo a nossa EDP tem participação social numa central nuclear espanhola!".
"Não concordo com a construção do aeroporto da OTA. Não estamos em condições para obras faraónicas."
E
"Entendo que devemos ter centrais nucleares, duas , três."
"Hoje os comentadores políticos são de terceiro nível. Todos arregimentados. Todos à procura de tacho."
E
"O nosso mandatário para a Juventude é :Luis Simões Aluno do 3º Ano do Curso de Marketing e ConsumoEscola Superior de Gestão de Santarém"
"Ah! D. Nuno Álvares Pereira, Ah ! D. Henrique, Ah !Marquês de Pombal, temos "caca" em vez de varões ou mulheres europeias.Trastes vendidos a tostões!Por este caminho não vamos a lado nenhum!"
"Manuel Alegre, saiu do sotão onde sempre viveu. De repente , qual libertado da caverna platónica, descobriu a "luz", e aí anda a dizer que afinal não estava cá!!!"
"Agradeço a todos os amigos que têm contribuído com donativos para a Candidatura, por transferência bancária.O primeiro de todos foi o Paulo."
"O meu muito obrigado. São pequenos contributos , mas que têm um significado tão grande como se tivessem sido transferências de milhões.Conta muito o gesto."
"Ontém no Mercado de Évora e recepção foi excelente."
"Ontém estivemos na Feira do Relógio, em Lisboa, em acção de campanha política e recolha de assinaturas. A recepção foi excelente."
Para mais coisas interessantes: http://www.darvozaoscidadãos.org/ - > Por acaso, só por acaso, a página tem estado indisponível...
Se calhar é melhor verem em... http://www.josemariamartins.com/
Comentários Soltos
Pois é Sr. Fujimori.... pira-se para o Japão, país de onde os seus pais são naturais, e depois quando pretende regressar ao Peru está à espera de não ser preso, e ainda quer ser de novo Presidente?
Pensa que está onde? EM PORTUGAL??????? SUA Sra. Fátima Felgueiras de olhos em bico...
Isto há cada um.
sexta-feira, novembro 04, 2005
SEGRedo(-tE)
E, sem que o sol possa baixar mais no horizonte,
O redondo dos olhos banha-se no mar salgado
Das lágrimas de que o meu sofrimento é fonte.
E, sem que os lábios possam voltar a provar-te,
Deslizas na memória, sorridente, tal como antes
Quando me abraçavas, já tarde, a aninhar-te.
Pois, se a balança pende agora no prato da sorte,
Não tarda a vingar-se, sorrindo ao pesado destino
do outro prato, em que um menino
pousa a mão fingindo-se forte.
É com esta inocência dos eventos
Que o nó se instala, apertado na garganta,
Impedindo a fala.
E finalmente, no segundo de um suspiro, apertou
A dor que hoje cresce e que não existia
Sem descanso, sem fim,
Estanque, parado, nem me mexia.
Agarrado ao corpo, agarrado a mim,
Querendo cessá-la, e não conseguia.
E afinal, apenas agora começou...
domingo, outubro 30, 2005
quarta-feira, outubro 19, 2005
Misdirection
Reparem nesta notícia do TSF online em www.tsf.pt:
"Cristiano Ronaldo em liberdade sob pagamento caução
Cristiano Ronaldo vai pagar uma caução e sair em liberdade. O jogador português do Manchester United foi detido, esta quarta-feira, para interrogatório num caso em que é acusado de violação.
( 18:05 / 19 de Outubro 05 )
Cristiano Ronaldo vai sair em liberdade sob o pagamento de uma fiança, avançou a televisão britânica «Sky News».
O jogador do Manchester United, que foi detido esta quarta-feira para interrogatório, está a responder num caso em que é suspeito de violação.
A queixa foi apresentada por duas raparigas contra Cristiano Ronaldo e um amigo. O caso terá acontecido no início de Outubro.
Entretanto, o treinador-adjunto do Manchester United, Carlos Queiroz, já informou que o clube estava a par de tudo."
É uma maneira inteligente de convencer as marcas que patrocinam a imagem do Ronaldo de que ele, afinal de contas, não é Homossexual...
Só falta as meninas desistirem da queixa...
Será possível????
domingo, setembro 04, 2005
Civismo em 5 segundos
Pedia o favor aos colegas condutores de sinalizarem sempre as mudanças de faixa e de direcção, vulgo PISCA, porque esse simples gesto pode dar a conhecer ao múltiplos automobilistas que consigo partilham a estrada as suas futuras intenções.
Pede-se ainda o favor de prestarem atenção ao espelho retrovisor e aos espelhos laterais antes de procederem a qualquer manobra... É o mínimo!
Obrigado!
Com os melhores cumprimentos,
Condutor FARTO
sábado, setembro 03, 2005
Just hug the trees
Todos os dias, por vezes mesmo antes de o sol nascer, lá vou eu por entre os arbustos do Jardim à frente de casa, de olhos meio abertos e de braço esticado empunhando uma trela cor de laranja FASHION de 2 metros. Do outro lado da trela, jaz o simpático mas enérgico Spike, que por qualquer razão não precisa de café para o ser, nem de ninguém que o acorde a lambê-lo latindo: leva-me à rua!
Abstraído de confortos e pormenores como vestuário adequado e penteado decente, desço de elevador 12 longos andares, rindo-me da figura que se encontra do outro lado do espelho..."Isto há cada um!".
O Bom dia para a porteira que já se encontra de vigia no seu posto, e lá vamos nós na aventura diária do duo homem e seu melhor amigo.
Hoje é sábado, mas pelo percurso matinal poderia ser qualquer outro dia da semana, de trabalho inclusive...e quando podia ser mas não é, é quando mais custa!!!!
Ligeiro, mas observador, fareja os canteiros e o remanescente do seu território procurando intrusos, qualquer que seja o seu tamanho.
Eu, deixo-me andar, procurando aqueles que como eu partilham o hábito saudável de passear no jardim logo cedinho, mas não voluntariamente. Todos nos rimos baixinho, partilhando apenas com a expressão facial o sacrifício que alguns desses passeios representam...quase que dizendo "Cá estamos nós outra vez".
Procuro também....SPIKE SAI DAÍ!!!!....Dizia que procurava também as personagens habituais que a esta hora vêm correr, ou simplesmente fazer ginástica.
Realço uma senhora asiática, que no conforto do seu fato de treino desliza metodicamente no ar os seus membros, num Tai chi tão harmonioso quanto hipnótico.
Bem, o Spike não concorda porque já puxa no sentido contrário.
Harmonia essa que consegue de uma forma bela e única, começando a sua manhã por abraçar o tronco grosso e rugoso das árvores mais velhas deste jardim. É de facto uma imagem bonita, vem surgir dois braços à volta do tronco, sem a pretensão de se tocarem, mas tão somente a de sentir a calma e a alma da natureza circundante...
Tenho pena que mais pessoas não façam o mesmo... E eu não posso, pelo menos agora.. tenho de ir para o escritório.
SPIKE!!!!!
sábado, julho 23, 2005
sexta-feira, julho 22, 2005
Como ganhar o Euromilhões sem saber como!!!!
Mas não só o mero cidadão anseia ter tanto zeros, à direita, num cheque. Diz quem sabe que o Estado joga todas as semanas, e que no meio de tanta excentricidade, até consegue passar despercebido..... é a crise. Mas também o actual cessante e quase Ex-ministro das finanças, ficou afectado com os JAckpots sucessivos ao decidir pular fora do cargo. Diz quem sabe que, o salário do ministro, incomparavelmente inferior àquele de que se viu obrigado a prescindir, por cumulação de cargo e reforma, é insuficiente para pagar as ondulações, a pintura do cabelo, e sobretudo os motoristas que passaram a ser só 3, tendo que recorrer a outros meios laterais e alternativos. Mas após 3 semanas e zero euros ganhos fartou-se! Para além do mais, afirma que "isto de se jogar fazendo uma vaquinha com o Estado, tendo eu de preencher o boletim, e o Estado a cobrir o valor da aposta, me retira autonomia, e faz-me sentir sempre mal depois..... É que eu nem os números o deixo escolher."
|
quarta-feira, julho 13, 2005
Dedos de conversa
As privações levam-nos a mergulhar nas questões mais profundas.
Vejamos, por exemplo, o que me aconteceu ontem. Depois de um jogo disputadíssimo de futebol de salão, em que devo ter perdido 10 a 15% de mim tal eram calor e suor, cheguei a casa e preparando-me para me deleitar com um misto de chuveiro quente e frio... ... não tenho ÁGUA?!
De repente, a necessidade imediata desdobra-se numa avalanche de impedimentos, que me levariam a ter de lavar os dentes com água do luso, não tomar banho antes de me vestir para ir para o escritório no dia seguinte... ...and so on and so on.
Não fossem os avózinhos estarem em casa, ah e terem água!!!!
Dá que pensar a quantidade de privações prontas a manifestar-se, diariamente, quando menos esperamos e quando mais precisamos.
Ter como garantidas determinadas coisas na vida, pelo que sinto e vejo, torna-nos inconscientes afinal de contas da sua preciosidade e essencialidade.
Como respondia ontem a um colega jogador, a verdade é que tenho imenso receio da debilidade física, de algum dia querer mexer-me e as pernas não responderem à vontade, como antes. Por isso corro o mais que posso, ou pelo menos tento, o que para a minha idade não é nada mau.
É que o critério da idade também releva para além das múltiplas condicionantes futuras, menos agradáveis é certo, e que nada têm a ver com a incapacidade física ocorrida por decurso do tempo.
Como pode ser, pois, desagradável não ter electricidade em casa ou água.
Como de repente, somos de novo homens das cavernas, que à custa de um pavio e cera, nos vemos novamente limitados num mundo de sombras que dançam acompanhando a chama.
Perder a vista, outro dos medos de quem mais gosta de apalpar as cores com o olhar, é uma penosidade que reconhecemos, também diariamente, quando damos a moedinha ao invisual que percorre as carruagens do metro.
E muitos dão-na não por pena dele, mas como reacção ao pânico pessoal de um dia ficarem assim, como se o pudessem evitar desonerando-se com uma esmolinha.
Ler o mundo através do tacto, não é certamente suficiente para satisfazer as ansiedades humanas, muito menos das de quem se vê forçado a conhecê-lo, ponto por ponto, através da ponta dos dedos.
E nem sempre há tradução simultânea em todas as coisas do mundo, nomeadamente a escrita do Nobel Saramago que nem os invisuais poupa, com a ausência de pontos finais nas frases.
Nem poderiam ler este post...
Proponho que façam um experiência:
Durante dez minutos limitem-se a ouvir os sons circundantes.
Durante outros dez minutos, passem pelos locais que percorrem todos os dias, desta vez procurando novos pormenores, que a pressa impede que sejam encontrados.
Durante uma refeição, prestem atenção aos odores e cheiros dos ingredientes e procurem descobri-los.
Finalmente, deixem as vossas papilas gostativas provarem algo de diferente...
Depois digam como foi!
sexta-feira, maio 27, 2005
Silêncio
Desculpem a ausência!
Espero que os poucos leitores que ainda liam o Olhar tenham tido o bom senso de abandonar este estabelecimento dada a ausência de matéria prima. Igual comportamento tiveram as traças informáticas que já não têm mais palavrinhas para roer.
Espero voltar em breve!
O Tempo o dirá!
Abraço do Olhar
sexta-feira, fevereiro 25, 2005
Punchline
... Sinceramente não entendo o hábito que os hotéis adquiriram recentemente, de colocar nas casas-de-banho dos quartos dos hóspedes, papel higiénico com as pontas dobradas em bico, tipo triângulo.
É que eu estou bem sentadinho a olhar para aquilo e só me lembro dos envelopes... não imaginam o esforço mental que tenho de fazer para não me pôr a lamber as extremidades.
Epá, é que eu normalmente quando vou à casa-de-banho, não é para mandar cartas é para mandar faxes...
domingo, fevereiro 06, 2005
segunda-feira, janeiro 17, 2005
Como superar calamidades, by Indonésia
O sábado passado trouxe esperança a muitos cidadãos Indonésios, em particular, aos pais dos milhões de criancinhas que nascem naquele país.
Na verdade, o Tsunami não se limitou a demonstrar a imensa fragilidade e impotência dos seres humanos perante o poder da Natureza nas suas mais amplas manifestações, como revelou também o modo criativo como estes superam e previnem novas intempéries.
Estou claramente a falar do novo TSUNAMI KIT.
Por apenas 25 €, uma mala que poderá servir de bóia e que encerra no seu interior, os seguintes utensílios:
- 2 very lights
- 1 apito
- alimentos para 2 dias
- E A JÓIA DA COROA -> Uma Camisa da Selecção Portuguesa.
Curiosamente, esta "valise magnifique" já se encontra à venda em mais de 10 países afectados pelo Tsunami, com os slogans:
" Com camisas da selecção Lusa, só se afoga quem não a usa "
" Vista a Camisa da Selecção Portuguesa, uma selecção que não mete água "
" Com Portugal no peito, o Scolari dá um jeito ".
quarta-feira, novembro 03, 2004
Despedidas
Sob um tecto laminado de cortiça, o cheiro intenso dos pólens vai-se atirando às paredes da pequena sala rectangular, escamoteando a ausência de cheiro dos parturientes.
Ao centro, um rectângulo mais pequeno, albergando a última morada do ente querido que ontem decidiu despedir-se em surdina.
Composta por zumzuns, e alguns risos abafados pelo carácter solene do momento, a atmosfera vai-se tornando cada vez mais pesada, como se o ar invisível absorvesse toda a luz e toda a alegria circundantes.
O silêncio característico destas ocasiões fora substituído pelos cumprimentos entusiasmados dos parentes, que contrariando o sentido etimológico da palavra, há muito se habituaram a um grande distanciamento.
Por entre primos abraçados e o ressuscitar de algumas senhoras de idade há muito esquecidas por força dos seus hábitos próprios de vampiros, não o de morder pescoços, mas o de limitarem as suas saídas a horas tardias já banhadas pelo escuro da noite.
Já no fim da ocupação religiosa, o choro toma conta dos presentes, que revivendo memórias comuns, olham impotentes para a eterna quietude do corpo que ainda há pouco era pessoa.
Derrotados pela maior certeza de quem vive, fazem-se promessas de encontros, confessam-se desejos viciados pelo momento, e as vidas continuam, quase sem alterações, ou não fosse o elo ter desaparecido, ali, para sempre.
Raspam-se as terras com o metalizado dos sachos, e enchem-se buracos, atrás de buracos, ao silêncio das palavras de quem, segundo o prior que dirigiu a eucaristia, estava agora a fazer contas com o SENHOR.
quinta-feira, outubro 21, 2004
domingo, outubro 17, 2004
Praga de Professores invade Casinos de Portugal
Esperávamos de tudo no hall de um casino.
O esporádico tilintar das moedas na slot machine de um velhota de 85 anos, que já perdeu um quarto da reforma.
Os insultos de um bêbado que descobriu da pior forma que quando se bebe, também não se joga.
A destreza manual de um croupier, enquanto finge baralhar as cartas.
Mas, confesso que dificilmente imaginaríamos encontrar cerca de meia centena de professores, espalhados pelo espaço, na sua maioria junto da Roleta.
À primeira vista, poderia tratar-se de um movimento de aculturação dos utentes, em resultado de um convénio com o Ministério da Educação.
Ou quem sabe, uma exigência da Deco e do Instituto do Consumidor, obrigando os Casinos a ter profissionais especializados para ensinar as regras jogo, aos futuros clientes.
Mas não.
Segundo a voz, propositadamente distorcida, de um professor que aceitou falar ao OC, a enchente de colegas ao longo de todos os casinos de Portugal, deve-se, uma vez mais, à polémica
das colocações.
É que parece que a probabilidade de se ganhar alguma coisa na Roleta, é manifestamente superior à de ficar colocado.
Aliás, confessa o "Albertino" (nome fictício), que na Roleta basta ter-se sorte, não tendo qualquer influência na jogada, a apresentação ou não de um Atestado médico ao croupier.
Façam as vossas apostas......
sábado, outubro 09, 2004
Ser Comentado(r)
Não que essa fosse a sua verdadeira intenção, mas que melhor afago ao Ego do que ser-se protagonista de um "escândalo" que em condições normais mereceria o nosso comentário?
Que dizer quando quem comenta é comentado?
De facto, Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu a proeza de estar na berlinda, sem que isso tenha qualquer conotação pejorativa.
De resto, àparte da palhaçada usual com trocas de mimos e de galherdetes entre políticos, lá veio o Joca Sampaio meter o nariz, à procura dos restos...
Já cheguei à conclusão que o Joca é uma Lili Caneças da política, ou um Wally dos livros de banda desenhada.... quando menos esperamos, põe a cabecinha de fora no meio da confusão, sorrindo para as câmaras, deixando no ar a ideia de que tudo na vida sócio-política tem de passar por ele.
"Ai os mortais, os mortais".
segunda-feira, agosto 30, 2004
Linha SoS Iraque
A equipa de profissionais responsáveis pela linha telefónica de Apoio à Vida, manifestou, há dias, a sua preocupação pelos mais recentes acontecimentos no Iraque, em particular nas Caves Secretas.
Isto porque têm sido trágicas as repercussões a nível nacional, em particular nos cidadãos mais deprimidos e desequilibrados emocionalmente.
Na verdade, face à percentagem de raptos e execuções de jornalistas europeus, a hipótese de um estrangeiro morrer naquele País aumentou exponencialmente, facto que agradou a muitos dos pobres coitados utilizadores daquela Linha telefónica.
Efectivamente, parece que bastará que a futura vítima:
- seja americano/ ou europeu / ou simplesmente estrangeiro proveniente de um país ocupante.
- aparente ser jornalista, por ex: deslocando-se com um microfone na mão.
- receie morrer/ ou pelo menos oculte o desejo contrário.
- seja possuidor de um crâneo mais ao menos oval, para que role melhor durante a execução -ATENÇÃO- por se tratar de um requisito do director de fotografia da equipa de filmagens iraquiana, este não é considerado um requisito essencial.
- tenha facilidade em aprender línguas, já que as últimas palavras serão em Iraquiano.
Confirmou-se, efectivamente, junto das escolas de línguas na Capital, o acréscimo das inscrições para cursos de verão de Inglês falado (Americano) e Inglês Jornalístico.
Já a Tap, confessou a este Olhar, estar surpreendida com o número de bilhetes que tem vendido com destino à Capital Iraquiana, estranhando inclusivamente o comportamento dos passageiros durante o vôo, já que se apresentavam sorridentes e frequentemente, eufóricos. Algo de manifestamente contraditório se tivermos em conta o ponto de chegada e a presente situação política.
Felizmente, tivémos a sorte de entrevistar um desses passageiros que acedeu a responder a algumas questões:
OC - O que o levou a tomar esta decisão tão drástica?
António Melancólico da Silva e Boa Morte (futuro executado)- Sabe, eu há uns tempos que já não me sentia igual a mim mesmo. E o Sr. sabe que se há coisa mais essencial, é sermos e sentirmo-nos igual a nós mesmos, ou próprios, como é comum ouvirmos na Televisão nos Concursos tipo Big Brother.Aliás eu estive sempre à espera do novo reality show "Suicide Factor" ou Factor Roleta Russa, em Português, mas cancelaram o programa, porque morria muita gente durante as filmagens e a Produtora só tinha autorização para a morte de um dos concorrentes por Programa.....sabe como é..... Audiências!
OC - Mas deslocar-se para tão longe, e a sua família..... não se despede primeiro?
AMSBM - Felizmente com as novas tecnologias, podemos partir descansados com o nosso Video-telefone, Carlos Fino, Reg., e depois lá peço aos sequestradores para fazer um último telefonema....ouvi dizer que não nos negam uma última vontade.
Dito Isto, parece-nos evidente o motivo para preocupação manifestado pela Linha de Apoio à Vítima.
Somos um povo de Emigrantes, que ao longo de décadas tem procurado a felicidade no estrangeiro, mas tudo tem limites.....
Olhar.... Sádico
No Brasil, os clientes de uma conhecida discoteca "sentiram" o chão de um dos pisos sumir-se dos seus pés, o que originou a morte de 7 pessoas e cerca de uma centena de feridos.
Já imagino os comentários "felizes" de outros proprietários de casas da noite Brasileira:
"- É o qui dá mêtê música dá pêsada...."
quinta-feira, agosto 26, 2004
domingo, agosto 15, 2004
Beleza de Notas
Cabeçalhos e LETRAS GORDAS, são as actuais armas da IMPRENSA NACIONAL.
Mas Srs. Directores, poupem-nos a estes títulos evidentes: "Grupo de cientistas descobre que o sol é uma estrela", " Homens afinal respiram oxigénio", "Filho de Leonor Beleza consegue boas notas no EPL".*
Bem, quanto ao último título, a razão é óbvia: no mínimo estamos perante um tipo coerente.
Foi parar à prisão porque andava a ganhar NOTAS GRANDES.
Sai de lá com um canudo e Grandes Notas*...
* Caso não saibam, o filho da Ex-Ministra Leonor B. está a "passar férias" no EPL (Estabelecimento Prisional de Lisboa), depois de ter sido apanhado com uns gramas a mais de haxixe, o suficiente para se presumir, segundo a lei vigente, que se trata de um Traficante.
Ora bem, ao que parece o jovem-adulto prossegue os seus estudos enquanto aluno da Lusófona, realizando os exames no interior das paredes grossas e quase intransponíveis daquele estabelecimento prisional.
P.S - Só espero que o canudo do final de curso, não seja daqueles pequeninos que se colocam entre o nariz e uma substância branca, em filas, ao longo de um espelho...
segunda-feira, julho 12, 2004
sexta-feira, julho 02, 2004
quinta-feira, junho 24, 2004
Será que...
Entendo agora a predominância do Vermelho na nossa bandeira...
Somos uma nação de sofrimento, provam-no as lágrimas, a união, e os desejos tão fortes que movem as montanhas estrangeiras...
Será que são precisas provas, para que tenhamos consciência de que SOMOS UM GRANDE PAíS, UM GRANDE POVO!
'VALEU PORTUGAL!
Perdoem este meu desabafo pouco intelectual, mas hoje sou só coração.
segunda-feira, junho 21, 2004
terça-feira, junho 15, 2004
À procura do Spike
Continuando no âmbito da escrita animal, ou melhor sobre animais, e não por um animal, é altura de falar do Spike.
Na verdade, para os mais atentos, há cerca de uns meses atrás encontrei, junto à porta do meu prédio um cão abandonado, lindíssimo e curiosamente com outro superlativo sintético à mistura - não obstante a sua visível pureza de raça - magríssimo!
Na altura tanto hesitei em trazê-lo para casa, que hoje não só lhe perdi o rasto, como também estou certo de que os seus olhos seriam o suficiente para me convencer a acolhê-lo lá em casa.
Eis-me, pois, na demanda de um outro exemplar canino, nomeadamente o tão desejado Labrador, que vá-se lá saber porquê, terá o mesmo nome: SPIKE.
Mas a busca não tem sido nada fácil, e por mais que me quisesse supreender no meu dia de anos, DIA 16 de Junho, ESTA QUARTA-FEIRA, a verdade é que até ao momento, todos os labradores bebés, puros que procuro, já foram apelidados de outro modo pelos seus Donos.
Só faltava pôr um anúncio no jornal do tipo:
" Procuro LAbrador puro bebé, que deseje passar os próximos 10 a 12 anos de vida, na companhia de um dono amigo, com a condição de ser chamado de Spike." Tenho um 1,70 m, adoro correr e passear, e as minhas áreas de interesse são ....... bem, tudo e mais alguma coisa." -> Garantimos discrição, no nosso salão de massagens....
OOOPS, acho que já estava a ler o próximo anúncio.....
Por isso, se souberem de algum cachorrinho à espera de Dono, com estas características, não hesitem em contactar-me!!!!!
email: magico@netcabo.pt ou olharcritico@netcabo.pt
OBRIGADO!!!!
quarta-feira, maio 26, 2004
quarta-feira, maio 05, 2004
sábado, abril 24, 2004
Terrorismo Fast-food
Recebi isto por EMAIL:
Amigos, uma amiga minha (eu sou a Sofia que vocês conhecem)
enviou-me este
mail. Esta história passou-se com um amigo dela, por isso este não é
um daqueles mails do diz que disse, e por aí fora... Eu vou-me
prevenir, aconselho-vos a fazerem o mesmo!
A todos os meus amigos e que bem me conhecem, isto não é um mail de
forward, fui eu mesma que escrevi.
NÃO BEBAM COCA-COLA, PELO MENOS NOS PRÓXIMOS TEMPOS!
Uma ex-colega do Bruno encontrou uma carteira na rua (em Lisboa) que
tinha dinheiro e contacto, e ligou para a pessoa, combinou um encontro para
entregar a carteira.
O sr. a quem pertencia a carteira era Árabe, e ficou extremamente agradecido
por ela lhe ter entregue a carteira, pelo que lhe disse uma coisa,
supostamente "confidencial".
Aconselhou-a a não beber coca-cola a partir de dia 20 deste mês de
Abril.
Eu não percebi bem porquê este conselho, pode ser apenas publicidade
negativa para baixar as vendas da coca-cola, mas infelizmente pode
ser bem mais grave! Imaginem que estes terroristas conseguem alguém nas
linhas de produção da coca cola e introduzem qualquer coisa que provoque danos
imediatos ou pior, danos internos que não sejam imediatos e sejam
detectados mais tarde?
Pelo sim, pelo não, mais vale prevenir e não beber coca-cola nos
próximos tempos. Avisem os vossos amigos e familiares, pois quase toda a gente
bebe de vez em quando uma coca-cola.
E que fique à consciência de cada um.
Beijinhos * e esperemos que isto seja só uma publicidade negativa,
sem efeitos para os consumidores da bebida.
Ana Rita
sábado, abril 17, 2004
Uma viagem - 2ª prestação
Dizia eu, que o Garve já me entra pelo pára-brisas, e o seu cheiro característico se apega aos veículos que ousam percorrê-lo.
E digo ousar, porque as suas estradas têm fama de cemitérios planos, onde a chapa e o cimento constituem uniões de facto com características de matrimónio: "até que a morte os separe".
- Mais devagar! - assim se insurge a minha consciência, ciente das estatísticas dos que ainda não regressaram a casa, para a sua família, para os seus filhos, para o esposo, ou apenas para o fiel amigo que aguarda fechado no lar.
Portimão, cidade de um crescimento único nos últimos anos, vê-se hoje dividida entre duas pontes. Pessoalmente prefiro a antiga, pelo cheiro a sardinhas, pelo porto de pesca cada vez mais solitário, pelas cores dos polos muito viajados dos turistas, pelos restaurantes das grandes sardinhadas, mas quis o destino ou a confusão da sinalização, que atravessasse o Rio Arade pela irmã mais nova.
Estaciono mesmo em frente da Câmara Municipal, onde vou passar grande parte do meu dia num Concurso Público.
O comum mortal já tem fome, mas onde comer?
A ementa é inevitável: Peixe grelhado...
quarta-feira, março 31, 2004
Uma viagem a prestações
6.37 da manhã: banho tomado, pequeno almoço em mente, mas não no estômago.
O carro alugado faz jus à sua condição, tal não é a quantidade de marcas, nada meigas, que vão arredondando o seu exterior.
Lembro-me do meu avô, da sua garagem, e as histórias que vou inventando maquiavelicamente para justificar o elenco de riscos, batidelas e mossas no seu Corolla. Desconfio que até tenha um contrato com a Toyota, para criação de novos modelos, inovando a partir da obra, já menos prima.
Ao longe, o escuro começa a corar, e num desabrochar celestial faz-se novamente dia, mais uma vez em tantas, que esquecemos, ou que perdemos enterrados nos lençóis.
Estou a percorrer a estrada que o sol, com a sua ascensão, vai desbravando lentamente.
No final dos tracejados, o Garve.....
terça-feira, março 02, 2004
terça-feira, fevereiro 24, 2004
Enchidos
In Correio da Manhã:
DENTADA
Uma mulher de nacionalidade ucraniana, violada por dois compatriotas, deu uma dentada no pénis de um dos agressores, quando a obrigava a praticar sexo oral. O caso ocorreu em Novembro de 2002 na zona de Albufeira e os dois homens foram detidos. A vítima tinha 28 anos.
Qual?
terça-feira, fevereiro 17, 2004
terça-feira, fevereiro 10, 2004
Lost
Faltam poucos segundos...
Ouço as vozes estranhas do lado de fora da porta.
Quando a porta se abre, as mesmas vozes, antes misturadas sob a forma da voz do público, agora dispersam-se pelos corpos que vão entrando na sala e que lentamente, um a um, vão ocupando as cadeiras.
A escolha é rápida, porque o tempo é inimigo da visão, dos pormenores que se vão imiscuindo nos movimentos e no cenário, isto se tivermos o azar de ficar longe da acção, de onde tudo se passa.
Respiro por detrás do cortinado. Não tenho outra alternativa.
É irónico como estes momentos que antecedem o inevitável, podem ser tão contraditórios: o nervoso de quem aguarda em silêncio deste lado, e o burburinho de quem, afinal, também espera... ... e desta vez... ...também pelo Godot.
O coração bate forte, porque o texto decidiu fugir da memória e alojar-se nas nossas roupas, nos adereços ou no palco. E tudo está prestes a... ... ...
Interrompido "o pensar" que acontecia, pelo que já acontece, desligou-se a luz que iluminava as cadeiras, e as caras são reflexos esporádicos.
A liberdade de agir, de pensar e de falar estão agora limitadas.
Durante 2 horas, proponho-me a abdicar destas liberdades, juntamente com 3 amigos.
Durante todo esse tempo, não seremos nós, não existiremos senão noutra peça de Teatro se alguém se atrever a fazer de Henrique Gomes, a fazer de mim.
Agora que penso nisso, tinha piada que alguém se ocupasse da minha personalidade enquanto eu me ocupo da de outra pessoa, mesmo que esse alguém seja fictício.
E para quem defende a existência de uma alma, será que quando represento tenho duas almas, ou só uma? Se só tiver uma, o que distingue a existência de uma personalidade da existência de uma alma?
Chamar-se-á a isto "representar", exactamente por inexistir uma alma nessa personagem? Por me ser unicamente possível demonstrar como seria, e não, sê-lo verdadeiramente?
Questões em demasia para quem já está em palco... ... ...
De facto, não vejo o público, mas é ele que me mantém numa mentira quase verdadeira, que me espicaça a necessidade de o convencer de que sou efectivamente o X ou o Y.
Mesmo assim, sei que o que digo não faz de mim "a pessoa" que o costuma dizer.
Nem tal depende do facto de eu ser, ou não, um bom actor!
Ser um bom actor, não é convencer que se é!
Ser um bom actor é ter a lata de se admitir que se é o Sr. X, de o escrever inclusivamente na ficha técnica da peça e mesmo assim, ter a coragem de convencer o público que poderia muito bem ser-se o Sr. Y ou Sr. Z.
Chegou a altura de me calar... ... ...
O público está a bater palmas.
sexta-feira, janeiro 23, 2004
ESTREIA
ESTREIA - "À espera de Godot"
O Cénico de Direito - www.cenico.no.sapo.pt - tem o prazer de comunicar o seu quinquagésimo aniversário, o que festeja apresentando a peça "À espera de Godot", de Samuel Beckett, com encenação de Pedro Wilson, no próximos dias 23, 24, 29, 30 de Janeiro e 5, 6 e 7 de Fevereiro, pelas 21.30h, na sala de teatro da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul,em Lisboa, mais concretamente em Santos ( entre o Álcool Puro e o Fluido.)
Para mais esclarecimentos, não hesite em contactar-nos por email: cenico@netcabo.pt.
Queria dar-lhe também parabéns a si, nosso espectador, por manter vivo o teatro que fazemos e por nos recompensar com a sua presença ao longo de todos estes anos.
Pelo Cénico,
Henrique Martins Gomes
terça-feira, janeiro 20, 2004
Tamagotchi?
Recebi um email que me deixou deveras perturbado.
Parece que inventaram "um animal de estimação instantâneo"!
Não, não estou a gozar, aliás poderão comprová-lo aqui.
Ao que tudo indica, juntamos o conteúdo de umas saquetas a um recipiente com água, et voilá, aparece um maravilhoso MAcaco-marinho que nos acompanhará até ao final dos nossos dias!
Os bonequinhos em desenho animado até têm um ar engraçadinho, porém a marca recusa-se a apresentar imagens suficientemente claras com os ditos "pets".
Já estou a imaginar a próxima invenção -> "metamorfoses instantâneas"
" Já está farto de ter lagartas em casa? As suas plantas são constantemente comidas? Faz colecção de borboletas mas não tem reflexos para as apanhar?
Não desespere, temos o produto ideal para si. Basta mergulhar delicadamente as pequenas lagartas no líquido das saquetas "metamorfose speedyplus", deixá-las espernear um pouco e rapidamente se transformarão em lindas borboletas! Sem riscos nem receios de voltarem a cair dentro de qualquer líquido novamente: traumatismos garantidos!!!!!
sexta-feira, janeiro 09, 2004
Desabafos da Alma
As boas conversas não têm tempo.
Não se contam os segundos, nem se ouvem bocejos.
Alguém que me encontrara já bem pela noite dentro, nas ruas de Lisboa, um amigo, sentava-se agora ao meu lado. Os vidros corridos do carro, prendiam os pensamentos e os vocábulos que bem se esforçavam para sair. Em vão, ou não fosse o encaixe das janelas, uma cela transparente. Corrijo, o translúcido dera lugar a um embaciado bem revelador de que dentro do habitáculo, não só se disparavam confissões, experiências e sobretudo o cansaço do trabalho, mas também que nenhuma das palavras, tão secretamente proferidas no interior do meu confessionário móvel, ecoaria nos prédios que nos rodeavam.
Sabia, por todo um acumular de silêncios, que precisava de partilhar, de receber apoio, ou apenas de alguém que o ouvisse.
Fala.
Nessa noite, não sei como, o ponteiro dos minutos foi mais rápido do que o dos segundos.
Quando liguei o carro, o ar condicionado fez desaparecer os rastos do sigilo...e eu, dormi 15 minutos antes de ir para as aulas da Ordem.
15 minutos, mas dormi...
quarta-feira, janeiro 07, 2004
Ironias saudáveis
Entrar neste blog fez-me "lembrar" os raros e preciosos momentos em me deixo substituir na condução do meu carro. Uma vez sentado, no paradoxalmente chamado lugar do morto, parece que acordo de um sono de véus, de filtros que me impediam de ver a cidade tal como é verdadeiramente: Viva!
Em linguagem informática, é como proceder a um upgrade pormenorizado dos cenários, dos recantos, das imagens que envolvem os caminhos que percorro diariamente.
O autor do Amnésia conseguiu o mesmo efeito reportando-se apenas e tão só ao chão que nos sustenta e aceita em silêncio, passo a passo.
Parabéns!
quinta-feira, janeiro 01, 2004
Por favor, queria uma Bica!
Limitado pela falta de tempo, confesso-lhes que aproveito todos os segundinhos livres, convertendo-os em "tempo útil".
Não se trata de qualquer fixação pelo trabalho, pelo contrário, a relação que existe entre este meu espírito poupado e a utilidade das actividades em que gasto os tais segundinhos, é não mais que o resultado da submissão ao meu novo horário de trabalhador e que limita os meus momentos de lazer.
Por isso não se admirem que vos vá relatando coisas que li algures, mesmo em locais pouco usuais, como "dans les toilletes".
Mas adiante!
No último post, questionei os caríssimos leitores, a quem desde já desejo um Fabuloso 2004, cheio de felicidade e sobretudo de respeito mútuo que parece ser coisa que falta nos dias que correm, sobre a origem da expressão "pedir uma bica".
Responderam os mais audaciosos, e com toda legitimidade, porque se trata de um blog aberto e interactivo, que a Palavra BICA não mais seria do que as iniciais da expressão "Beba Isto Com Açúcar".
No entanto, por mais que me custe contrariar digníssimas opiniões, cabe-me repor a verdade, ou dizendo de outra forma, recuar no tempo e contar os porquês há muito esquecidos.
Nos tempos em que a gerência da Brasileira pertencia ao Sr. Adriano Telles, as máquinas de café que se encontravam no estabelecimento, anteriores às actuais máquinas "expresso", continham duas torneiras ou Bicas, uma que vertia o café para dentro do balcão e outra para o exterior do mesmo.
Quando se servia um café, o empregado munido de um tabuleiro com chávenas enchia uma cafeteira com o dito líquido, e andava de mesa em mesa a servi-lo a partir da mesma. Facilmente se entende que a pessoa que recebesse o seu café em último lugar, ocorrido todo o processo descrito anteriormente, teria a infelicidade de o beber menos quente, ou até mesmo frio.
Um dia, por eventual reclamação de um dos clientes, o Sr. Gerente Adriano Telles, querendo comprovar a qualidade do café que servia e garantir o bom nome do estabelecimento que tinha a seu cargo, serviu-lhe o café, directamente, a partir de uma das bicas, para que este fosse servido quente e individualmente.
Nesse mesmo dia, os restantes clientes, ao observarem o sucedido, começaram a pedir que o café lhes fosse servido a partir da bica, para assim usufruírem da mesma regalia.
A partir desse dia, os clientes da Brasileira ganharam o hábito de fazer tão original pedido, hábito que já nos dias de hoje foi adoptado por outros estabelecimentos.
Por isso, recusem o café Frio, peçam sempre uma BICA!
quarta-feira, dezembro 31, 2003
Contactos Japoneses
Esta é a minha prenda de natal atrasada para alguns dos leitores, que aqui vêm ter à procura de restaurantes japoneses.
Este é, na minha opinião, o melhor:
- Restaurante Japonês AYA II
Galerias Twin Towers
R. Campolide, 351 - loja 1-56
1060-034 Lisboa
Tel/Fax: 21 727 11 55
Bons SUshis e SashiMIs!!!!!
terça-feira, dezembro 30, 2003
Porquês da Morte
Porque é que :
- na câmara mortuária os perfumes pessoais, até os mais fortes, perdem a capacidade de atingir o nosso olfacto?
- o representante da funerária tem sempre um ar apressado?
- os trabalhadores das funerárias têm sempre as gravatas fora do sítio?
- os coveiros têm uma barriga maior que a carga limite das suas camisas e calças?
- os padres que celebram a "última" missa são sempre velhinhos?
- se martelam pregos nos caixões?
- estes se fecham à chave, mesmo os que vão para os jazigos?
- faz sempre frio nos cemitérios?
-
sexta-feira, dezembro 26, 2003
O meu Natal em SMS
Meus amigos, colegas, leitores: Estou farto!
FAAAAAAAAAARRRTTTTOOOOO.
Se quiserem mandar mensagens a alguém neste Natal, ao menos façam-no tendo em conta a individualidade de cada destinatário...
Uma coisa é mandar, em série, uma mensagem com piada, outra coisa é enviarem uma mensagem impessoal, genérica com assinatura no fundo do Sms.
É que o que tem mais piada em tudo isto, é que as pessoas preguiçosas que o fazem nem tentam ser ao menos subtis, dando talvez um toquezinho na mensagem para parecer que só a nós se dirige. Pelo contrário, vai a mensagem gravada, sem complementos directos especificados a nível do destinatário.
"Olá, só para desejar Bom Natal e Feliz Ano novo, são os votos de XPTO".
Merece uma resposta do tipo: " Desculpe, mas um dos telemóveis destinatários da sua mensagem apenas reconhece formatos de mensagens originais, ou cópias autenticadas e reconhecidas como tal pelos emissores. Por favor tente novamente, desta vez incluindo o nome deste destinatário".
É que se alguém sacrifica o gasto de ...€ por uma mensagem, ao menos que nos seja especificamente dirigida, não?
Porque não:
" Caro Hgomes, neste Natal adorava receber-te embrulhado numa prenda, tal e qual quando me fizeste aquela surpresa com o chantilly. Agora já sabes o que eu quero, beijocas e Bom NATAL, Joaninha/Aninhas/Martinha/ etc...."
P.S- o tipo de mensagem avançado como exemplo só se aplica às pessoas do sexo feminino..... é sempre bom elucidar os mais distraídos.
sábado, dezembro 20, 2003
A Casa da Música, em Lisboa!
Silêncio.
Como odeio o silêncio.
Por ser ausência de vida, ausência de movimento, ausência de tudo...
É por isso que ao deitar, embrulhado no misto de lençóis e cobertores, e embalado num conforto invisível aos ouvidos e não aos olhos, sinto um aperto no coração, e peço para adormecer rápido.
Penso na morte, no fim dos movimentos, no fim de tudo.
Justifica-se, pois, este meu gosto, ou melhor, esta minha necessidade de "ouvir" as melodias pessoais de quem respira fora das minhas janelas.
Mas sou exigente.
Gosto de ouvir os sons de olhos fechados, recriando as fontes sonoras a partir da escuridão inicial da imaginação, tal e qual como um quadro de ardósia começando a ser rabiscado. Este método tanto se aplica às melodias cosmopolitas, como aos registos finitos gravados nos pequenos círculos com nome de marca portuguesa de meias ("Com Cd quem ganha é você!").
Há, no entanto, quem nos facilite, o já por si enorme prazer de sonhar acordado, mãos mágicas que em parceria com um apuradíssimo ouvido, concebem aparelhos que tornam as coisas fáceis ao ponto de nos criar a ilusão perfeita de estarmos a assistir, de olhos bem abertos, a um concerto privativo "daquele" cantor, intérprete ou músico ali na nossa sala,
Sentado num sofá ou numa poltrona, julgando que são os olhos que nos atraiçoam, porque ouvimos os suspiros do artista, contudo sem o conseguirmos ver.
Quem não conhece a sensação, só tem uma solução:
- Ir à DELMAX.
aqui:
Rua da Madalena, nº 237 - 1º Dtº
1100-319 Lisboa
Tel/fax 218879115
email: Delmax@iol.pt
P.S - só faço referência a pessoas e obras em que acredito....se depois de fazerem o que aqui vos sugiro tiverem um opinião diferente, por favor escrevam nos comentários!
domingo, dezembro 14, 2003
Apertos
Porque raio é que quando estou aflito para ir à casa-de-banho, pareço o tipo dos "Lord of the Dance"????
Será que foi assim que tudo começou?
Nas barbas dos Americanos
Pois é, o nosso amigo Saddam foi finalmente "apanhado".
Não bastavam os pesadelos diários do antigo líder Iraquiano, a verdade é que hoje, enquanto dormia, o acordar foi, pela última vez, bem mais real e duro.
Apesar da mudança de aparência, foi relativamente fácil localizar e identificar o "Ás de Espadas", que agora, ao contrário do que graficamente ficara gravado no baralho de alvos a abater, ostenta uma farta Barba.
Vozes há que se levantam mais alto, e desacreditam estas últimas novas vindas do Oriente.
Em especial, o Ex-Ministro da Segurança Iraquiano, que numa Mini-conferência de Imprensa em pleno estabelecimento prisional Americano, vai reiterando que os Americanos continuam longe da capital Iraquiana e que o sr. das fotografias e dos filmes, é um boneco de borracha que os infiéis do Ocidente criaram para enganar o povo.
É desta que o Bin LAden corta a sua Barba ...
sábado, dezembro 13, 2003
Ingenuidades
Imaginem a cena:
Patrono e estagiário entram numa sala de audiência, mais concretamente nos Juízos Criminais de Lisboa.
O Patrono toma o seu lugar, e o estagiário, estreante nas andanças de Tribunais, resolve sentar-se onde melhor pode assistir ao decorrer da sessão, ou seja, bem à frente na primeira fila.
O Patrono sorri, e diz-lhe baixinho - Estás sentado nos bancos dos Réus.
Imediatamente, tentando disfarçar, mas sem sucesso, levanta-se e dirige-se para os bancos do fundo da sala, onde se esconde por detrás de um Código.
Há coisas que não se aprendem na Faculdade....
Zangado
Acabei de ouvir no Telejornal uma entrevista a um taxista, que irritado, exigia o reconhecimento da paternidade do Vinho do Porto!
Para ser mais claro, insurgia-se contra "os Srs." que puseram o nome da capital do Norte, ao vinho que afinal é proveniente do Vale do Douro!
"Nós trabalhamos e eles têm a fama!"
terça-feira, dezembro 09, 2003
Com licença... - Um post para esquecidos e apressados
Se um dia tiver um filho, espero que leia, com atenção, o que hoje escrevo.
Há umas semanas, uma amiga perguntou-me porque razão era sempre tão educado, exemplificando, a abrir a porta às senhoras, a oferecer o meu lugar...
Respondi-lhe que tinha sido criado assim, e que apesar de muitos, como ela, me considerarem antiquado, a experiência tem-me mostrado que é melhor ser-se cauteloso e andar "protegido".
É um questão muito curiosa.
Podemos abrir centenas de portas a alguém, e esse alguém nada dizer, nem um único agradecimento. Nem mesmo um sorriso. Mas no dia em que não abrirmos a porta, ou não deixarmos passar primeiro "a Senhora", chamam-nos logo Mal-educados.
É infalível, e sobretudo, injusto!
Nota: À Senhora do 3º ESQ, aqui está a prova de que fiquei traumatizado por ter saído primeiro e fechado a porta no seu nariz....
quinta-feira, dezembro 04, 2003
Marcas e Slogans
"Mudanças Machado" - Nem quero imaginar como "fazem caber" um sofá de 2m, numa cabine de elevador com 1,90m de altura.
"Papel Higiénico Cúmplice" - Deixou a casa-de-banho num estado lastimoso? Não assuma a culpa sozinho! Porque em alturas de aperto, é sempre bom ter uma ajudinha! Cúmplice, o papel higiénico que o acompanha nos maus momentos.
Nota: estas marcas são verídicas...os slogans são produto da imaginação do Olhar do costume.
segunda-feira, dezembro 01, 2003
À espera de Godot - Os 50 anos de Palco do Cénico de Direito
Brevemente em Lisboa, depois da Estreia no Festival de Teatro Acaso em Leiria (9 de Novembro) e participação no Festival de Teatro Universitário de Coimbra, no passado dia 23.
Mais informações: Grupo de Teatro Cénico de Direito - www.cenico.no.sapo.pt/ email: Cenico@netcabo.pt
Olhar Pensativo
Diz quem me conhece, que penso demais.
Que, com o Raciocínio, procuro indícios escondidos nas palavras, como se a linguagem fosse um enigma constante, quase indecifrável a olho nu.
E por isso referem-se a mim como "O Complicado".
Imaginando-me "sozinho" no mundo dos que se questionam, foi num dia como o de hoje, chuvoso ao ponto de "lixar todo um Fim-de-semana Grande", que descobri que alguém, uma menina, provavelmente adepta do "Cogito, Ergo Sum", decidiu incluir-me no seu blog fazendo referência a este meu espaço pessoal de complicação.
Assumidamente Pensativa, teve a amabilidade de responder a um, esse sim simples email.
A Honra é toda minha...
Sê Bem-vinda!
sexta-feira, novembro 28, 2003
Português aos pontapés
Quem sintonizar a frequência 107.2 FM, no carro ou em casa, ouvirá com surpresa falar-se em Português de Portugal, ou Continental, como o define o Windows.
Mas não fiquem tristes os leitores que ouviam o doce Brasileiro do Antigamente, porque a Nova estação mantém a coerência da Anterior, evita falar correctamente a língua de Camões, que se ouvisse as emissões ficaria decerto confuso.
Refiro-me à já irritante promoção da Rádio, em que o locutor diz: " Não SEJAS INVEJOSO, ABRE AS JANELAS DO CARRO E DEIXA OS TEUS AMIGOS/VIZINHOS OUVIREM A TUA RÁDIO"
Quantas vezes mais é preciso fazer a distinção entre Egoísmo e Inveja?
Ser Egoísta - Aquele que não gosta de partilhar nada, só pensa em si.
Definição ->indivíduo que trata só dos seus interesses; comodista.
Ser Invejoso - Aquele que gostaria de ter o que os outros têm - " a Galinha da vizinha é melhor do que a minha"
Definição -> misto de pena e de raiva; sentimento de desgosto pela prosperidade ou alegria de outrem; desejo de possuir aquilo que os outros possuem; ciúme; emulação, cobiça.
A menos que estejam a ser irónicos e se queiram referir a eles próprios recorrendo ao primeiro sinónimo dado pela definição de Ser invejoso, não vejo razão para se confundir os seus significados!!!!!
A Boa Acção
Hoje, 14.02, estação de Metro do Saldanha, junto às máquinas dos bilhetes:
Senhor visivelmente dependente de drogas pesadas - Desculpe, senhor? É que só me faltam 50 cêntimos para comprar um bilhete de Metro...
Eu, alguém interpelado pelo senhor visivelmente dependente de drogas pesadas- só lhe faltam 50 cêntimos? Para um bilhete de Metro?
- Silêncio -
Eu Novamente- Então tome lá.... "Clink clink....... Rinhénhé Rinhénhé"*.... um bilhete de Metro!
*Tradução :
-Clink Clink- moedas a entrar pela ranhura da máquina de bilhetes.
-Rinhénhé Rinhénhé- máquina a imprimir o bilhete.
Fiz mal?????
Nota: Até a senhora invisual que se encontrava sentada à entrada, fechava os olhos quando as pessoas passavam junto dela...
quinta-feira, novembro 27, 2003
Pechincha
O Tempo.
Não fossem os Romanos e as suas calendas, talvez hoje vivêssemos mais livres.
Não me refiro à liberdade de Sartre, nem ao destino recheado de escolhas, porque disso percebe o meu querido amigo Alexandre.
Falo-vos da liberdade para agir, prévia à liberdade escolha.
Agora, que as horas se contam de 60 em 60 minutos e os intervalos das aulas da Universidade são memórias estranhamente boas, chegar a casa é cada vez mais uma bênção.
Agora entendo quem me disse que os Anos da Universidade são os melhores.
Tudo porque "HÁ TEMPO" para gozar a vida, para ver o sol a perfurar as nuvens, para respirar ar livre em vez do "ar forçado" como dizem os nuestros hermanos.
Mas não somos nós os responsáveis por esta privação.
Na verdade, o "Trabalho" é um chantagem gigante: negociamos o preço do nosso querido Tempo com os clientes ou com a entidade patronal, porque somos obrigado a isso. Estamos em desvantagem porque a venda do Tempo é forçada, há uma coacção, já que se não prescindirmos da matéria prima que faz andar os ponteiros do relógio, não sobreviveremos seguramente.
Afinal de contas há que estar vivo para podermos gozá-lo.
Dito isto, só me resta ficar agradecido por segunda-feira ser Feriado!
terça-feira, novembro 25, 2003
Segredos do Atlântico
Agora entendo porque tardam os meus amigos e colegas Açorianos do DESEJO CASAR em juntar os trapinhos.
Afinal de contas, todo o cuidado é pouco!
Despertares
Há dias, em que o cansaço nos obriga a reparar em pequenos pormenores.
Isto acontece, porque a pequenez das coisas deixa de o ser, quando nos impede de chegar ao tão desejado conforto da nossa casa.
Hoje foi um desses dias.
O camião do lixo, que de pequeno, afinal, não tinha nada, era empecilho. As luzes rotativas, frenéticas e gémeas na frustração de não terem sido Faróis dos nossos mares, iluminavam o que os outros rejeitam, o seu lixo.
Mas no impedimento gerado pela sua imobilidade de toneladas, felizmente temporária, vi um motivo de reflexão.
Profissional no método de reencaminhar o conteúdo dos cada vez mais vampíricos caixotes, tal é a raridade da sua presença nas nossas ruas durante o dia, o homem de verde e preto, exibia uma tez em tudo contrastando com o cenário, bem clara e limpa.
Provavelmente de Leste, ali estava, agarrado ao veículo que o transportava pela noite, para o mais escuro de todos os mundos: o mundo da rejeição humana.
Depois, só me lembro de pensar emocionado "Pois é, o Lixo é igual onde quer que se esteja".






