sábado, dezembro 30, 2006

Bruxelas, este Natal!

Tive o privilégio de ver esta imagem ao vivo.
É espantosa a forma como se festeja esta quadra Natalícia em Bruxelas: imensas pessoas na rua, vestidas a rigor....e um frio de rachar!!!!!

sexta-feira, dezembro 29, 2006

Joana Sevivas


"O Tempo passa, mas eu espero por ti"

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Silogismo

Em relação às mais recentes notícias de uma fêmea Dragão de Komodo.

Se uma Fêmea de Dragão de Komodo concebe sem cópola
Se a Virgem Maria concebeu sem cópola
Logo, ... ... ...


Sem ofensa.....

.............

Já não sinto nada para além da dor
Ou desta sensação angustiante.
À distância, sinto perder-se o teu calor
Nas mãos quentes deste amante.


J que desejo ardentemente,
O que fazes com o teu silêncio mudo?
Andas à deriva no afluente, ou
Nadas certeira para a Nascente?
Ainda resta esperança, ou acabou-se tudo?

quarta-feira, dezembro 20, 2006

Raiva.

Odeio-te.
Tiraste-me tudo.
Começas por A. Terminas... comigo.

Não me lês, antes pudesses. Nem ouves.
Dir-te-ia berrando "Eu não sou assim!".
Viravas os olhos, se os tivesses.
E tocas-me no ombro e não te encontro.
Mexes-me nas coisas que procuro, no toque que não está lá. Eu deixei-o aí!
1 a 0 insanidade.
Ficcionas escolhas, e obrigas-me a decidir.
Apenas existo no espaço, enquanto me enganas com a percepção.
Dói-me como há muito.... não.
Não durmo.
E o silêncio, e o nunca mais, e o nunca mais, e o nunca mais, e o nunca mais...
Repetido.
Confirmado.
Reafirmado.
Não Quero mais....
Nunca mais...
Sozinho.

Sabre



Olhos vidrados.
Imóvel.
Trémulo...
Suave a lâmina, desfaz...
Corta, separa, divide, retira incisão a incisão, a unidade...
Jorra firme, mas verdadeiro o sangue pelo interior.
Desfalece a vida e a vontade de viver...
Nasce a vontade, um segundo, um acto abreviado. Um salto sobre "the oblivious", sobre um Décimo (10º) segundo que demoraria menos do que apenas um deles.
A loucura do fim, o desejo da facilidade e a lâmina outra vez que me relembra a cisão, o desmembramento, a violência, e ao mesmo tempo, o silêncio.
Sofre em silêncio.
Ninguém escuta o corte, o trinchar da cobaia.
Cede à experiência, lentamente, pesadelo a pesadelo, o elenco certo de enumerado de orgãos.
E tudo se apaga, uma a um, desconectados com a fonte, livres, sem sentido, como num manual de anatomia.
Tremem. Como tremem as mãos.
Metal afiado que desliza continuamente.
Não existe dor. Maior.
Não ao cubo sem resposta, sem amor.
Agora a duas mãos, numa pintura sem pincel delineada pelos traços finos de encarnado, pela agonia invisível e o pânico, o medo, o fim.

Cai o sabre.
Prossegue o corte, ramificado, desenfreado, sem razão ou meta definida.
E destrói a unidade, o ser....
Membro a membro, desmonta o H imperfeito.
Sem hipótese ou vida extra.
Solta o braço ao som da gravidade.
O olhar vidrado rebola pelo pavimento.
O sorriso rasgado pelo movimento.
Os dedos separados, torcidos.
Jaz, deitado, o resto dos restos, a sobra, o noves fora nada.
ZERO.

domingo, dezembro 17, 2006

(I)maturidades



Descobri uma revista do Externato da Luz, escola que frequentei, onde cometeram a ousadia de publicar o que escrevi com 14/15 anos, e que agora transcrevo:

"Só quero ser feliz"


Nada peço, nada anseio
Quero é ser feliz.
Mas apareceu o amor pelo meio
E meu desejo não satisfiz.

Amor para uns é tudo,
Mas a mim nada diz.
É como se fosse mudo
Aos meus apelos para ser feliz

Amor é segredo para guardar
No tempo do conhecimento,
Mas deve-se sempre libertar
No dia do casamento


Não sabia se devia transcrever este último verso...tendo em conta a real sequência de eventos.

Enfim, as coisas que uma criança escreve...
Dogmas do Coração

"O amor é fodidoº. Hei-de acreditar sempre nisto. Onde quer que haja amor, ele acabará, mais tarde ou mais cedo, por ser fodidoº.
É melhor do que morrer. Há coisas, como o álcool e os livros, que continuam boas. A morte é mais aborrecida.
Porque é que fodemos
º o amor? Porque não resistimos. É do mal que nos faz. Parece estar mesmo a pedir. De resto, ninguém suporta viver um amor que não esteja parcialmente fodidoº. Tem de haver escombros. Tem de haver esperança. Tem de haver progresso para pior e desejo de regresso a um tempo mais feliz. Um amor só um bocado fodidoº pode ser a coisa mais bonita do mundo."

Página 16 de "O amor é fodidoº", de Miguel Esteves Cardoso.

sexta-feira, dezembro 15, 2006

A tua voz é sarilho,
que abala a distância
e que serve de rastilho
à mais maldita ânsia.

No silêncio, é o zumbir
de que a insónia se alimenta.
proibindo o dormir
quando o sono o enfrenta.

És lenha e oxigénio,
chama e brasa incandescente
fusão de núcleo de hidrogénio
Mal passado e presente.
SENTIR-TE

"Debaixo do cabelo preto, penteado para cima, viu um rosto luminoso, muito terno e muito inteligente, uma boca vermelha como um figo acabado de cortar, sobrancelhas pintadas a descrever um arco alto, olhos escuros, inteligentes e observadores, e um pescoço claro e esbelto, a emergir do vestido verde e dourado. As mãos da mulher eram firmes e macias, compridas e estreitas, ornamentadas com largas pulseiras de ouro nos pulsos. Ao ver como era bela, o coração de Siddhartha rejubilou."

in
Siddartha, de Herman Hesse

Naquela noite, foi o teu perfume

que me atravessou por inteiro.

Como o obsessivo ciúme,

Que com estoque no peito

Perfura ligeiro.

Mas o odor fabricado,

Cujo nome não repito

Tal o medo de me contaminar

Com o amor já mito,

Teima em pegar-se a mim.

A ficar.

E quando o cego ama

Em silêncio neutro de terceiro,

Eis que a memória trama:

Encurrala o touro

Entre o cavaleiro e a chama.

(2)

E quando o cego ama

Em silêncio neutro de terceiro,

Eis que a memória me trama:

És quem diz que Ama,

E rejeitou primeiro?

Soa a corneta afinada:

Termina o sofrimento!

Na arena, a espera concertada

Pelo lamento do animal,

Que com a espada enfiada

Morre de amor,

no final.

domingo, outubro 15, 2006

Preguiça de escrever



Queria escrever.
Mas, ao mesmo tempo, não sei porquê, não tenho paciência.

Por fim, quando me preparava para dar brilho às teclas do computador, eis que o dito descontente com a situação do país, decide entrar em GREVE, SEM PRÉ-AVISO!

Pifou como há muito não o fazia.

- PIFAR:

v. tr.,
roubar;
bifar;
surripiar;

Brasil,
avariar;
falhar;
deixar de funcionar. -


O capricho ou a preguiça foram rapidamente substituídos pela vontade irresistível de dedilhar e acariciar ao de leve o teclado de um qualquer computador. Isto porque a impossibilidade traz-nos destas coisas...

segunda-feira, setembro 18, 2006

segunda-feira, agosto 28, 2006



PArabéns Queridos amigos da SEMANA "ZEN"!

A quinta do Vale da Lama, em Odiáxere perto de Lagos, recebeu um grupo de jovens desejosos de umas férias diferentes. Um ATL ou campo de férias para maiores de 18!

Esta foi uma das actividades que tive a oportunidade de organizar como "formador": almoço Japonês!

A todos os que estiverem presentes, Muitos Parabéns!

O resultado do vosso esforço está à vista.

quarta-feira, agosto 16, 2006



Cristal beauty


Trouxe este globo da Suécia... perdi a cabeça.

O interior desta esfera tem qualquer coisa de muito fascinante que torna impossível verbalizar a sensação.

Um sentimento.
Uma paixão.

Magia...

segunda-feira, agosto 07, 2006


Portugal entre os melhores




Parabéns Portugal!

Somos os grandes vencedores da Fism 2006, Campeonato Mundial de MAgia que decorreu na Suécia - Estocolmo.

Obrigado Amigos por uma Semana inesquecível!!!!

sexta-feira, agosto 04, 2006


the men


Se nunca ouviram falar de Helder Guimarães, prometo-lhes uma grande surpresa para quando ouvirem o seu nome.

O Helder é um jovem que comunica de forma rectangular, através de 52 idiomas gráficos que todos conhecemos....Um simples Baralho de Cartas.

Hoje, este rapaz que conheço melhor de reputação, do que como pessoa, foi considerado o melhor comunicador na sua arte. E isto tudo aconteceu longe de casa, longe daqueles que poderiam ter alguma influência nesta decisao....aqui na Suécia!

Hoje o Helder foi considerado o melhor do mundo em Cartomagia!

Parabéns Helder, gracas a ti aprendi que, de facto, o impossível é possível.....mas apenas nas tuas mãos.

Parabéns também ao GRande David Sousa, grande vencedor do 2º Prémio de Manipulação, de quem não posso deixar de gabar a sua qualidade e humildade.

Lembrem-se.... A qualidade vence sempre!

quinta-feira, julho 27, 2006


É já amanhã....
Até Breve Portugal!

terça-feira, julho 18, 2006

Portalegre



Encerrado o Acto Público do Concurso a que assisti, deparei-me com uma imensidão de tempo para descobrir esta bela Cidade que me acolhe.

Portalegre recebeu-me com chuva, impedindo-me de beneficiar da água "azulada" da piscina do Hotel. Verdade seja dita, nem calções trouxe, mas é comum queixarmo-nos de tudo e atirar a culpas ao tempo.

Voltando atrás. . . 3,2, 1.

ABRE LOS OJOS...

Acordo.

A televisão e as luzes dos candeeiros nas mesinhas de cabeceira ligadas.
Adormeci sem o click nos botões que dão acesso à escuridão.
Acontece-me cada vez mais vezes.

Escapa um semi-palavrão quando me apercebo dos números que os ponteiros apontam no meu relógio.
Daqui a menos de uma hora tenho de estar num concurso público. Pequeno almoço, sem gravata para ser mais rápido, mas antes, um duche rápido.

Vôo para fora do empedrado do hall de entrada do hotel, e alcanço o meu carro.
Olá! - Exclamo. Pinga o Céu uma "chuva de Verão".

A tempo e horas, aguardo já que me chamem para se iniciar o concurso Público. Ninguém conhecido. Ninguém que me acompanhe nas descobertas gastronómicas que caracterizam estas minha viagens.

Agora um Fastforward.......... -> -> -> -> OK!

Despachado, deambulo pela Cidade, sem nada, rigorosamente nada para fazer.

Visito exposições, e venho para esta biblioteca, que por sinal contrasta com o fraco desenvolvimento tecnológico da Urbe, pelo menos aparente.

Aqui existem computadores de acesso e utilização gratuitos, salas de audiovisuais onde nos podemos sentar num sofá, colocar uns auscultadores e ver um DVD. Fantástico não é?

Basta apenas um "Por Favor".

Termino aqui este "Log", pequeno apontamento porque o tempo de utilização, apesar de gratuito é limitado a uma hora!

Em breve, regresso.

Do interior do Alentejo..... uma saudação muito especial!

domingo, julho 16, 2006