
À falta de subtileza na estação de comboios de Albufeira...

O cigar break do homem estátua...

e Respirar...




Para quem não sabe, tenho uma pancada enorme com o número 16!
Percorri as tuas fotografias.
Todas me mostravam uma imagem limpa e reluzente.
E nunca uma confusa ideia de amor pendente:
O teu olhar perdido em mim,
E certezas sem fim.
Os lábios pousados no meu pescoço
vendo-me partir para os sonhos
velando pela minha beleza
dizias “tão belo o moço”.
E devagarinho me apertavas com firmeza:
Meu amor, fica comigo
Sem ti não posso…
Tudo perdido pela estupidez natural
Um sentimento cego e desgraçado
Longe de amar, de ser namorado
Mas um amigo especial!
Já não sinto nada para além da dor
Ou desta sensação angustiante.
À distância, sinto perder-se o teu calor
Nas mãos quentes deste amante.
J que desejo ardentemente,
O que fazes com o teu silêncio mudo?
Andas à deriva no afluente, ou
Nadas certeira para a Nascente?
Ainda resta esperança, ou acabou-se tudo?
Naquela noite, foi o teu perfume
que me atravessou por inteiro.
Como o obsessivo ciúme,
Que com estoque no peito
Perfura ligeiro.
Mas o odor fabricado,
Cujo nome não repito
Tal o medo de me contaminar
Com o amor já mito,
Teima em pegar-se a mim.
A ficar.
E quando o cego ama
Em silêncio neutro de terceiro,
Eis que a memória trama:
Encurrala o touro
Entre o cavaleiro e a chama.
(2)
E quando o cego ama
Em silêncio neutro de terceiro,
Eis que a memória me trama:
És quem diz que Ama,
E rejeitou primeiro?
Soa a corneta afinada:
Termina o sofrimento!
Na arena, a espera concertada
Pelo lamento do animal,
Que com a espada enfiada
Morre de amor,
no final.

PArabéns Queridos amigos da SEMANA "ZEN"!
A quinta do Vale da Lama, em Odiáxere perto de Lagos, recebeu um grupo de jovens desejosos de umas férias diferentes. Um ATL ou campo de férias para maiores de 18!
Esta foi uma das actividades que tive a oportunidade de organizar como "formador": almoço Japonês!
A todos os que estiverem presentes, Muitos Parabéns!
O resultado do vosso esforço está à vista.

Recebi hoje o seguinte email:
![]()
WELCOME to the FISM™ 2006 newsletter!We hope you will enjoy receiving this newsletter that you subscribed to. However, if you'd rather not receive future e-mails of this sort from the FISM™ 2006 organization please see information at the end of this message.
TWO WEEKS LEFT!
Significa isto, caros amigos, que dentro de 2 semanas parto para Estocolmo, com um Grupo magnífico de Pessoas, para representar o nosso país no Campeonato Mundial de Magia.
De facto, enquanto membro do Grupo de Teatro Mágico da Api, posso dizer-lhes que é com enorme entusiasmo que este Rapaz, Advogado, e algo mágico, antecipa o que pode bem vir a ser...a semana mais mágica de sempre.
Para mais informações sobre o Evento, que aliás passa quase despercebido não fosse o pouco interesse que a nossa Comunicação Social atribui a este tipo de acontecimentos, acedam a http://www.fism.com.
Até lá!
It's a Kind of Magic!

Cansado das agruras próprias da profissão e da constante sujeição ao tempo, sob forma de "PRAZOS", é altura de esticar a toalha e abraçar a areia.
Armação de Pêra é desde há muito o destino de férias da família, até porque a sorte ditou que lá adquiríssemos um apartamento, muito antes mesmo do presente caos urbanístico.
Recordo-me de ser puto, e ter um imenso areal para correr, saltar e jogar à bola. Os toldos, erguidos longe do marulhar e das cambalhotas da água salgada, contrastavam o seu azul marinho com o amarelo torrado dos grãozinhos minúsculos filhos da erosão.
O silêncio competia com as ondas irrequietas...e o levante agitava os dias excessivamente calmos.
Um privilégio escondido e preservado pelos habitués da Praia de Armação de Pêra.
Um dia... apareceu o telemóvel.
E com ele a comunicação, o passa a palavra, os contrutores civis, as alterações ao PDM, as dezenas de ruas paralelas à Marginal, os hipermercados, os bancos, os multibancos vazios de dinheiro, a falta de água, os carros, as ruas cortadas e, finalmente, a falta de espaço na praia.
Espirrar passou a incluir um "peço desculpa", tal é a proximidade com o vizinho, que sem pensar duas vezes, estende a sua toalha no pedacinho livre junto ao nosso, formando ao todo centenas de retalhos multicolores, separados por milimétricas tiras de areia.
As toalhas, claro, viram o seu tamanho aumentado, ou não fossem marcações territoriais a respeitar escrupulosamente.
E o Paraíso transformou-se...
Mas, para que não me chamem Velho do Restelo, eis que chega o objectivo do presente texto.
A foto que incluo neste meu post, não é de tempos idos, mas do que ainda se consegue encontrar hoje, a custo de umas centenas de metros a pé ou mesmo de carro.
A paisagem quase liberta de chapéus de sol, de rádios AM, FM, M&M.
E um mar só para nós.
A preguicite aguda do visitante cega-o, impedindo-o de lutar por áreas mais amplas de espaço vazio.
É que, como acima referi, para se chegar aqui, onde somos todos donos de um pedaço de sonho de verão, basta percorrer um extensão mais do que justificável de caminho.
Há, felizmente, coisas que nunca mudam,
como a preguiça...
Vai um brinde?
Disseram-lhe tudo.
Ouviu e engoliu em silêncio, mas em seco.
"Andas há demasiado tempo a gostar da mulher errada".
"Não faças depender a tua auto-confiança dos outros, descobre-a em ti!"
"Não procures, e quando menos esperares..."
Soava-lha a lugar-comum. Mesmo muito.
Mas ouvir não é difícil...como acreditar na eficácia daquelas palavras.
3:07 da manhã....e quando nada o fazia esperar....


2.º dia.
Não posso passar por aquele armário...
A porta tem um vidro fosco, e eu sei que do outro lado se encontra a fonte do meu vício.
A ansiedade instala-se e, de repente, a vontade, o desejo e a fraqueza numa união mais forte do que a minha determinação precipitam-me sobre a pega.
De punho firme, preso à necessidade debato-me uma última vez na esperança de um choque que me atire para o chão.
Nada.
a porta abre-se....está ali mesmo, protegido por uma prata dourada, dentro de um paralelipípedo azul com desenhos.
O CHOCOLATE DE AVELÃS DO LIDL!!!!!!
Já sinto o chocolate a derreter-se na boca, separando-se das avelãs, deliciando-me momentaneamente até à nova fila de quadradinhos, que em breve estarão, primeiro na minha mão e depois a deslizar pela língua....
não resisti....
Curioso para conhecer melhor as ideias e propostas dos "nossos" candidatos à Presidência, decidi dar uma vista de olhos nos Blogs respectivos, sem grandes expectativas confesso.
Eis-me chegado ao Blog do Sr. Dr. José Maria Martins - http://josemariamartins.blogspot.com/.
Desde logo, fiquei verdadeiramente impressionado com o elevado rigor na selecção dos links para outros blogs, que passo a destacar:
- A Arte da Fuga - http://aartedafuga.blogspot.com/ - Coerente, no mínimo! Veja-se a saída subtil do Sr. candidato da empresa situada na tão falada "casa das Rua das Forças Armadas" ainda há umas semanas.
- A Causa foi modificada - http://acausafoimodificada.blogspot.com/ - com certeza relacionado com o número de vezes que o Cliente com o nome de Vogais e Consoantes repetidas já mudou de versão dos factos.
- Almocreve das Petas - http://almocrevedaspetas.blogspot.com/ - Um pouco de imaginação caríssimos leitores!!
- Choque Frontal - http://choquefrontal.blogspot.com/ - Mais uma alusão ao incidente da Rua das forças Armadas.
- Clube de Fans do José Cid - http://clubedefansdojosecid.blogspot.com/ - Sem explicação possível...
- Em cima delas que nem cães - http://emcimadelasquenemcaes.blogspot.com/ - Gostava de conseguir comentar esta escolha...
- Fonte das virtudes e Glória Fácil - http://fontedasvirtudes.blogspot.com/; http://gloriafacil.blogspot.com/ - Por alguma razão optámos por mencionar estes dois em conjunto... soou-nos a mensagem subliminar.
- Impensável, Impertinências, incongruências, irreflexões - http://impensavel.blogspot.com/; http://impertinencias.blogspot.com/; http://incongruencias.blogspot.com/; http://irreflexoes.blogspot.com/ - Vá lá freguês...é a 5 Euros o par. São sempre bons os momentos de reflexão.
- Jesus me chicoteia e No cu de Judas - http://www.jesusmechicoteia.com.br/ - ...Sem comentários...apesar do esforço notável em conjugar a Política com a Religião.
- O Insubmisso - http://oinsubmisso.blogspot.com/ - Para quem defende um sr. que é alegadamente pedófilo... coerente.
- Portugal dos Pequeninos - http://portugaldospequeninos.blogspot.com/ - Que pena lembrarmo-nos sempre da casa Pia...
-Merde in France http://merdeinfrance.blogspot.com/ - Dom da adivinhação
- Sem Emenda - http://sem-emenda.blogspot.com/ - Agora não me recordo porque decidi terminar com este link...
Compreende-se um eventual nervosismo, afinal de contas as recentes notícias sobre o homicídio do 2º advogado de Saddam, fazem aproximar os próximos advogados na lista de defensores escolhidos...
Já agora, quanto ao contéudo do Blog, limitar-me-ei a transcrever algumas frases que considero fulcrais, sem prejuízo de V.Exas se deslocarem ao mesmo para se inteirarem do contexto em que são ou foram proferidas!
- "As eleições para a Presidência da República podem ser um momento chave de exercício do direito de votar em quem se acredita. Ou seja, o simpatizante do Partido Socialista não tem de "comer" com Mário Soares."
- "Mário Soares não é, nem nunca foi de "esquerda". Mário Soares é social democrata. Sempre teve o apoio os EUA e da CIA, sempre foi companheiro de rota dos partidos social democratas da Europa. Mas foi pior governante que qualquer um dos granbdes lideres europeus."
- "Vamos mostrar ao mundo que somos diferentes, que somos inteligentes e votamos consoante a nossa consciência. Em França e na Holanda o "Não" ao Tratado Constitucional, mesmo contra as indicações de voto dos grandes partidos , mostrou povos maduros democraticamente.Vamos votar em consciência e deixar o espartilho dos partidos.Mário Soares e Cavaco Silva são passado. Queremos algo melhor, diferente, ético, incorruptível. Vamos escolher alguém que pode dar um murro na mesa e defender Portugal e os Portugueses. Alguém igual a todos vós.Somos nós que mandamos no nosso destino. O nosso orgulho impõe que mudemos de sistema político, de prática política.Quero um Portugal com voz no Mundo, respeitado."
- "O meu telemóvel é 966033730".
- "Espanha domina Portugal, controla a nossa economia, determina o grau de pobreza que devemos ter para nos subjugar.Não se pense que este é um discurso radical de direita. Não se pense sequer que queremos guerra com Espanha."
E
"Cedendo a Espanha, curvando-se face a Espanha, vendendo o seu."
"Os cargos que muitos têm hoje, colaborando com Espanha , devem ter consequências criminais."
"Sócrates está a vergar-se a Espanha!"
Bem... tendo em conta que um dos links, como Blog escolhido pelo Sr. Candidato é... VIVA ESPANHA - http://vivaespanha.blogspot.com/ ... Enfim!
"Portugal é um país pobre. O desemprego, os baixos salários, o custo de vida elevadissimo, comprometem o poder de compra dos portugueses e o comércio."
"Na Grécia , nomeadamente em Atenas - que eu conheço muito bem - o comércio tradicional dá vida à cidade."
"Por tudo isto, apelo a que subscrevam os formulários que estão em PDF no nosso site:http://www.darvozaoscidadãos.org/ , ou , http://www.josemariamartins.com/ e enviem por carta para a nossa sede de candidatura.Para ajudar nas despesas da candidatura agradecemos apoio financeiro, que pode ser feito através de transferência bancária, para o NIB: 003300000148021858485.Por pequena que seja a contribuição, ela é muito útil."
Falando de Espanha -> "Temos de apostar na opção nuclear. Decididamente.
Espanha tem mais de 10 centrais nucleares, algumas geminadas. Mesmo a nossa EDP tem participação social numa central nuclear espanhola!".
"Não concordo com a construção do aeroporto da OTA. Não estamos em condições para obras faraónicas."
E
"Entendo que devemos ter centrais nucleares, duas , três."
"Hoje os comentadores políticos são de terceiro nível. Todos arregimentados. Todos à procura de tacho."
E
"O nosso mandatário para a Juventude é :Luis Simões Aluno do 3º Ano do Curso de Marketing e ConsumoEscola Superior de Gestão de Santarém"
"Ah! D. Nuno Álvares Pereira, Ah ! D. Henrique, Ah !Marquês de Pombal, temos "caca" em vez de varões ou mulheres europeias.Trastes vendidos a tostões!Por este caminho não vamos a lado nenhum!"
"Manuel Alegre, saiu do sotão onde sempre viveu. De repente , qual libertado da caverna platónica, descobriu a "luz", e aí anda a dizer que afinal não estava cá!!!"
"Agradeço a todos os amigos que têm contribuído com donativos para a Candidatura, por transferência bancária.O primeiro de todos foi o Paulo."
"O meu muito obrigado. São pequenos contributos , mas que têm um significado tão grande como se tivessem sido transferências de milhões.Conta muito o gesto."
"Ontém no Mercado de Évora e recepção foi excelente."
"Ontém estivemos na Feira do Relógio, em Lisboa, em acção de campanha política e recolha de assinaturas. A recepção foi excelente."
Para mais coisas interessantes: http://www.darvozaoscidadãos.org/ - > Por acaso, só por acaso, a página tem estado indisponível...
Se calhar é melhor verem em... http://www.josemariamartins.com/
E, sem que o sol possa baixar mais no horizonte,
O redondo dos olhos banha-se no mar salgado
Das lágrimas de que o meu sofrimento é fonte.
E, sem que os lábios possam voltar a provar-te,
Deslizas na memória, sorridente, tal como antes
Quando me abraçavas, já tarde, a aninhar-te.
Pois, se a balança pende agora no prato da sorte,
Não tarda a vingar-se, sorrindo ao pesado destino
do outro prato, em que um menino
pousa a mão fingindo-se forte.
É com esta inocência dos eventos
Que o nó se instala, apertado na garganta,
Impedindo a fala.
E finalmente, no segundo de um suspiro, apertou
A dor que hoje cresce e que não existia
Sem descanso, sem fim,
Estanque, parado, nem me mexia.
Agarrado ao corpo, agarrado a mim,
Querendo cessá-la, e não conseguia.
E afinal, apenas agora começou...
Como ganhar o Euromilhões sem saber como!!!!
Mas não só o mero cidadão anseia ter tanto zeros, à direita, num cheque. Diz quem sabe que o Estado joga todas as semanas, e que no meio de tanta excentricidade, até consegue passar despercebido..... é a crise. Mas também o actual cessante e quase Ex-ministro das finanças, ficou afectado com os JAckpots sucessivos ao decidir pular fora do cargo. Diz quem sabe que, o salário do ministro, incomparavelmente inferior àquele de que se viu obrigado a prescindir, por cumulação de cargo e reforma, é insuficiente para pagar as ondulações, a pintura do cabelo, e sobretudo os motoristas que passaram a ser só 3, tendo que recorrer a outros meios laterais e alternativos. Mas após 3 semanas e zero euros ganhos fartou-se! Para além do mais, afirma que "isto de se jogar fazendo uma vaquinha com o Estado, tendo eu de preencher o boletim, e o Estado a cobrir o valor da aposta, me retira autonomia, e faz-me sentir sempre mal depois..... É que eu nem os números o deixo escolher."
|
Desculpem a ausência!
Espero que os poucos leitores que ainda liam o Olhar tenham tido o bom senso de abandonar este estabelecimento dada a ausência de matéria prima. Igual comportamento tiveram as traças informáticas que já não têm mais palavrinhas para roer.
Espero voltar em breve!
O Tempo o dirá!
Abraço do Olhar
... Sinceramente não entendo o hábito que os hotéis adquiriram recentemente, de colocar nas casas-de-banho dos quartos dos hóspedes, papel higiénico com as pontas dobradas em bico, tipo triângulo.
É que eu estou bem sentadinho a olhar para aquilo e só me lembro dos envelopes... não imaginam o esforço mental que tenho de fazer para não me pôr a lamber as extremidades.
Epá, é que eu normalmente quando vou à casa-de-banho, não é para mandar cartas é para mandar faxes...
O sábado passado trouxe esperança a muitos cidadãos Indonésios, em particular, aos pais dos milhões de criancinhas que nascem naquele país.
Na verdade, o Tsunami não se limitou a demonstrar a imensa fragilidade e impotência dos seres humanos perante o poder da Natureza nas suas mais amplas manifestações, como revelou também o modo criativo como estes superam e previnem novas intempéries.
Estou claramente a falar do novo TSUNAMI KIT.
Por apenas 25 €, uma mala que poderá servir de bóia e que encerra no seu interior, os seguintes utensílios:
- 2 very lights
- 1 apito
- alimentos para 2 dias
- E A JÓIA DA COROA -> Uma Camisa da Selecção Portuguesa.
Curiosamente, esta "valise magnifique" já se encontra à venda em mais de 10 países afectados pelo Tsunami, com os slogans:
" Com camisas da selecção Lusa, só se afoga quem não a usa "
" Vista a Camisa da Selecção Portuguesa, uma selecção que não mete água "
" Com Portugal no peito, o Scolari dá um jeito ".
Não que essa fosse a sua verdadeira intenção, mas que melhor afago ao Ego do que ser-se protagonista de um "escândalo" que em condições normais mereceria o nosso comentário?
Que dizer quando quem comenta é comentado?
De facto, Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu a proeza de estar na berlinda, sem que isso tenha qualquer conotação pejorativa.
De resto, àparte da palhaçada usual com trocas de mimos e de galherdetes entre políticos, lá veio o Joca Sampaio meter o nariz, à procura dos restos...
Já cheguei à conclusão que o Joca é uma Lili Caneças da política, ou um Wally dos livros de banda desenhada.... quando menos esperamos, põe a cabecinha de fora no meio da confusão, sorrindo para as câmaras, deixando no ar a ideia de que tudo na vida sócio-política tem de passar por ele.
"Ai os mortais, os mortais".
A equipa de profissionais responsáveis pela linha telefónica de Apoio à Vida, manifestou, há dias, a sua preocupação pelos mais recentes acontecimentos no Iraque, em particular nas Caves Secretas.
Isto porque têm sido trágicas as repercussões a nível nacional, em particular nos cidadãos mais deprimidos e desequilibrados emocionalmente.
Na verdade, face à percentagem de raptos e execuções de jornalistas europeus, a hipótese de um estrangeiro morrer naquele País aumentou exponencialmente, facto que agradou a muitos dos pobres coitados utilizadores daquela Linha telefónica.
Efectivamente, parece que bastará que a futura vítima:
- seja americano/ ou europeu / ou simplesmente estrangeiro proveniente de um país ocupante.
- aparente ser jornalista, por ex: deslocando-se com um microfone na mão.
- receie morrer/ ou pelo menos oculte o desejo contrário.
- seja possuidor de um crâneo mais ao menos oval, para que role melhor durante a execução -ATENÇÃO- por se tratar de um requisito do director de fotografia da equipa de filmagens iraquiana, este não é considerado um requisito essencial.
- tenha facilidade em aprender línguas, já que as últimas palavras serão em Iraquiano.
Confirmou-se, efectivamente, junto das escolas de línguas na Capital, o acréscimo das inscrições para cursos de verão de Inglês falado (Americano) e Inglês Jornalístico.
Já a Tap, confessou a este Olhar, estar surpreendida com o número de bilhetes que tem vendido com destino à Capital Iraquiana, estranhando inclusivamente o comportamento dos passageiros durante o vôo, já que se apresentavam sorridentes e frequentemente, eufóricos. Algo de manifestamente contraditório se tivermos em conta o ponto de chegada e a presente situação política.
Felizmente, tivémos a sorte de entrevistar um desses passageiros que acedeu a responder a algumas questões:
OC - O que o levou a tomar esta decisão tão drástica?
António Melancólico da Silva e Boa Morte (futuro executado)- Sabe, eu há uns tempos que já não me sentia igual a mim mesmo. E o Sr. sabe que se há coisa mais essencial, é sermos e sentirmo-nos igual a nós mesmos, ou próprios, como é comum ouvirmos na Televisão nos Concursos tipo Big Brother.Aliás eu estive sempre à espera do novo reality show "Suicide Factor" ou Factor Roleta Russa, em Português, mas cancelaram o programa, porque morria muita gente durante as filmagens e a Produtora só tinha autorização para a morte de um dos concorrentes por Programa.....sabe como é..... Audiências!
OC - Mas deslocar-se para tão longe, e a sua família..... não se despede primeiro?
AMSBM - Felizmente com as novas tecnologias, podemos partir descansados com o nosso Video-telefone, Carlos Fino, Reg., e depois lá peço aos sequestradores para fazer um último telefonema....ouvi dizer que não nos negam uma última vontade.
Dito Isto, parece-nos evidente o motivo para preocupação manifestado pela Linha de Apoio à Vítima.
Somos um povo de Emigrantes, que ao longo de décadas tem procurado a felicidade no estrangeiro, mas tudo tem limites.....
Cabeçalhos e LETRAS GORDAS, são as actuais armas da IMPRENSA NACIONAL.
Mas Srs. Directores, poupem-nos a estes títulos evidentes: "Grupo de cientistas descobre que o sol é uma estrela", " Homens afinal respiram oxigénio", "Filho de Leonor Beleza consegue boas notas no EPL".*
Bem, quanto ao último título, a razão é óbvia: no mínimo estamos perante um tipo coerente.
Foi parar à prisão porque andava a ganhar NOTAS GRANDES.
Sai de lá com um canudo e Grandes Notas*...
* Caso não saibam, o filho da Ex-Ministra Leonor B. está a "passar férias" no EPL (Estabelecimento Prisional de Lisboa), depois de ter sido apanhado com uns gramas a mais de haxixe, o suficiente para se presumir, segundo a lei vigente, que se trata de um Traficante.
Ora bem, ao que parece o jovem-adulto prossegue os seus estudos enquanto aluno da Lusófona, realizando os exames no interior das paredes grossas e quase intransponíveis daquele estabelecimento prisional.
P.S - Só espero que o canudo do final de curso, não seja daqueles pequeninos que se colocam entre o nariz e uma substância branca, em filas, ao longo de um espelho...