quinta-feira, janeiro 24, 2008

Alerta VERMELHO

Quando vejo nas notícias, o pivot referir-se à declaração de "Alerta Vermelho" num qualquer país sob ameaça terrorista, penso quase imediatamente num semáforo com a respectiva luz de paragem obrigatória acesa.

Flagelo e ameaça nos Países com P maiúsculo, o terrorismo tende a generalizar-se...ao ponto de chegar ao nosso, com P maiúsculo de nome, mas pequeno de tamanho e importância.

Comparativamente, ao pensar em alerta Vermelho no "old Portugal" vem-me logo à cabeça a imagem daqueles homenzinhos das obras na estrada, que exibem raquetas de ping-pong de faces vermelha e verde para orientar os condutores.

Terrorismo em Portugal, para?

Tenho a sensação de que é tão fácil atacar-nos, que até chega a ser desprestigiante para qualquer Terrorista fazê-lo.

Imagino um casting de bombistas profissionais, em que todos, levando o seu currículo, incluindo pedaços dos prédios e veículos objecto de atentados da sua autoria se misturam com fotografias dos próprios in locu, sorridentes e apontando para a explosão, afirmando entre dentes... ESTA FUI EU!

Então onde já atacaste?

- NOVA IORQUE, Madrid e Afeganistão. e TU?

- Em Espanha também e Inglaterra. TU?

- Portugal!

Outros dois - ÃH? És mesmo caloiro, então tu não sabes que Portugal é só para testes....É só para meter medo, pá!!!!

sábado, dezembro 29, 2007

The face

Para terminar o ano em beleza, e com um pouco de paz...

Deixo-vos esta música...e apenas isso.

Bom ano de 2008!

segunda-feira, dezembro 24, 2007

Conhecer o Olhar Crítico ..... Just take a look!

Aqui na blogosfera é costume falar-se dos outros.
Falar-se de quem não se conhece, do que nunca se viu, do que se pensa ser assim.
De mim, fala-se pouco, por isso e porque queria que tivessem uma ideia de quem sou dito pela boca, ou melhor, pelas teclas de um amigo que até tem link para o seu blog aqui no Olhar, aqui fica a descrição de quem sou e como sou... pelo meu amigo D. :

PS: para aqueles que me conhecem e ainda não perceberam quem sou... eu sou o Quicas! BOM NATAL!!!!!

Vão a http://omelhoramigo.blogspot.com/2007/11/memrias-de-uma-traio.html

domingo, dezembro 23, 2007

PubMusic

Ultimamente a minha escrita tem-se reduzido à mera divulgação de novos músicos, novas composições e sonoridades.

Em breve mudanças.

Mas hoje aqui fica mais um exemplo... Ladies and Gentlemen, a round of applause for: RAUL MIDÓN!


domingo, novembro 04, 2007

Estar vivo...1....2....3!

Termina a valsa.
Os noivos sorriem satisfeitos pela missão/obrigação cumprida de abrir o baile.

Tímidos, os convidados vão-se aproximando deles pisando agora o pavimento mais gasto de toda a divisão: a pista de dança.

Os incentivos musicais vão chegando agora sob a forma de batuque ritmado, acompanhado de trompete e uma voz estridente mas típica. Quem desconhecesse o nome deste estilo musical nunca diria que a diferença residia na mera alteração de uma letra no nome do anterior.

Nada a fazer!
O corpo começa a agitar-se e a dizer baixinho que precisa de balançar, de traduzir a música em movimentos.

De repente, alguém toma a iniciativa e puxa a minha mão, respondendo ao apelo anatómico, e ao sorriso que não podia deixar de o acompanhar.

Em breve, mais de uma dúzia de pares rendidos ao som da Salsa que agora ecoava pelos potentes altifalantes.

Traço comum, o branquinho dos dentes dos dançarinos ia contagiando os convidados menos dotados, que agora já se mexiam, embora sempre ancorados a uma mesa, ou a uma cadeira.
Para todos os efeitos, fosse a figura má, estavam sentados ou apoiados nas costas de uma cadeira, e nunca oficialmente a dançar!

Cedo ao ritmo, e sinto saudades do Salsa Latina onde ia com frequência para deslizar o calçado ou pisar ovos, conforme se ouvisse também Merengue.

Naquele momento, ontem, senti a alegria da simplicidade.

Aqui têm um exemplo, mais sonoro do que propriamente visual, mas não encontrei outro clip com uma música tão eficaz.

Enjoy!

sábado, novembro 03, 2007

sexta-feira, novembro 02, 2007

Cheguei "Perto demais"...

A todos os

que têm medo de sofrer por amor
que lutam pela sinceridade
que dão tudo pela felicidade no sorriso da pessoa que amam
que têm medo de ser abandonados
que estão confusos sem saber o que querem,

proponho "Closer", de que deixo a banda sonora e algumas imagens.

É um filme duro...

Som das Ilhas

Apetecia-me começar este post com "I Came across" porque exprime uma sensação que "encontrei por acaso" não descreve de forma fidedigna.

Na verdade "fui levado até" Lura, por alguém que se mantém na penumbra das mensagens SMS, escondida atrás das teclas de um Telemóvel, mas que por momentos...breves instantes se revelou num convite que não pude aceitar.


Para meu azar, porque também não conhecia "Lura", e porque o tempo e o destino andam de mãos dadas,aqui fica o tributo merecido.

Fechar os olhos, play... olá Cabo Verde.

sexta-feira, outubro 26, 2007

Gosto... simplesmente

Esta música tem qualquer efeito inexplicável em mim...

sexta-feira, setembro 28, 2007

Scraps...

É engraçado voltar a ler coisas que escrevi em tempos...

Encontrei hoje, por mero acaso ou coincidência o seguinte poema.

Achei-o bonito (que humildade meu Deus) apesar de tudo, e por isso o transcrevo:

Não sei se foi chave,
Ou toque especial o que eu perdi
Porque o teu coração criou entrave
E, Desta vez, eu não o pedi.

Cortaram-se os fios do sentimento
Apagaram-se as linhas do amor
Pois não ouço o batimento,
E sentir, neste momento,
Só a Dor.

Sou mote de memórias,
Título de livro emprestado.
Lote de pequenas histórias
Que um velho conta, inebriado

Cubo de gelo derretido
Pela temperatura do desamor.
Meio líquido convertido
Em outro meio de torpor.

Sol, e eclipse ao mesmo tempo
E o teu nome…
ainda o sei de cor.

quinta-feira, setembro 20, 2007

à tua procura...Pedro Alpiarça




Ouvi o teu nome por entre o silêncio das palavras trémulas.
Antes dele, um terrível pressentimento transmitido pelo som da trovoada, que em breve, agora mesmo se confirmou.

De repente, o teu olhar, a tua expressão, o teu sorriso e voz, apareceram em flash na memória. E foi tal o impacto que dei por mim prostrado no chão, derrotado pela lembrança, pela escassez do tempo... pelo nunca mais.

Recordei-me de te ter visto pela primeira vez, de ter percorrido 120 Km à procura do meu vício de palco, do ranger das tábuas, da respiração em cena, da maior prova de todas: enfrentar uma multidão de olhos críticos e exigentes.

Ali comecei a "habituar-me" à tua presença e a viciar-me nela, em qualquer palco, em qualquer circunstância, em qualquer coincidência ou encontro acidental.

Meu querido amigo,

Se soubesses o peso das tuas palavras, o efeito contagiante do teu sorriso, a força dos teus abraços, o poder da tua expressão facial e os milhões de coisas que nunca te disse, demonstrativas de orgulho e de admiração.

Quantas vezes me deixaste levar-te a casa, desconhecendo que quem me fazia um favor eras tu...

Na nossa Guilhas ficou o teu suor, o teu engenho e as sementes do teu talento e versatilidade que hão-de acompanhar os que ousarem, um dia como tu, enfrentar e derrotar o mais terrível dos predadores: o espectador.

No nosso coração, para sempre tu, sempre tu.... meu querido Pedro.

Hoje, brilharás com uma ovação de pé, no mais belo dos palcos...

Boa viagem Pedro e Muita Merda!

segunda-feira, setembro 10, 2007

Alma Gémea

Prosseguindo na onda das músicas, aqui vos deixo uma cuja sonoridade me vicia, cada vez mais.

Enjoy...

sábado, setembro 08, 2007

Um olhar diferente

O meu telemóvel permite-me um novo Olhar Crítico, eis aqui alguns exemplos:






























sexta-feira, setembro 07, 2007

Contradição repugnante

Ontem, voltando para casa, percorri a Almirante Reis de uma ponta a outra.

Esta avenida, cuja fama não é das melhores, revelou-me por volta das 4 da manhã, uma das maiores ironias vivas que tive a infelicidade de testemunhar.

Característica pela sucessão quase parasita e desordenada de lojas de decoração, onde os sonhos e o conforto se escondem por detrás de vidros, esta Rua alberga diariamente dezenas de desalojados, para quem esta realidade não é estranha.

Deitados ao longo dos pilares das Arcadas dos vários prédios, espreitam pelos buracos da sua 2ª pele, trespassando mentalmente a barreira física e transparente das montras.

Do outro lado, o conforto e o luxo traduzem-se em duas palavras que não podem empregar: escolher e comprar.

Na cabeça, essas palavras não ganham pó, porque todos os dias, irremediavelmente, aqueles olhares descobrem uma nova mobília, um novo preço.

Deste lado, nesta sua enorme casa colectiva onde muitas vezes faltam paredes e não tectos, permanecem os olhares curiosos, mas tristes, de alguém que tem uma divisão, onde habita diariamente o sonho, mas cuja chave há muito se perdeu...ou nunca se encontrou.

quinta-feira, setembro 06, 2007

Música de um amanhecer de Verão

6:20 da manhã, rodopiando algures nas rotundas de Vilamoura, vindos do Kasablanca.

O fresquinho mistura-se ao de leve com a brisa que entra pelas janelas do carro, e mantém-nos acordados ao longo dos vários Km que ainda temos de fazer até casa.

O chilrear dos pássaros corta o silêncio demolidor, mas agradável, neste princípio de viagem.

E nós, com um sorriso nos lábios, desafiamo-lo ainda mais com uma música que descobri ser das preferidas do António.

Ao som dos primeiros acordes, a satisfação e felicidade eram bem visíveis no seu rosto.

Eu... limitei-me a carregar no Repeat, e seguimos cantando incessantemente até Armação de Pêra.


Caro António, por estas férias e pelos momentos fantásticos, com um abraço amigo!

quarta-feira, setembro 05, 2007

Le Destin...

Há uns tempos, numa das raras passagens pelos canais de música da Tvcabo, ouvi uma voz, em francês, de alguém que vim alguns minutos depois a saber, lendo a barrinha que aparece no final de cada música, ser Emmanuel Moire.

A música "Mon essentiel" - que poderão ouvir neste link: http://www.youtube.com/watch?v=W-Ap2qhiS38 - conseguiu deter-me no zapping angustiante de quem tem todos os canais menos "aquele" que queria.

Alguma coisa no ritmo, na letra, na língua e até no teledisco que me fez esperar pelo fim... para perceber quem cantava.

Banal, ou não, a verdade é que comecei a ouvir mais do seu trabalho, à procura de uma prova de qualidade intínseca, tudo para afastar as más línguas no meu interior que apostavam ter-se tratado de pura sorte.


O Youtube ajudou e de que maneira, e acabei por ficar a gostar bastante desta música que hoje vos mostro:




E agora, a melhor parte... Este jovem, descobri hoje, nasceu exactamente no mesmo dia que eu, a 16 de Junho de 1979.

Só por curiosidade, para quem me conhece, STAN LAUREL, nasceu nesse dia, mas em 1890.


segunda-feira, setembro 03, 2007

RAPIDINHA: "Henritação ao volante"

Quanto entro no carro, e estou irritado... ainda o fico mais quando:

- me sento ao volante e percebo que alguém andou no carro sem me dizer, pela forma como os meus joelhos tocam nas orelhas;

- o aviso do cinto não pára de apitar;

- não aguentando mais o barulhinho, o tento pôr e este insiste em ficar preso, após milhares de tentativas de encolhe estica, encolhe estica, encolhe estica;

- a porcaria da chapeleira se desencaixa, e por mais que tente repôr aquilo nunca mais vai ao sítio;

(MAS QUE NOME É ESTE, CHAPELEIRA? jÁ VIRAM ALGUÉM PÔR-LHE CHAPÉUS EM CIMA?
PORQUE É QUE NÃO SE CHAMA SIMPLESMENTE TINPDTDCCN - Tábua Irritante Na Parte De Trás Do Carro Com Nome Estúpido)

- luzes do tablier, descritas no manual como luzes indicadoras de emergência em que é preciso ir a correr para a oficina, decidem caprichosamente orar acender, ora apagar;

- escondi a antena para não a roubarem, e não há meio de a encontrar...depois de 6 meses a procurá-la;

...To be continued... é tarde e agora já não me lembro de muitas coisas que me irritam verdadeiramente ao volante!!!!

Amanhã ponho mais.

sexta-feira, agosto 31, 2007

Dune Tramonti - Ludovico Einaudi

Um dia,
quando o sol acordar cedo e
beijar o rosto da lua
a ir deitar-se,
Por magia,
saltarão faíscas e voarão estrelinhas
em homenagem sua,
E o amor pelo Universo há-de espalhar-se.

E nessa noite em especial
quando o silêncio assentar,
e os ruídos se enterrarem no chão
para ir descansar,
uma lua envergonhada subirá ao céu
e lá ficará, de face corada,
à espera do astro seu.

Voz Tuning

E eu que pensava que fazia "vozes"...