quarta-feira, novembro 30, 2005

A injustiça da morte



Transcrevemos aqui a notícia do falecimento de um indivíduo único, um formador de homens e de profissionais do Direito...meu professor Dr.º José Carlos Mira, a quem devo muito...

"Faleceu na noite passada no seu escritório, o Dr. José Carlos Mira. Antigo Vice-presidente do CDL, o Dr. José Carlos Mira, esteve ligado à Formação na Ordem dos Advogados, desde o seu início. Leia aqui uma evocação da autoria da Dra. Teresa Alves de Azevedo:

O Senhor Dr José Carlos Mira nasceu no dia 18 de Agosto de 1944 em Lisboa.Formou-se aos 25 anos pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Iniciou o Estágio no Conselho Distrital de Lisboa a 2 de Dezembro de 1969, sob a orientação do Bastonário Mário Raposo.Inscrito como Advogado desde 1 de Outubro de 1971, com a cédula profissional n.º 2900, exerceu Advocacia ao longo de 34 anos.

Tinha escritório na zona “tradicional” dos advogados que se dedicam ao direito civil: Rua Rodrigo da Fonseca, “virado” para o Palácio da Justiça.Cumpriu o serviço militar em Macau, e levou com ele todos os Códigos e livros de Direito, “com medo de esquecer alguma coisa”.Desempenhou as funções de 1º Vice-Presidente do Conselho Distrital de Lisboa no triénio de 1990-1992, em que era Presidente o Senhor Dr. Rodolfo Lavrador.Era coordenador de Prática Processual Civil do Centro de Estágio do Conselho Distrital de Lisboa, e esteve ligado à Formação desde o final da década de oitenta, ou seja, desde o seu início.Tinha ideias firmes e conhecedoras sobre o que é e deve ser a Formação para Advogados; era exigente e justo.

Dedicou grande parte do tempo à sua “rapaziada”, com sacrifício da vida pessoal e profissional.Foi o grande impulsionador das conversas na “Sala do Advogado” do CFO, incentivando a discussão saudável de questões práticas de processo civil e não só. Deixa viúva a companheira de toda a vida e deixa um filho, engenheiro de sistemas, “porque foi suficientemente inteligente para não seguir advocacia”.Adorava corridas de toiros e dizia-se do Benfica.Ensinou os formandos a distinguir “citação” de “notificações” dizendo-lhes que “a citação é como a Mãe: só há uma.”Faleceu subitamente, no meio de uma graça, deixando activa no computador à sua frente a página do CFO-Lisboa…O corpo encontra-se na Igreja de Santo Condestável (Campo de Ourique).

Amanhã, às 10h00 celebrar-se-á a Missa de corpo presente, após o que o funeral seguirá para o Salão Nobre da Ordem dos Advogados, no Largo de S. Domingos, donde sairá, cerca das 15h00, para o cemitério do Lumiar."

Sem comentários: