quinta-feira, agosto 15, 2013

EZY7607


9 dias haviam decorrido desde o encontro com João. 
Um livro aparentemente inofensivo gerara uma confusão tremenda no já muito pouco rotineiro dia-a-dia de Frederico.

A sua vida assemelhava-se agora àqueles casacos que podem ser usados pelo "avesso".  

E sem que o pudesse prever duas semanas antes, Frederico escondia-se agora, a uma distância segura, na quinta fileira de cadeiras a contar da parede junto à porta de embarque 205.

Igualmente sentado, mas de costas, o actual portador do livro mantinha-se hirto aguardando a chamada para o vôo que os levaria a um destino final, concreto que só ele, indivíduo seguido, conhecia.

Frederico não havia escolhido previamente o seu lugar no avião e por isso preparava-se já para que o acaso, maldoso e banhado em capricho, lhes destinasse cadeiras adjacentes. Unindo-os como os uniu o livro.

Olhando intermitentemente para o vulto, não fosse reparar no seu seguidor, segurou à altura dos olhos a impressão que fizera a partir da internet do texto "Guerra e santidade: o cavaleiro-mártir Henrique de Bona e a conquista Cristã de Lisboa", de Armando de Sousa Pereira.

Sabia que a curta distância existente entre o texto e o livro não eram uma mera coincidência e se o dito vulto se fizesse acompanhar de segundo elemento, qualquer vislumbre do teor daquele texto seria fatal. Apesar do risco Frederico não se continha. Já difícil era encontrar-se a 20 metros do exemplar único e não poder tocar-lhe...

De repente, ao seu lado senta-se uma jovem nitidamente acelerada, cheia de sacos. Trocam sorrisos de cortesia, não fosse a espera um denominador comum que força o convívio entre futuros passageiros. Sorri embora ela lhe pareça preocupada com algo. 
- "Excusez moi... Est-ce que vous parlez Français?
- un petit peu...
- Vous allez à Paris?
- non, à Madeira, Funchal.
- ah... (Novo sorriso de cortesia).

Ele enterra-se na leitura e sem esperar muito ouve: "partida com destino ao Funchal..."

Sem comentários: